A construção de Brasília foi a trigésima primeira meta de Juscelino, considerada uma meta síntese das outras 30. Apesar da oposição da UDN e de diversas dificuldades, a nova capital foi inaugurada em 1960.
Transporte, educação, alimentação, energia e indústria eram os principais pontos que esse plano queria desenvolver. Entretanto, foi o transporte e a indústria que mais se desenvolveram nesse período.
Resultados. O Plano de Metas alterou completamente a estrutura industrial e produtiva do país, consolidando a industrialização pesada. Além do rápido crescimento econômico, a infraestrutura e a construção de Brasília levaram o país a um novo patamar no mundo.
O chamado Plano de Metas privilegiava pesados investimentos nas áreas de alimentação, indústria de base, educação, energia e transporte. De forma geral, o grande objetivo era modernizar a indústria nacional por meio de diferentes ações políticas.
As duas grandes marcas de seu governo foram o Plano de Metas, um programa de desenvolvimento econômico, e a construção da nova capital, Brasília. O Plano de Metas foi o programa econômico que o governo JK desenvolveu, e nele foram estabelecidas 31 metas, que deveriam ser cumpridas nos cinco anos de mandato.
Planejamento de metas ou plano de metas é uma forma de estabelecer e organizar as estratégias de uma organização para que ela atinja seus objetivos empresariais. Ele compreende a primeira etapa da gestão de metas, que é o processo de estruturação e acompanhamento de metas, desde sua criação até os resultados.
JK, enquanto um político desenvolvimentista, defendeu na campanha uma política em defesa do desenvolvimento e da industrialização do Brasil e seu lema foi “50 anos em 5”.
Qual era o objetivo de JK com o lema 50 anos em 5?
Com o lema “50 anos em 5”, o presidente do Brasil à época pretendia impulsionar o desenvolvimento econômico e industrial do país, tendo por um de seus pilares a indústria automobilística.
Foi o poeta Augusto Frederico Schmidt – conselheiro de JK na Presidência da República – quem criou o slogan "Cinquenta anos em cinco", que caracterizou o governo de JK e seu Plano de Metas.
Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida. Os trabalhadores que a fizeram ficaram conhecidos como candangos.
O maior acontecimento do governo JK foi a construção de Brasília e sua inauguração em 1960 como a nova capital do país, feito que repercutiu em todo o planeta por causa da beleza da nova cidade e pela rapidez na qual ela foi construída.
Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, num casarão colonial na rua Direita. Seu pai, João César de Oliveira (1872-1905), foi caixeiro-viajante e também exerceu várias outras profissões, de garimpeiro a delegado de polícia.
Jânio da Silva Quadros GCC • GOIH (Campo Grande, 25 de janeiro de 1917 – São Paulo, 16 de fevereiro de 1992), assinava Janio Quadros (sem acento e aceito), foi um advogado, professor, letrólogo e político brasileiro. Foi prefeito e governador de São Paulo nos anos 1950.
Após dois meses do golpe de força que levou à queda do presidente João Goulart, o governo militar cassou os direitos políticos do ex-presidente mineiro. Juscelino foi cassado pela força política que representava no cenário nacional e, portanto, pela ameaça aos donos do poder.
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, na tarde desta terça-feira (18/4), a revisão do Plano de Metas para o exercício de 2021 a 2024. Encaminhada pelo Executivo, a proposta traz 9 novas metas e um total de 86 metas.
O Plano de Metas foi fundamental para a mudança estrutural produtiva do Brasil no final dos anos 1950, aumentando a participação relativa da indústria na economia e encadeando o desenvolvimento industrial para setores mais complexos e intensivos em tecnologia.
O ex-presidente Juscelino Kubitschek – responsável pela transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília – completaria 117 anos nesta quinta-feira (12). JK nasceu em 1902 e morreu aos 73 anos em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra (RJ).
Ao inaugurar a sonhada nova capital do Brasil, em 21 de abril de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek, então com 58 anos incompletos e um infarto registrado no ano anterior, exibia o sorriso que caracterizaria para sempre a sua figura pública: de satisfação pelo cumprimento da "meta-síntese" do plano de governo ...
O economista Eugênio Gudin (1886-1986), ministro da Fazenda de agosto de 1954 a abril de 1955, no governo de Café Filho (1899-1970), estimou o custo da construção de Brasília em US$ 1,5 bilhão em valor de 1960, quando foi inaugurada a cidade.
Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.
Foram pontos negativos do governo de Juscelino Kubitschek o aumento assustador da dívida externa brasileira e acusações de corrupção que até hoje não foram plenamente esclarecidas, além do uso da repressão policial contra os trabalhadores na construção de Brasília.