Os tabajaras diziam-se o povo mais antigo do Brasil, e se chamavam por isso “tupinambás”, “homens da legítima raça tupi”, pagando o desprezo de parte dos outros tupis, com o insulto “tupiniquim” e “tupinambarana”, tupis de segunda classe.
Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.
O período Pré-Colonial (1500-1530) iniciou-se com a chegada de Cabral e se estendeu até o início da colonização efetiva. Durante esse tempo, ocorreu o contato inicial entre colonizadores e indígenas, destacando-se trocas culturais, conflitos e atividades exploratórias.
Os primeiros grupos humanos que ocuparam nosso território são chamados de paleoíndios. Reconstituição do crânio de Luzia realizada na década de 1990 e hoje não mais aceita pelos especialistas. As ossadas mais antigas de paleoíndios encontradas no Brasil pertencem ao final do Pleistoceno, entre 11 mil e 12 anos.
As 5 Primeiras Civilizações que Surgiram no Planeta Terra
Quem foi a primeira pessoa a chegar no Brasil?
Porém, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.
A arqueóloga Adriana Schmidt Dias, da UFRGS, acredita que o primeiro brasileiro descende de uma das várias correntes migratórias vindas da Ásia, que ocorreram a partir de 15 mil anos atrás.
Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, o território era habitado por diversas nações indígenas, cada uma com sua cultura, língua e tradições únicas. Essas sociedades desempenharam um papel fundamental na formação da identidade brasileira e na interação com os colonizadores europeus.
Iraque. Conhecida como o berço da civilização, a Mesopotâmia (atualmente Iraque) é uma das regiões mais antigas com registros históricos, datando de 2334 a.C. sob o governo de Sargão da Acádia.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.
Os estudos indicam que, há aproximadamente 15 mil anos, as pessoas que viviam no continente asiático teriam cruzado o Estreito de Bering com sucesso e entrado na América. Foi a primeira vez que o ser humano pisou no nosso continente.
Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral.
A origem dos povos indígenas no Brasil está ligada à migração de povos asiáticos que cruzaram o estreito de Bering, entre 20.000 e 30.000 anos atrás, durante a última era glacial.
Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, a população desses índios era de quase 2 milhões de pessoas.
Viviam da caça, pesca e agricultura. Mudavam de território a cada cinco anos para aproveitar a terra ao máximo sem danificá-la. As tribos eram divididas em aldeias. Em geral, os homens plantavam, caçavam e construíam ocas.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
A chegada dos portugueses ou o descobrimento do Brasil foi um acontecimento que se passou em 22 de abril de 1500 e marcou o início da colonização brasileira. No dia 22 de abril, os portugueses avistaram terra e, no dia seguinte, enviaram um grupo de homens que fez o primeiro contato com os indígenas.
República Federativa do Brasil - Instituído pela Constituição de 1967, mantida pela Emenda Constitucional nº 1, outorgada pela junta militar de 1969, e pela constituição de 1988.
Nos últimos anos, no entanto, os historiadores encontraram importantes documentos que comprovam que os portugueses não foram os primeiros navegadores a aportarem em terras brasileiras; alguns meses antes de a esquadra de Cabral chegar, outros navegadores espanhóis já haviam alcançado nosso território.
Cabral foi o primeiro português a chegar ao Brasil? Não. Em 1498, dom Manuel 1º, rei de Portugal, incumbiu o navegador Duarte Pacheco Pereira de uma expedição a oeste do Atlântico Sul. Suas caravelas atingiram o litoral brasileiro e chegaram a explorá-lo, à altura dos atuais estados do Amazonas e do Maranhão.
Independência do Brasil completa 199 anos nesta terça-feira, 7 de setembro. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.