No Império Romano, por serem pequenas e baratas, foram o primeiro item produzido em massa. Então, foi o berço da marca antiga. Eram elaboradas, por distintas fábricas como STROBILI, COMMUN, PHOETASPI, EUCARPI, e a mais famosa: FORTIS. Esses produtos tinham uma marca distintiva na parte inferior.
a primeira marca a ser registrada no sistema de patentes dos Estados Unidos foi a Underwood's Deviled Ham, criada em 1870 e que atua até os dias de hoje.
As primeiras marcas surgiram na pré-história com o intuito de identificar o fabricante de determinado artefato, o seu proprietário ou o fator que o tornava especial.
No início da revolução industrial com o começo da produção em massa de itens de consumo, as marcas surgiram para diferenciar os produtos de diferentes fabricantes para atrair a atenção dos clientes para uma nova gama de produtos que começava a surgir.
A palavra marca ou brand, em inglês, vem do termo nórdico “brandr” que significa queimar. E foi queimando o gado na Idade Média que começou a surgir o conceito de marca.
HISTÓRIA DAS MARCAS #1 - HISTÓRIA DA MARCA NIKE E O SEU LOGO “SWOOSH”
Quem criou branding?
O branding é desenvolvido pelo profissional de marketing munido de estratégias, que quando bem construídas atraem consumidores e fãs para a marca. O termo branding pode ser definido como o conjunto das ações diretamente relacionadas a gestão de marcas.
A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.
Nessa época, grande parte das famílias da Inglaterra possuía um equipamento usado para produzir tecido manualmente – TEAR – e, quando os motores movidos a vapor foram acoplados aos TEARES, surgiu o primeiro tipo de empresa – a indústria têxtil.
Qual é a empresa mais antiga do Brasil? No Brasil, uma das marcas mais antigas do País é a Ypioca, que até hoje é uma das maiores produtoras de aguardente. Com sede em Marangape, no Ceará, a companhia foi criada em 1846 por Dario Telles de Menezes, português que fixou residência em terras brasileiras em 1843.
A empresa mais antiga do Brasil ainda em atividade é a Casa da Moeda, fundada em 1694, ainda no auge da colonização portuguesa. A fundação coincidiu com as primeiras descobertas de ouro na ...
Quanto à sua natureza, as marcas são classificadas como de produto ou serviço, coletiva e de certificação. Marca de produto ou serviço é aquela usada para distinguir produto ou serviço de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa (art. 123, inciso I, da Lei N.º 9279/96).
Embora existam várias marcas que disputam o feito de terem sido as primeiras a registrar um logo, por volta do século XIX, o caso mais paradigmático é o de Bass Brewery, uma popular marca inglesa de cervejas.
Essa é a experiência proporcionada pela Nishiyama Onsen Keiunkan, uma pousada tradicional localizada em Yamanashi, Japão. Com uma história que remonta a 705 d.C., a Nishiyama Onsen Keiunkan é a empresa mais antiga do mundo em operação contínua e encanta visitantes de todo o mundo.
Chanel, Schiaparelli, Lanvin são algumas das marcas de moda que já existiam nessa época, outras marcas, de leather goods (bens de couro e artigos de viagem) como Louis Vuitton e Hermès são ainda mais antigas, e datam do século XIX, em 1854 e 1837, respectivamente.
A Apple (AAPL; AAPL34) é a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking Kantar Brandz 2023. O valor da companhia é avaliado em US$ 880,455. O ranking evidencia o setor tecnologia, que predomina as quatro primeiras colocações. Em segundo lugar está o Google, seguido pela Microsoft e Amazon.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Marcas precisam de valores, de um propósito que vai guiar todas suas ações, desde a concepção de um produto até como ele será promovido em qualquer canal de comunicação. Quando isso é bem feito, o consumidor sente e sua empresa vira líder de mercado, assim como o Itaú é hoje.
Ela transmite os valores empresariais e fornece uma identidade ao negócio. Mais que mostrar ao público-alvo que determinado produto ou serviço possui a capacidade de satisfazer suas necessidades e desejos, a marca é responsável pela identificação do cliente com o que ela representa e também com o que ela entrega.
É importante que a marca esteja alinhada com a proposta de valor da empresa, transmitindo os valores e atributos que são importantes para o público-alvo. Isso pode ser alcançado através de uma identidade visual bem construída, um tom de voz adequado e um posicionamento claro e consistente.