A água é o elemento a que Tales de Mileto atribuiu a geração de tudo o que existe, o arché. Com base em suas observações empíricas, o filósofo constatou que todos os elementos que constituíam a natureza (ao menos aqueles a que ele tinha alcance) eram compostos, em maior ou menor proporção, de água.
Segundo Tales, a origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo.
Quais são as principais características de Tales de Mileto?
Tales era o observador inquieto, dono de uma curiosidade intelectual que deu origem à filosofia e ao estudo sistemático da matemática. Ele também conseguiu explicar as enchentes do Rio Nilo, que aconteciam periodicamente, sem recorrer a qualquer tipo de elemento sobrenatural.
Tales buscava compreender os princípios fundamentais do universo e acreditava que o elemento primordial, ou arché, era a água. Ele argumentava que a água é a substância de onde tudo se origina e para onde tudo retorna, sendo a base de toda a matéria existente.
Primeiro filósofo grego nascido na Jônia; Matemático e astrônomo; Previu um eclipse solar e formulou o teorema de Tales; Afirmava ser a água o princípio de todo o Universo.
Na filosofia, ele acreditava na existência de uma matéria-prima básica responsável pela origem do Universo: a água. Em uma de suas frases mais conhecidas, Tales teria dito que “o Universo é feito de água”. Ele observou que, sem água, tudo morria. Logo, ela era a fonte da vida.
Sua grande contribuição foi a busca de um princípio único para as coisas da natureza. Embora não existam fragmentos da obra de Tales, seu pensamento pode ser conhecido a partir da "Metafísica", obra do também filósofo grego Aristóteles.
Ele afirma que Tales utilizou um objeto, provavelmente uma vara, que foi fincada ao chão no extremo da sombra projetada pela pirâmide, formando no solo dois triângulos semelhantes. A partir dessa experiência, Tales observou que os raios que incidiam na Terra eram inclinados e paralelos entre si.
Por que Tales de Mileto achava que a Terra era plana?
Tales de Mileto, um dos primeiros filósofos da Grécia antiga, acreditava que a Terra era plana, baseando-se em suas observações do horizonte e na ideia de que a água sempre encontra seu próprio nível.
O teorema de Tales é uma importante ferramenta para geometria, pois auxilia no cálculo de distâncias inacessíveis e nas relações de semelhança de triângulos.
624 a.C. — Mileto, c. 546 a.C.) foi um filósofo pré-socrático, astrônomo, matemático, engenheiro e comerciante da Grécia Antiga, fundador da Escola Jônica.
Para Tales, o elemento básico, a partir do qual se tinha formado toda a matéria do Universo, era a água. Um dia, pensava ele, seriam descobertas leis que permitiriam compreender como a água era a origem de todas as coisas.
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
Tales pensava que diversos deuses estavam nas coisas do mundo, dessa forma a natureza passa também a ser considerada como algo divino. O espírito do mundo é Deus e as coisas têm alma que penetra nelas através da umidade. É também através da umidade que o poder de Deus entra nas coisas e as movimenta.
Tales foi o primeiro a buscar uma explicação racional para a questão “do que são feitas todas as coisas?” Entre os filósofos pré-socráticos que vieram depois dele, essa se tornou uma questão importante. Todos eles buscaram um princípio a partir do qual todo que existe à nossa volta foi criado.
O primeiro filósofo que se tem conhecimento foi Tales de Mileto, fundador da Escola Jônica e um dos sete sábios da Grécia Antiga. Decifrou o eclipse solar, designou à água a função de ser a iniciadora de todas as coisas, buscava entender as condições climáticas através das características do céu.
Foi reconhecido como o primeiro filósofo do Ocidente e apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Ele nasceu em Mileto, uma anti- ga colônia grega localizada na Ásia Menor, por volta de 645 ou 624 antes de Cristo. Seus estudos na Geometria são de grande importância para o mundo.
O teorema de Tales foi desenvolvido pelo matemático Tales de Mileto, que demonstrou a existência de uma proporcionalidade nos segmentos de reta formados por retas paralelas cortadas por retas transversais.