Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.
Ele deveria fazer contato com o homem que viria a Damasco e o qual Deus pretendia usar para levar o evangelho aos gentios. O Senhor falou com Ananias em uma visão e o capacitou de forma que pudesse impor as mãos sobre um homem cego que precisava recuperar a sua visão.
Dentre os relatos de milagres, no Evangelho de Marcos, está o da cura de Bartimeu (10,46-52), cego mendigo de Jericó. Sua fé no poder de Jesus salvou-o de sua cegueira física, bem como o capacitou a ver em Jesus de Nazaré, o Filho de Davi.
Depois desse encontro com Jesus, o apóstolo ficou cego e foi levado para a cidade de Damasco. Sua cegueira durou 3 dias e foi curada por Ananias, um servo de Deus, que teve uma visão, mostrando que precisava encontrar um judeu perseguidor dos cristãos.
Zacarias não acreditou no anjo, pois ele e Isabel eram velhos demais para ter um bebê. Gabriel disse que, por não ter acreditado no que Deus havia prometido, Zacarias ficaria mudo até que João nascesse.
- Conversão de Saulo (Atos dos Apóstolos 9): Quando Saulo ouve a voz de Deus a falar com ele, cai por terra e ao ver a luz brilhante de Deus, e fica cego.
Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).
De acordo com o Evangelho de Marcos, quando Jesus chegou em Betsaida, uma cidade na Galileia, lhe pediram que curasse um cego. Jesus levou seu paciente para fora da cidade, cuspiu em seus olhos e colocou suas mãos sobre ele.
Paulo de Tarso, por mais que não tenha convivido com Jesus, é considerado o maior de todos os apóstolos. Nascido em Tarso, capital da Cilícia, inicialmente recebeu o nome de Saulo (nome em hebraíco).
O personagem Mateus, interpretado pelo ator Paras Patel, discípulo de Jesus e ex-cobrador de impostos é autista. Em uma entrevista a equipe de produção de The Chosen explicou por que o personagem de Mateus é retratado como autista na série.
Respondeu: Não sei. 13 Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego. 14 E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. 15 Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.
Leve para ele dez pães, alguns bolos e um jarro de mel. Pergunte o que vai acontecer com o nosso filho, que ele lhe dirá. Então ela foi até a casa de Aías, em Siló. Aías tinha ficado cego por causa da velhice.
Mas como não acreditaste no que te disse, vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que isso acontecer, pois tudo se realizará no tempo devido.» O povo, que estava à espera de Zacarias, estranhava a sua demora no santuário. Quando ele saiu não conseguia falar, e eles perceberam que tinha tido uma visão.
Na Sua infinita bondade, graça e misericórdia, o Senhor tirou a visão daquele homem para que os olhos do seu coração fossem, definitivamente, abertos e ele pudesse enxergar a pessoa, a majestade e a santidade de Jesus.
São Paulo foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia.
A expressão “filho de Davi” usada por Bartimeu (Mc 19:47) não identifica o pai biológico de Jesus, mas o seu descendente (Mt 1:1-17; Lc 3:23-38). Este também era um título atribuído ao Messias tão esperado pela nação judaica (2Sm 7:12, 13; Is 11:1,10).
Em meio a esta confusão surge uma voz que o interroga dizendo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Ele perguntou: “Quem és, Senhor?” E a resposta: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo...”. (Atos 9:5). No mesmo instante ele fica cego, vulnerável.
Contudo, deus não curou seu amigo moisés, que era tartamudo, nem paulo, que sofria com um aguilhão na carne. Tampouco jesus curou lázaro, quando marta e maria lhe avisaram que estava enfermo, mesmo sabendo que, dessa forma, evitaria o sofrimento das duas irmãs, que com frequência o acolhiam em sua casa e o serviam.