Juscelino Kubitschek, também conhecido como JK, foi um importante político brasileiro. Foi presidente do Brasil de 1956 a 1961 e foi o responsável pela construção de Brasília. Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil de 1951 a 1956 e foi o responsável pela construção da nova capital, Brasília.
A construção de Brasília foi um dos fatos mais marcantes da história brasileira, e da política de JK no seu mandato de cinco anos como presidente, sendo uma das maiores obras do século XX.
Teve uma carreira política meteórica, sendo prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e presidente do Brasil. Foi responsável por um projeto de industrialização acelerada do país e idealizou a construção de Brasília, inaugurando-a em 1960.
Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida.
Nessa época, surgiu a bossa nova na música popular brasileira, cujo termo tornou-se comum nos anos 60, simbolizando o que era novo e moderno. JK foi chamado de “presidente bossa nova”, por seu espírito jovem e empreendedor, e foi cantado em versos pelo compositor Juca Chaves, na música intitulada Presidente bossa nova.
Juscelino Kubitschek, também conhecido como JK, foi um importante político brasileiro. Foi presidente do Brasil de 1956 a 1961 e foi o responsável pela construção de Brasília. Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil de 1951 a 1956 e foi o responsável pela construção da nova capital, Brasília.
JK, enquanto um político desenvolvimentista, defendeu na campanha uma política em defesa do desenvolvimento e da industrialização do Brasil e seu lema foi “50 anos em 5”.
Juscelino Kubitschek empolgou o país com seu slogan "Cinquenta anos em cinco", conseguiu encetar um processo de rápida industrialização, tendo como carro-chefe a indústria automobilística.
Ao fim de seu mandato, JK conseguiu que nosso parque industrial crescesse cerca de oitenta por cento, com o aumento das usinas hidrelétricas (Furnas), da indústria de aço, a instalação da indústria de automóveis, criação de novas rodovias (Belém-Brasília) e a construção de Brasília – nova capital que simbolizaria a ...
Qual foi o principal objetivo do Governo JK? Em resumo, o principal objetivo do Governo de Juscelino Kubitschek foi de levar o desenvolvimento econômico ao país, principalmente pelo meio industrial.
Transporte, educação, alimentação, energia e indústria eram os principais pontos que esse plano queria desenvolver. Entretanto, foi o transporte e a indústria que mais se desenvolveram nesse período.
Seu governo é marcado pelo aumento dos investimentos na construção e manutenção de rodovias e pela diminuição dos investimentos em ferrovias. A construção de uma nova capital era discutida desde a Independência do Brasil e esteve presente em três Constituições. Foi durante o governo JK que Brasília foi construída.
A transação pelo Iguatemi do Shopping JK foi feita pela sua subsidiária Mutuall Soluções Financeiras, de 100% das quotas da Adeoti Empreendimentos Imobiliários. A compra foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no dia 3 de outubro de 2022.
Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, deu início de fato à realização do projeto que durou séculos. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou e às margens do Lago Paranoá, Brasília começou a ser erguida.
O nome Brasília remete a Brasil, em latim, e foi uma sugestão apresentada pelo estadista e diplomata José Bonifácio de Andrade e Silva, em 1823. Ele foi um dos primeiros a destacar a importância de transferir a capital para o interior do País.
Foi deputado federal, prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e presidente da República, empossado em 1956. O marco de sua história foi a inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960.
O PLANO DE METAS: A comissão de frente da campanha presidencial de Juscelino Kubitschek, foi o Plano de Metas sob o ideal de “50 anos de progresso em 5 anos de realizações”.
O que ele queria dizer com isso é que haveriam 50 anos de progresso nos seus 5 anos de governo Segundo os planos do presidente, a chave para alcançar esse progresso seria o desenvolvimentismo, que pregava que a industrialização e a urbanização deveriam resolver a defasagem social na qual se encontrava o país Confira ...
O governo de Juscelino Kubitschek entrou para história do país como a gestão presidencial na qual se registrou o mais expressivo crescimento da economia brasileira. Na área econômica, o lema do governo foi "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo".
Após dois meses do golpe de força que levou à queda do presidente João Goulart, o governo militar cassou os direitos políticos do ex-presidente mineiro. Juscelino foi cassado pela força política que representava no cenário nacional e, portanto, pela ameaça aos donos do poder.
Quando JK apresentou seu plano de metas prevendo crescimento de 50 anos em 5, a baixíssima auto-estima do povo brasileiro se manifestava até na dúvida quanto à capacidade de seus operários desenvolverem produtos mais elabora- dos, como o automóvel.