26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
“Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. “Porém oSENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem.
Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.
Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus. Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.
Deus deu para Saul a responsabilidade de destruir os amalequitas (inimigos do povo de Deus), mas o rei Saul não obedeceu a Palavra de Deus. Achou melhor trazer os animais (que pertenciam aos amalequitas) para oferecer sacrifícios para Deus. Além disso, manteve vivo o rei Amalequita, chamado Agague.
Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado.
26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
Em termos simples, Saul não tinha autorização divina para oferecer sacrifícios a Deus. Mas, ansioso para buscar a ajuda de Deus antes de entrar no campo de batalha, ele se precipitou e ofereceu um sacrifício sem autorização. Esse grave erro de presunção foi o começo do fim para o primeiro rei de Israel.
Esaú era um filho do rebelde Adão, assim como o restante de todos nós, e era, portanto, inerentemente mal e odiado por Deus, assim como todos nós, antes de ter feito algo moral ou imoral. O fato maravilhoso não é que Deus odiou Esaú. O fato maravilhoso é que Deus amou Jacó!
Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos. “No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando.
“Eliabe aparentemente tinha tudo para ser o escolhido por Deus entre os filhos de Jessé, mas, curiosamente, além de não ser escolhido, foi também rejeitado (1 Samuel 16.7) por causa de seu coração”, revela a autora da quarta temporada, Cristiane Cardoso, à Folha Universal.
O mais famoso dos falsos profetas do Novo Testamento é o "Falso Profeta" do livro de Apocalipse, cujo nome é repetido por três vezes. Este Falso Profeta seria um aliado do Anticristo e da Besta. A figura do Falso Profeta é um dos maiores mistérios da escatologia.
E Estêvão continuou: — Esse mesmo Moisés foi rejeitado pelo povo de Israel. Eles lhe perguntaram: “Quem pôs você como nosso chefe ou nosso juiz?” Deus enviou esse Moisés como líder e libertador, com a ajuda do anjo que apareceu no espinheiro.
Uma irmã (Judá) viu a outra irmã (Israel) recusar-se a ouvir os profetas e a viu rejeitar ao Senhor. Como resultado dessa rejeição, o reino de Israel foi destruído pelos Assírios no século anterior ao nascimento de Jeremias e o reino de Judá testemunhou isso.
Alguns exemplos de personagens rejeitados na Bíblia incluem Caim, Ismael, José, Moisés, Davi e muitos outros. Cada um desses personagens enfrentou desafios e encontrou redenção de maneiras únicas.
A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).
e é uma realidade quando a gente olha pra Davi e Saul, se a gente colocar na balança, mano, qual pecado foi maior? O de Saul. que ele desobedeceu ao senhor?
A única diferença é como as pessoas respondem aos seus próprios pecados. Saul e Davi foram os dois primeiros reis de Israel. Ambos eram homens humildes e fiéis quando foram escolhidos. Ambos reinaram bem, no princípio.
Embora tendo sido escolhido por Deus, ungido pelo profeta Samuel e possuído pelo Espírito Santo que o capacitou para a missão, além de ter galgado importantes vitórias sobre os inimigos do povo de Israel, Saul “apartou-se do Deus vivo” (Hb 3.12) e excluiu a si mesmo da graça de Deus que o separara para o reino.
Quanto tempo Saul reinou depois de ser rejeitado por Deus?
Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado.