A primeira utilização do VAR em uma disputa de futebol foi na Copa Mundial de 2018, após isso, as confederações nacionais começaram a incorporar o árbitro de vídeo.
O VAR foi usado pela primeira vez em uma competição oficial da FIFA na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e desde então vem sendo adotado em diversos torneios pelo mundo. No Brasil, o VAR começou a ser utilizado nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018.
O atletismo é o esporte mais antigo, tendo sido praticado desde o início dos Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Mesmo com o domínio romano sobre a Grécia, em 146 a.C., os Jogos tiveram continuidade até 394 d.C., quando o imperador Teodósio os aboliu.
Globo HD - VAR utilizado pela 1º vez no Cariocão 2019 - Vasco x Fluminense
Qual é o esporte mais velho?
A luta livre é considerada o desporto mais antigo do mundo. Como sabemos? As famosas pinturas de uma caverna em Lascaux, França, com mais de 15 300 anos, retratam lutadores.
VAR é uma sigla que significa Video Assistant Referee - árbitro assistente de vídeo - em português. A equipe do VAR conta com um árbitro de vídeo e três assistentes: AVAR (árbitro assistente do árbitro de vídeo), assistente de árbitro de vídeo 2 e observador de VAR.
O VAR foi utilizado pela primeira vez no amistoso entre França e Austrália em 2018. Na ocasião, a tecnologia foi a responsável por garantir a vitória francesa por 2 a 1, pois o gol foi confirmado através dela.
Após ser notificado pelo VAR, o árbitro principal tem a opção de rever o lance na tela e, após analisar as imagens, pode confirmar ou modificar sua decisão inicial. A decisão final sempre cabe ao árbitro em campo, que mantém o controle do jogo e pode decidir de acordo com sua interpretação das imagens e das regras.
Como surgiu o VAR? Os primeiros experimentos com árbitro de vídeo no futebol tiveram origem nos Países Baixos. Em 2012, a federação holandesa de futebol (KNVB) desenvolveu um sistema denominado Refereeing 2.0, que se tornou o que agora conhecemos como VAR.
Segundo apurou a ESPN, a decisão de abrir mão da arbitragem de vídeo foi tomada pela RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), que é a organizadora da partida. Em contato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a Federação Espanhola argumentou que não via necessidade de VAR para o jogo.
O árbitro de vídeo, conhecido no futebol como VAR e no vôlei como Desafio, auxilia a ter mais precisão ao avaliar lances polêmicos das partidas. O uso de árbitro de vídeo no esporte começou a se popularizar em 2006, quando as competições internacionais de tênis passaram a adotar o Desafio Eletrônico.
O VAR já era usado em outros esportes, como é o caso do futebol americano, do basquete, vôlei e tênis. Já no futebol, os testes começaram em 2016, porém foi em 3 de Março de 2018 que a International Football Association Board (IFAB), que é um órgão vinculado a FIFA, aprovou o uso do VAR.
O VAR, assim como os bandeirinhas, fica com uma parcela ligeiramente menor, entre R$ 2,1 mil e R$ 4,1 mil. Os assistentes do vídeo e até mesmo os observadores também são remunerados. As taxas estão inclusas, mas os valores de transporte (tanto terrestre quanto aéreo) são pagos à parte pela CBF.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Os primeiros registros de prática esportiva ligados aparecem ligados à atividade militar, junto com os primeiros cuidados com o corpo, isso perto de 4.000 a.C. Nesse momento há os primeiros registros de prática de ginástica, na China.
No Brasil, por volta de 1810, os ingleses que por aqui se encontravam, praticavam o turfe (corrida de cavalos), o primeiro esporte a ter surgido no Brasil.
Alguns historiadores afirmam que as primeiras manifestações esportivas aconteceram na Grécia Antiga, enquanto outros acreditam que, antes que o esporte se tornasse uma atividade comum, os guerreiros divertiam-se com a cabeça de um dos vencidos na guerra, e esse hábito grotesco evoluiu para práticas esportivas.