Essas emissões são compostas por diversas substâncias tóxicas que, absorvidas pelo sistema respiratório, produzem efeitos negativos sobre a saúde. Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc.
Em um automóvel equipado com motor a combustão, o mais perigoso de todos os gases com potencial intoxicante é o CO (Monóxido de Carbono), que resulta da queima do combustível e é expelido pelo sistema de escapamento, conforme explica o engenheiro mecânico, André De Maria.
“A inalação de monóxido de carbono é extremamente perigosa. Primeiramente porque o gás não tem cheiro, o que dificulta que a pessoa perceba que está inalando. Segundo porque o monóxido de carbono se liga à hemoglobina, proteína que é a responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.
O principal produto da combustão da gasolina é o dióxido de carbono (CO2), mas infelizmente os gases de escapamento do automóvel contêm muito mais substâncias do que apenas dióxido de carbono.
Alemania Revela NUEVO Motor de Rueda que pone FIN al Combustible!
Qual gás abastece O carro?
O GNV é o gás natural empregado como combustível para veículos. Dessa forma, sua produção acontece tradicionalmente por meio da extração do gás natural do subsolo, tanto sob o continente quanto sob os oceanos.
“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.
O Gás Natural Veicular, popularmente conhecido como GNV, é oferecido em forma gasosa. É constituído por hidrocarbonetos, a exemplo de metano e etano. Essa é uma das principais diferenças entre o GNV e o GLP. Já o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido gás de cozinha, é encontrado no formato líquido.
Gás de escape é o gás resultante da queima de combustível em motores a explosão interna. Compõe-se basicamente dióxido de carbono, monóxido de carbono, vapores de água, carvão em fuligem e produtos de enxofre, além de vapores do combustível que não queimou totalmente.
O monóxido de carbono, também conhecido como CO, é um gás invisível e sem cheiro que, se inalado, pode causar problemas de saúde ou até mesmo causar a morte de forma repentina.
Um carro a gás trabalha com um sistema que possibilita a troca da principal fonte de alimentação do motor. Um carro a gás deixa de usar combustíveis como gasolina ou etanol e utiliza apenas o GNV como fonte primária de combustão.
Contudo, segundo a nova resolução nº 673 de 21 de junho de 2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), seu uso fica restrito apenas a “máquinas utilizadas para carregar e descarregar mercadorias, denominadas de 'empilhadeiras'”.
Apesar de o assunto gerar dúvidas, todos os veículos movidos a combustão conseguem ser convertidos para o sistema de abastecimento por gás natural veicular.
Vale ressaltar que o principal gás usado no ar-condicionado automotivo, o R-134a (1,1,1,2 Tetrafluoroetano), não é inflamável e nem reage com outros gases, ao contrário do CFC (clorofluorcarbono), um dos principais responsáveis pelo buraco na camada de ozônio no século passado.
Prevenindo o risco de CO: Revisão periódica do carro: É fundamental manter o carro em boas condições de funcionamento, realizando revisões periódicas em um mecânico de confiança. Isso inclui a verificação do filtro de ar, bicos injetores, sensor de oxigênio, catalisador e sistema de escapamento.
Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.
Mas ambos, tanto o álcool como a gasolina, são responsáveis pela emissão do dióxido de carbono, que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.
Como dito nos tópicos anteriores, o Gás Natural é disponibilizado por uma rede canalizada e o usuário recebe mensalmente uma conta de consumo. Por outro lado, o Gás Liquefeito de Petróleo é comercializado em cilindros ou através do abastecimento por caminhões de um recipiente fixo no local (chamado de “estacionário”).
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Além do CO2, o etanol emite menos poluentes de outras naturezas, como o nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC), novamente em comparação à gasolina - principal combustível do mundo atualmente.
Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.