Para que o pagamento seja compensado no mesmo dia, é necessário realizá-lo até o horário limite de 13h30. Essa regra vale para todos os dias úteis, respeitando os horários de funcionamento das instituições financeiras envolvidas.
O pagamento de boletos de convênio, como as contas de água e luz deve ser feito no horário até 17h. Os boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras poderão ser pagos até 19h30. Os boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras podem ser pagos até 22h.
É importante se atentar ao horário que o boleto foi pago, para entender quando ele será compensado: se for pago até as 20h, o pagamento será processado no mesmo dia, e a compensação será realizada em até 3 dias úteis.
O prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é conhecido como D+0. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o pagamento realizado após às 13h30 horário continuará com a liquidação no prazo de um dia útil (D+1).
Para que o pagamento seja compensado no mesmo dia, é necessário realizá-lo até o horário limite de 13h30. Essa regra vale para todos os dias úteis, respeitando os horários de funcionamento das instituições financeiras envolvidas.
O horário para a compensação bancária na modalidade boleto é no mesmo dia, se for pago até 20h, e em até 3 dias úteis, se for pago depois das 20h. No entanto, a compensação costuma ocorrer antes desses 3 dias.
Os documentos pagos até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato que o credor mantiver com a sua instituição financeira para emissão do documento. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para a instituição que deve receber e o prazo para isso acontecer é de até um dia útil. Vale lembrar que este é o prazo máximo de reconhecimento – ou seja, a validação desse pagamento pode acontecer antes do fim do primeiro dia útil.
A única norma geral, que vale desde 15 de março, é que os boletos pagos até as 13h30 são compensados no mesmo dia. Após esse horário, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o dinheiro só cairá na conta do cobrador no dia posterior.
Os bancos podem demorar para compensar um boleto, porém são mais rápidos em avisar à CIP sobre o pagamento. Aí entra o Boleto Instant Check: ele consulta a base da CIP para verificar se o documento já foi quitado, se está em vencimento (ainda não pago) ou se já passou da data.
Qual o horário permitido para pagamento de boleto?
Sim! Para pagamento de boletos: das 7h30 às 20h. Para pagamento de contas de consumo (energia, água, gás etc.): das 7h às 16h. Lembrando que os dois tipos de pagamentos podem ser feitos apenas em dias úteis.
A forma mais fácil de saber se um boleto foi pago é verificar o seu extrato bancário. Para isso, basta abrir seu aplicativo ou o internet banking e consultar seu histórico de transações.
Como pagar boleto para cair na hora? Normalmente, o boleto pode ser pago na lotérica ou por meio de aplicativos de bancos, eles enviam o pagamento na hora.
Com a mudança, boletos pagos até às 16h30 (alterado para 13h30) serão compensados no mesmo dia. A novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória.
Quanto tempo demora para o pagamento via boleto cair?
Atualmente, os pagamentos de boletos demoram até três dias úteis para serem processados. O objetivo da mudança é que o método seja compensado ainda no mesmo dia, como uma alternativa para acirrar a disputa com o Pix, o preferido dos brasileiros.
Ou seja, bancários, via de regra, não trabalham aos sábados — e os pagamentos feitos via boleto e salários, por exemplo, não têm como serem processados nesse dia da semana sem expediente bancário.
Cada instituição pode definir seu horário de trabalho, desde que respeitadas as regras do BC, mas o expediente bancário costuma ser das 10h às 16h nas capitais e das 11h às 16h no interior.
A compensação de boleto é o processo onde o valor pago em um boleto de cobrança é transferido da conta do pagador para a conta do beneficiário (quem emitiu o boleto). O tempo de compensação de boleto inicia após o pagamento do boleto pelo cliente.
Exemplo: Se um boleto for pago na sexta-feira dentro do expediente bancário, o processamento ocorrerá normalmente e a compensação ocorrerá na terça-feira (3 dias úteis). Caso você seja um cliente parceiro, a compensação ocorrerá na segunda-feira (1 dia útil).
O que é compensação de horas? É previsto pela CLT que um colaborador trabalhando integralmente deve cumprir exatamente 8 horas de trabalho por dia, somando 40 horas por semana (considerando uma escala 5×2).