Importante ressaltar que as pesquisas neurocientíficas indicam que o processo iniciado por uma criança de 6 anos de idade já apta às habilidades de leitura e escrita é concluído entre os 7 anos e meio e os 7 anos e 8 meses.
Além disso, a leitura também propicia uma inclusão social, e as crianças se sentem ainda mais pertencentes à comunidade em que vivem. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade.
Ao final do 2º ano, ali pelos 7 ou 8 anos, todas deveriam dominar as habilidades de leitura e escrita previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A partir daí, até algum momento entre os 2 e os 5 anos de idade, os pequenos ficam cada vez melhores em escrever e desenhar. Um belo dia, os rabiscos sem forma começam a formar letras, e mais para a frente conseguem colocar algumas letras juntas para então escrever o próprio nome, por volta dos 5 ou 6 anos.
Qual a idade certa para a Alfabetização? | 5 Minutos
O que um aluno de 4 anos deve saber?
A idade de 4 a 6 anos é uma fase da infância de grande desenvolvimento. Nesta fase, a criança já adquiriu muitas habilidades motoras (sabe correr, subir escadas, desenhar) e já deve dominar bem a linguagem. Isso permite a ela que explore, por meio de brincadeiras, várias experiências.
Uma resposta simples? A alfabetização deve ser iniciada aos 6 anos e estar completa até os 8 anos. Há literatura mostrando que o resultado acadêmico “médio” piora quando as crianças não estão alfabetizadas até os 8 anos.
Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.
Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás. Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia.
Algumas crianças começam a decifrar as primeiras palavras por volta dos 5 anos, enquanto outras ainda estão aprendendo as letras e só vão começar a ler tempos depois, por volta dos 7 anos de idade. Nesse período, é comum que pais e mães se preocupem com o desenvolvimento dos filhos.
Aos 4 anos, as crianças estão em uma fase encantadora de crescimento e desenvolvimento. Esse período é marcado por grandes saltos na linguagem, nas habilidades motoras, na socialização e na compreensão do mundo ao seu redor.
O que estudos dizem? As pesquisas neurocientíficas apontam que aos 6 anos de idade a criança já pode ser incluída no processo sistemático de alfabetização. Importante ressaltar que esse processo é concluído lá pelos 7 anos e meio, 7 anos e 8 meses.
Relativamente muitas crianças de 4 a 6 anos de idade ainda não sabem escrever, mas ao escrever percebem que na sua escrita a um valor sonoro convencional das palavras mesmo não compreendendo este sistema. As crianças começam a desenvolver sua escrita antes mesmo da fase escolar ou alguém colocar um lápis em sua mão.
Dos 4 aos 6 anos as crianças aprenderão muito sobre tantas coisas, mas sobretudo aprenderão a se interessar, a investigar, a imaginar, a fazer perguntas e saber que estas questões não são tolices, mas tem muito valor no processo de aprender.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017 e com previsão de implantação nas escolas até 2020, estabelece que as crianças já devem possuir habilidades relacionadas à leitura e escrita ao final do 2º ano fundamental, ou seja, 7 anos de idade.
São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.
A escrita, servia inicialmente para registrar o comércio e as atividades burocráticas, criada pelos povos Sumérios. A evolução da escrita levou à criação dos alfabetos fonéticos. O alfabeto grego deu origem ao latino, que usamos na Língua Portuguesa.
Os sintomas característicos dos transtornos do espectro do autismo (TEA) estão sempre presentes antes dos 3 anos de idade, com um diagnóstico possível por volta dos 18 meses. Normalmente os pais começam a se preocupar entre os 12 e os 18 meses, na medida em que a linguagem não se desenvolve.
Boa parte das crianças começa a reconhecer algumas letras entre os 2 e 3 anos de idade, e consegue identificar a maioria entre os 4 e 5 anos. Isso significa que você pode começar a apresentar o alfabeto ao seu filho quando ele tiver cerca de 2 anos -- mas não espere que ele aprenda tudo em pouco tempo.
Pesquisas neurocientíficas apontam que aos 6 anos de idade a criança já pode ser incluída no processo sistemático de alfabetização, no entanto, o caminho utilizado para alfabetizar pode ser iniciado bem antes, aos 2 anos de idade, considerando que na perspectiva do “letramento”, alfabetizar vai muito além de ensinar a ...
Normalmente as vogais, assim como, palavras e alfabeto começam a ser apresentadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesse período, as vogais devem fazer parte não só da rotina de estudos, mas do dia a dia do seu pequeno.
Durante a leitura, explorem o que está escrito e que está desenhado, brinquem de ler e de procurar as imagens correspondentes. Mais uma vez, use a criatividade! Convide a criança a desenhar, mas também a escrever à sua maneira. Façam juntos para que ela perceba as possibilidades.
A Formatura do ABC é um evento de celebração que marca o fim de uma etapa importante na vida das crianças, geralmente aos 5 ou 6 anos de idade, quando concluem a primeira etapa da educação básica.