São jovens entre 18 e 24 anos de idade os que têm risco acentuado de engordar e chegar a índices de sobrepeso ou obesidade nos 10 anos seguintes. No décimo ano, esses adultos tiveram risco absoluto de 37% (contra 24% entre pessoas de 65 e 74 anos) de passarem de peso normal para sobrepeso ou obesidade.
– Esse processo (de ganho de peso) ocorre por uma alteração entre fatores genéticos e de alimentação. Isso começa a ficar mais claro a partir dos 40 anos de idade, e por muitos fatores, como quedas hormonais.
As células de gordura aumentam de forma muito significativa em três fases da vida: vida intrauterina, a partir da 14ª semana de gestação; primeiros anos de vida, até aproximadamente 10 anos; adolescência.
A obesidade é mais comum a partir dos 65 anos. O ganho de peso está relacionado a uma redução na taxa do metabolismo basal ou de repouso, à noite. A maior parte do gasto calórico do indivíduo se dá nessa fase e se reduz muito depois dos 60 anos.
Normalmente, a primeira parte do corpo a mostrar sinais de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos, hormonais e de distribuição de gordura. Para alguns, a perda inicial de peso pode ser notada na face e no pescoço, enquanto para outros pode ser na região abdominal.
Por que as Pessoas Costumam Engordar com o Avançar da Idade?
O que engorda a pessoa rápido?
Para engordar rápido e com saúde, é fundamental também praticar exercícios físicos de 3 a 5 vezes por semana, como caminhada, corrida, musculação e calistenia, para ajudar a ganhar massa muscular, evitando, assim, o ganho de gordura corporal.
Porém, nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante: como nariz e orelha. "Nesses locais, as cartilagens não se ossificam, elas continuam crescendo", complementou o médico.
Com o passar dos anos, especialmente após os 30, muitas pessoas notam uma dificuldade maior para perder gordura abdominal e acabam culpando a redução do metabolismo e outros fatores associados ao envelhecimento.
Em média, os rapazes crescem mais entre os 12 e os 16 anos. Durante esses quatro anos, podem crescer 30 centímetros e engordar entre 22 e 27 quilos. As raparigas têm o seu maior pico de crescimento entre os 10 e os 14 anos.
A idade de aproximadamente 12 anos é a idade em que a criança começa a se aproximar da adolescência, então é claramente um período para que os responsáveis fiquem atentos ao desenvolvimento do filho. Nessa idade é comum que os meninos mantenham o peso próximo a 36,28 kg, enquanto as meninas ficam entre 39,74 kg.
“O abdômen é a parte do corpo com maior quantidade de células gordurosas (adipócitos), por isso tem tendência a crescer mais”, explica a nutricionista Daniella Chein.
Mas, quantas calorias devemos consumir para conseguir engordar um quilo? Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.000 gramas em nosso corpo. Por exemplo, um homem adulto gasta cerca de 2500 calorias. Para ganhar um quilo, ele teria que comer o dobro do que precisa por cerca de três dias.
“Sem dúvida, os maiores vilões do ganho de peso são a farinha refinada (branca) e o açúcar refinado”, afirma a nutricionista Daniella Chein. Estes componentes estão presentes em doces, tortas, refrigerantes, pão branco, salgados, batata frita, purê, arroz branco, pizza, macarrão, biscoito, dentre outros.
O ganho de peso acontece de forma rápida e inesperada principalmente quando está relacionado alterações hormonais, estresse, uso de medicamentos, ou menopausa por exemplo, em que pode haver diminuição do metabolismo e aumento do acúmulo de gordura.
“A partir dos 12 anos, pode-se fazer musculação mesmo em um processo que ainda está em crescimento. Para que a musculação seja danosa nessa fase, teria que ser um treino de hipertrofia, enquanto a criança ainda não terminou todo o processo de crescimento e de maturação”, explica Atalla.
Em média, elas podem ganhar 25 centímetros de altura e 18 a 22 quilos durante esse período, de acordo com gráficos de crescimento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. “É totalmente normal que as crianças ganhem peso durante a puberdade”, disse a Dra.
Durante a adolescência (considerada em geral dos dez a perto de 20 anos de idade), meninos e meninas alcançam a altura e o peso de adultos e passam pela maturação sexual (puberdade).
Sim, é bastante comum. Caso queira um aumento de peso, procure um nutricionista para ter uma alimentação adequada para esse objetivo, alinhado também a alguma atividade física como musculação.
Quando envelhecemos, nosso metabolismo diminui por uma questão de sobrevivência. Ou seja, as células queimam os nutrientes mais devagar e tendem a se agarrar à gordura, preparadas para ter uma reserva em caso de necessidade. Mas há outras causas menos conhecidas que nos fazem ganhar peso ao envelhecermos.
A taxa metabólica é a taxa na qual o corpo queima calorias para manter-se vivo e funcionando. É uma crença geralmente aceita que, conforme ocorre o envelhecimento, o metabolismo em repouso desacelera – especialmente depois dos 40.
"A cartilagem da orelha tem 90% do crescimento dela até os 7 anos de idade. Ela para de crescer, assim como a do nariz, até os 21 anos. Depois disso, é só flacidez de pele devido à perda de colágeno" garante o cirurgião Wendell Uguetto.
Existe um mito popular de que os olhos são a única parte de nosso corpo que nunca cresce. Segundo essa crença, nascemos com o tamanho de olhos que teremos quando adultos, e seria por essa razão que os bebês teriam olhos proporcionalmente tão grandes.