Normalmente, os bebês começam a sustentar a cabeça por volta dos 2 a 5 meses de idade. Isso ocorre porque seus músculos do pescoço começam a ficar mais fortes e eles aprendem a controlar melhor o movimento da cabeça.
Cada criança tem seu desenvolvimento ligado ao seu amadurecimento físico/psíquico , a aptidão para esse comportamento gira em torno dos três meses, um pouco mais ou menos, primeiro a criança controla a cabeça, sentar-se sem apoio, a criança aprende a se virar, quando deitados de barriga para cima, vira-se de bruços e ...
O especialista explica que a moleira facilita a passagem do bebê durante o parto normal. Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.
Sim, sim, sim!! Quando o bebê tem sempre preferência para um lado, significa que o pescoço do bebê não movimenta normalmente para os dois lados. E isso vai levar a diversas alterações, principalmente no crânio que ainda é muito maleável nos primeiros meses de vida.
ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 3 MESES
Quantos meses o bebê fica com o pescoço durinho?
Com 3 meses, seu filho já terá o tronco mais firme e poderá ficar por mais alguns minutos assim. Logo ele será capaz de levantar a cabeça quando estiver de bruços e trocar de posição — de costas para a de bruços —. Esses grandes passos poderão acontecer, provavelmente, entre os 3 aos 6 meses de idade.
Como ajudar a criança a desenvolver o controle do pescoço
Uma vez ao dia, sempre que possível, e desde o nascimento, ponha o bebê de bruços para brincar, sob supervisão. O esforço de levantar a cabeça e o peito para olhar em torno ou para enxergar os brinquedos em volta vai fortalecer os músculos do pescoço dele.
A de trás costuma fechar antes da frente, até os dois meses de vida. A da frente leva mais tempo, podendo chegar a 18 meses até fechar totalmente. Muitas mães ficam assustadas quando a criança completa um ano e ainda está com a moleira frontal molinha.
Enquanto está deitado de bruços e apoiando-se nos antebraços, o bebê pode levantar a cabeça num angulo de 45 graus e mantê-la nesta posição. Enquanto está deitada de costas, ela pode trazer seus braços para a frente curvar-se.
Aos 2 meses, o bebê melhora a sustentação da cabeça, levantando a cabeça quando é colocado de bruços. Além disso, o bebê consegue perceber alguns sons e acompanha com o olhar o movimento das pessoas, explorando mais o que está à sua volta.
Normalmente, com o tempo e com o movimento livre da cabeça do bebé, esta vai ficando arredondada durante as primeiras semanas de vida e os ossos do crânio unem-se no decorrer do primeiro ou segundo ano de vida.
Normalmente, a maioria dos bebês começa a firmar as perninhas e ficar em pé quando apoiados pelos pais por volta dos 4 meses, mas alguns bebês podem ficar mais firmes antes dessa idade.
Com quantos meses o bebê engatinha? Assim como qualquer movimento, antes mesmo de começar a engatinhar – que deve acontecer por volta dos 10 meses de idade – ele fará movimentos intermediários mais simples, como se arrastar ou rastejar. Isso pode acontecer entre os 6 e 8 meses.
E com quantos meses o bebê começa a sorrir por reflexo? Normalmente, eles fazem isso logo após o nascimento. Porém, o sorriso intencional, que depende também de estímulos externos, começa a surgir entre 6 e 8 semanas de idade.
Quanto tempo leva para o pescoço do bebê fica firme?
Ele desenvolve essa habilidade tão essencial aos poucos, ao longo dos seis primeiros meses de vida, e ela será a base para todos os movimentos que virão na sequência, como rolar e sentar. É esperado que, entre o terceiro e o sexto mês, o bebê seja capaz de manter a cabeça ereta.
Já nos primeiros meses de vida, algumas crianças têm, digamos, músculos especialmente frouxos. Em inglês, esses pequenos ficaram conhecidos como “floppy babies”, ou bebês molengas, em tradução livre. Apesar do termo meio jocoso, a chamada hipotonia pode sinalizar questões de saúde importantes.
Deficiências Nutricionais: A falta de nutrientes essenciais pode levar a problemas no desenvolvimento ósseo e na formação da moleira. Deficiências graves, como a de vitamina D (que pode causar raquitismo), podem afetar negativamente a saúde óssea e o fechamento da moleira.
O diagnóstico da cranioestenose é feito logo após o nascimento, nos primeiros meses de vida. A tomografia de crânio com reconstrução 3D mostra a sutura precocemente fechada. A assimetria craniana ou os formatos anormais da cabeça, que pioram com o passar dos meses, são os principais sinais indicadores do problema.
Quais os perigos da moleira do bebê? A moleira do bebê não pode ser pressionada e deve ser observada caso apresente anomalias como: mudança no formato, pulsação excessiva e alteração do tamanho. Caso apresente algum desses sinais, um médico deverá ser consultado para melhor acompanhamento do caso.
Seu bebê precisa de acompanhamento com o pediatra para avaliar o desenvolvimento dele, principalmente se ele ainda não sustenta a cabeça aos 7 meses. Além do acompanhamento pediátrico, sugiro uma consulta com um neuropediatra.
Para estimular um bebê dessa idade, existem algumas coisas que você pode fazer: colocá-lo de bruços e colocar brinquedos a seu redor, estimular que levante a cabeça levando objetos ao nível dos olhos, colocando um brinquedo acima da cabeça para estimular que o alcance².