Entre os assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) nesta terça-feira (26) estava o remédio Ozempic, associado pelos usuários da rede social à perda de peso da cantora Maiara, da dupla com Maraísa.
Ozempic (semaglutida) e Wegovy, uma versão de maior dosagem da mesma substância, atuam imitando um hormônio intestinal que regula o apetite e a ingestão de alimentos, levando a uma sensação de saciedade.
Quando Maiara passou a publicar sua rotina de treinos, muita gente comentou que o emagrecimento era resultado do uso de Ozempic ou até mesmo do Mounjaro, remédio que funciona de forma parecida. Após a polêmica, a sertaneja fez questão negar e ressaltar que as mudanças fazem parte do que chama de "operação de guerra".
A cantora também revelou que fez diversos procedimentos para tentar perder peso, entre eles uma bariátrica e a colocação de um balão intragástrico, que reduz a capacidade do estômago e a pessoa se sente saciada comendo menos. E que recentemente lutava contra um novo aumento de peso.
Polêmica injeção aprovada no Brasil promete emagrecimento similar à cirurgia bariátrica
Como Maiara emagreceu tão rápido em 2024?
Ao longo da carreira, Maiara realizou cirurgias plásticas, como bariátrica, implante de silicone nos seios e colocação de um balão gástrico no estômago, que resultaram nas mudanças físicas.
As divulgações oficiais ressaltam que o emagrecimento é conquistado sem o uso de medicamentos e cirurgias. “A base alimentar é comida natural: verduras, legumes, frutas, proteínas vegetais e animais”, consta nas redes sociais. De acordo com Maíra, o método promete secar de 6 a 16 quilos por mês para mulheres.
Maiara realizou uma bariátrica, lipoaspiração, implante de silicone nos seios e colocou um balão gástrico no estômago. Assim, a sertaneja perdeu cerca de 35 kg, totalizando 47 kg no momento.
O uso principal deste medicamento é para o tratamento de diabetes tipo 2, controle de glicose e prevenção de complicações graves. Ozempic reduz de 0,5 kg a 1 kg por semana nos primeiros meses, o que varia conforme dieta e atividade física.
Qual o procedimento que a Maiara fez para emagrecer?
Maiara revelou recentemente que já fez uma cirurgia íntima, a ninfoplastia, após perder peso. A cantora tem usado a rede social para falar detalhes do seu processo de emagrecimento e listou os procedimentos que passou ao longo dos anos - bariátrica, balão gástrico e lipoaspiração.
Isso acontece devido à semaglutida, principal componente presente no medicamento. Porém, apesar de a semaglutida ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o tratamento da obesidade, o uso do Ozempic para fins estéticos sem orientação e acompanhamento médico pode trazer riscos à saúde.
Segundo a médica, as principais queixas estão relacionadas a modificações no rosto como perda da sustentação, redução do volume do face, sensação de “rosto mais caído” e aumento da flacidez.
“O efeito rebote é muito comum de acontecer. Ele deve ser acompanhado, e pode desenvolver muitos efeitos colaterais, sendo um deles a aparência de emagrecimento e envelhecimento causada pelo Ozempic, onde a paciente perde peso muito rapidamente.
Qual a injeção que as famosas estão tomando para emagrecer?
Ozempic e Saxenda. Se você está há algum tempo em busca do peso ideal, com certeza, já deve ter ouvido estes nomes comerciais. As famosas “injeções para emagrecer” vêm sendo amplamente divulgadas em redes sociais, grupos de WhatsApp e prometem emagrecimento rápido e sem esforço.
A artista passou por um longo processo de emagrecimento, que contou com intervenções cirúrgicas como lipoaspiração, bariátrica, além da inserção de um balão gástrico no estômago.
Em seu perfil nas redes sociais, Maiara atribuiu seu processo de emagrecimento à mudança na alimentação e rotina de exercícios, e não citou qualquer uso de medicamentos. Injetáveis como Ozempic e Wegovy têm sido a aposta de famosos que admitem o uso para auxiliar na perder de peso.
Embora Maiara e Mari Fernandez não tenham se pronunciado oficialmente sobre o assunto, a internet apelidou a mudança como 'Cabeça de Ozempic'. Na comunidade médica, o efeito tem outro nome: 'Ozempic Face'. Ou seja, a sensação de que o rosto não emagreceu conforme a perda de gordura do corpo.
Em uma prática mais leve de jejum, chamada de intermitente, no qual o objetivo é limitar as calorias e focar as refeições em somente um período do dia, os estudos em ratos sugerem que essa exigente dieta protege o corpo da obesidade, da diabetes e até da neurodegeneração.
Salada de brócolis, arroz de couve-flor, bolo de proteína de morango e farofas de ovo, castanhas e cenoura estão entre os legumes listados que também podem fazer parte do almoço. Sanduíches de lagarto, patinho, hambúrguer de tilápia com camarão e um brownies são as quatro opções destacadas para o lanche da tarde.