Os animais da espécie gastrotricha, que têm alguns milímetros e são aquáticos, vivem por três dias. Entre as formigas, acontece uma coisa curiosa: algumas delas duram apenas duas semanas, outras vivem até sete anos. Já a formiga-rainha pode aproveitar seu reinado por até 30 anos!
A vida curta das borboletas é resultado de seu ciclo de vida complexo, que inclui a fase de larva, pupa e adulta. A maioria das adultas vive apenas algumas semanas. A espécie Monarca, por exemplo, vive de duas a seis semanas como adulta.
10 INSETOS Curiosos Que Vivem na Sua CASA - São PERIGOSOS ou INOFENSIVOS?
Qual mosquito vive 24 horas?
As efeméridas têm a expectativa de vida mais curta do mundo — 24 horas — e daí vem o seu nome. Existem 2.500 espécies diferentes desse inseto e elas vivem apenas até se reproduzirem.
As ninfas são menores que as adultas, não possuem asas e são sexualmente imaturas. A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.
O tempo de vida de um gafanhoto-do-deserto costuma ser de aproximadamente três meses. Um gafanhoto fêmea bota cerca de 300 ovos, por isso, a multiplicação é grande embora o tempo de vida total seja curto.
Ao contrário dos elefantes, os gatos são animais com memória curta. Isto é, os felinos possuem uma “memória de trabalho, que dura somente o tempo suficiente para a execução de uma tarefa. Posteriormente, a informação é descartada.
Outro animal campeão, em termos quantitativos, é a formiga. Cientistas calculam que existam de 10 quatrilhões a 1 septilhão (um milhão de quatrilhões) delas no planeta. É o inseto mais numeroso do mundo.
Por respirarem através dos espiráculos espalhados pelo seu corpo, as baratas conseguem viver semanas sem suas cabeças. Dessa forma, os animais só morreriam de fome, uma vez que não conseguiriam ingerir nenhum alimento.
Existem espécies de mariposas, inseto da mesma família das borboletas, que vivem apenas 24 horas ao atingir a fase adulta. Dentro deste período de tempo, o bichinho sai do casulo, copula, escolhe um lugar para colocar seu ovo e depois morre.
Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos. Seu período de reprodução é entre janeiro e março, época das grandes enchentes dos rios e põe entre 30 e 60 ovos por ninhada. Pode viver até 50 anos.
Compartilhe: Não é somente um bicho e sim, uma classe inteira de insetos que detém o recorde de vida mais curta de todo o reino animal. Os “efemerópteros” (ordem Ephemeroptera), como diz o próprio nome, têm vida efêmera, de até no máximo 24 horas.
E além de bem estranha, ela pode ser o único animal na Terra a ser imortal. A espécie turritopsis nutricula pode ser a verdadeira fonte da vida eterna.
A água-viva Turritopsis dohrnii é o único animal imortal do mundo. Desvendamos o seu genoma, mas o máximo que conseguiremos com isso será atrasar envelhecimento.
O papel das baratas na decomposição da matéria orgânica é vital para manter a limpeza dos ambientes naturais. Ao consumir detritos, elas não apenas removem a matéria em decomposição, mas também aceleram o processo de reciclagem de nutrientes.
Elas possuem as estruturas vitais no tórax e respiram por orifícios nas laterais do corpo, os espiráculos. Dessa forma, conseguem se manter vivas até mesmo quando são decapitadas! Além disso, escassez de comida nunca é problema.