Em vigor desde 2 de janeiro de 2023, a Resolução nº 989/2022, que altera o disposto na Resolução nº 960/2022), estabelece que o limite da transparência da película seja de 70% nos vidros em que o motorista necessita de visibilidade máxima. A regra vale tanto para o vidro do para-brisa quanto os laterais dianteiros.
G20 (intermediária) — a película tem uma transparência média que ajuda bastante na visibilidade e ainda protege os passageiros e o interior do carro dos raios UV, porém esse modelo é proibido por lei.
Com isso, o insulfilm G5, por exemplo, por ter transmitância luminosa muito baixa, fica proibidos nos veículos e sujeito a punições. Ainda sobre a passagem de iluminação, o Contran também optou por proibir películas dos tipos espelhada ou opaca.
Qual insulfilm tem 75% de transparência? O Insulfilm com 75% de transparência é conhecido como Insulfilm G75. Esse tipo de Insulfilm oferece uma boa proteção contra a radiação solar e uma certa privacidade, mas ainda permite uma boa visibilidade para o motorista e passageiros.
Pode colocar insulfilm no parabrisa dianteiro 2023?
Para 2023, o Contran alterou algumas regras que controlam o uso das películas. Entre as principais mudanças na nova lei do insulfilm, que pode gerar multa e pontos na CNH, chama a atenção a tolerância zero às bolhas na película, que no para-brisa e vidros laterais dianteiros podem comprometer a visão dos motoristas.
QUAL INSULFILM É PERMITIDO ? | Mudanças em 2023 | Nova Resolução 989/2022 | Dicas
Pode usar G20 no para-brisa?
Insulfilm G20 é permitido por lei? É Permitido aplicar insulfilm G20 no parabrisa do veículo? Resposta: NÃO! Não é permitido aplicar insulfilm G20 no vidro da frente.
Gostou? compartilhe! ara quem quer aplicar uma película no para-brisa de seu veículo, o modelo mais indicado é o insulfilm G35 parabrisa, adesivo que garante a privacidade do motorista do veículo e ao mesmo tempo possibilita que ele tenha visão total do lado de fora do carro.
A nova lei do insulfilm definiu em 70% a transparência mínima exigida no para-brisa e vidros laterais dianteiros. Também foi retirada a exigência mínima quanto a película em vidros que não interfiram na área indispensável para a condução do veículo.
De acordo com a resolução 960/2022 do CONTRAN, é o único grau permitido para ser aplicado em para-brisas e vidros laterais dianteiros no Brasil. Mesmo permitindo uma maior entrada de luz, essa película ainda oferece proteção contra raios UV e reduz a quantidade de calor solar no veículo.
Quais são as películas mais utilizadas? G70 (mais clara) – permite 70% de visibilidade (liberada para vidros que interferem na condução). G50 – permite 50% de visibilidade (liberada para vidros que não interferem na condução). G40 – permite 40% de visibilidade (liberada para vidros que não interferem na condução).
Legislação. Brusamolin explica que a nova legislação permite o uso do insulfilm desde que a quantidade de luz que passa pelo material não seja inferior a 70%. Isso independente da coloração da película para os vidros dos para-brisas e das demais áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.
Em termos relativos, a resolução 254/2007 do CONTRAN diz que o uso é permitido da seguinte maneira: 28% a 100% aos vidros laterais traseiros e vidro traseiro; 70% a 100% para vidros laterais dianteiros; 75% a 100% ao para-brisa.
Por esse motivo, a partir de agora, circular por aí com a película dos vidros dianteiros cheia de bolhas é considerado infração grave, com aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
medida que aumenta o número a película é mais clara. sendo assim a G5 é mais escura que a G20 que é mais. escura que a G35, ou seja, se colocarmos a película.
Anteriormente, a fiscalização era feita por meio da chancela, marca que indica qual o percentual de visibilidade. Segundo o Contran, a partir da Resolução 254, os índices exigidos pelo órgão passam a ser na seguinte ordem: 75% de visibilidade no pára-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% nos vidros traseiros.
Qual o insulfilm que fica escuro por fora e claro por dentro?
No caso do insulfilm fotocromático isto ocorre. Um nome que ficou popular para quem busca o efeito de se obter vidros bastante claros pelo lado de dentro, porém escuros do lado de fora, tanto de dia quanto a noite, no entanto, o termo fotocromático tem outro significado, que não este que os clientes procuram.
Qual o nível de transparência permitido no insulfilm? Para-brisa: a película nesse vidro precisa ter ao menos 75% de visibilidade, ou seja, o permitido é 25%. Se o motorista exceder esse limite, poderá ser multado e obrigado a retirar o insulfilm.
A película G5, G20 e G35 são as mais comuns e mais vendidas. O número que acompanha a letra G indica a maior ou menor transparência. Por exemplo, Insulfilm G5 significa menor transparência e maior escurecimento ou opacidade. Insulfilm G5 – Alto nível de escurecimento e opacidade.
G35 (mais clara) – que menos interfere na visibilidade e permitida por lei. G20 (intermediária) – transparência média e permitida por lei. G5 (mais escura) – esse tipo de película é proibida por lei.
Em vigor desde 2 de janeiro de 2023, a Resolução nº 989/2022, que altera o disposto na Resolução nº 960/2022), estabelece que o limite da transparência da película seja de 70% nos vidros em que o motorista necessita de visibilidade máxima. A regra vale tanto para o vidro do para-brisa quanto os laterais dianteiros.
Desrespeitar os limites apresentados acima é infração de natureza grave, como consta no artigo 230 do CTB. A penalização será de multa de R$ 195,23 e 5 pontos em carteira. Além disso, você deverá retirar a película na hora da abordagem do agente de trânsito.
A película G20 é ideal para quem gosta de um vidro mais escuro. No entanto, este tipo de película automotiva não é permitida de acordo com a lei para uso em automóveis. De acordo com a legislação, a taxa mínima de transparência permitida é de 28%.
Insulfilm G20 – possui transparência e opacidade em nível médio, sendo assim as mais utilizadas. Insulfilm G35 – É a mais transparente, ou seja, é uma película mais clara e causa o mínimo de impacto na visibilidade dos ocupantes de um veículo.
A mudança foi sutil, de 75% para 70%, igualando o limite do para-brisa ao mínimo que já vinha sendo exigido para os vidros laterais dianteiros. Já o limite mínimo de transparência do Insulfilm para os vidros traseiros também não sofreu alteração, permanecendo em 28%.
O chamado insulfilm G5 é muito popular por escurecer bastante os vidros. Tem sido muito requisitado, especialmente para carros “tunados”. Mas muito cuidado, o escurecimento desta película supera dos limites da lei, sendo assim NÃO é permitido o uso do insulfilm G5.