O chute de bicicleta O jogador brasileiro Leônidas da Silva, o 'diamante negro', aperfeiçoou a bicicleta nos anos 30 e 40, e Pelé divulgou-a mundialmente nos anos 60 e 70 (Galeano, 1999).
Ou cenas lamentáveis ao atingir o rosto do adversário. Enfim, o gol de bicicleta não é para qualquer um. O inventor dessa jogada foi Leônidas da Silva, craque do São Paulo e da seleção brasileira, que nasceu em 6 de setembro de 1913.
Que jogador é considerado inventor do gol de bicicleta?
A Música do Dia
O jogador Leônidas da Silva, que nasceu no dia 6 de setembro de 1913, foi um dos maiores jogadores de futebol do início do século passado e ficou conhecido como Diamante Negro. Ele inventou o gol de bicicleta e inspirou o chocolate que ainda hoje adoça a boca de quem nem sabe quem é Leônidas...
Qual foi o melhor gol de bicicleta da história do futebol?
Em 2001, o meio-campista espanhol Guti marcou um gol de bicicleta em uma partida entre o Real Madrid e o Villarreal em que o jornalista esportivo Rob Smyth o listou como um dos seis melhores chutes de bicicleta na história do futebol em um artigo para o The Guardian.
1 – Zlatan Ibraimovic – Suécia X Inglaterra, amistoso, 2012: Esse é para muitos considerado o gol de bicicleta mais bonito de toda história, isso porque o Ibraimovic conseguiu acertar a acrobacia de fora da área, bem além da intermediaria.
“Era muito melhor que Pelé”, afirmam aqueles que tiveram o privilégio de ver Leônidas da Silva jogando. Leônidas, o Diamante Negro, nasceu no Rio de Janeiro em 1913, e foi um dos maiores goleadores do futebol brasileiro.
John Wilquer, goleiro do Atlético-CE, marcou um gol de bicicleta na Série D. Em partida contra o Potiguar-RN, pela última rodada da primeira fase da competição, sua equipe precisava empatar o jogo para buscar a classificação, e o arqueiro acertou um lindo movimento nos acréscimos da partida para garantir a vaga.
Ele migrou para o Chile e seu chute passou a ser chamado 'a chilena'. O jogador brasileiro Leônidas da Silva, o 'diamante negro', aperfeiçoou a bicicleta nos anos 30 e 40, e Pelé divulgou-a mundialmente nos anos 60 e 70 (Galeano, 1999).
De quem foi o gol de bicicleta mais bonito do mundo?
O gol de bicicleta do atacante Richarlison na vitória do Brasil sobre a Sérvia foi o vencedor da eleição do prêmio Gol do Torneio Hyundai da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar. Vinicius Junior cruzou de trivela para Richarlison, que estava próximo da marca do pênalti.
Qual foi o primeiro jogador a fazer um gol de bicicleta?
Porém, quem imortalizou e tornou mundialmente conhecida a bicicleta foi um jogador brasileiro negro: Leônidas da Silva. A primeira vez que o atacante apresentou a sua bicicleta foi em 24 de abril de 1932, aos 19 anos, numa partida entre Bonsucesso e Carioca.
Qual o nome do jogador do Palmeiras que fez o gol de bicicleta?
O jogo em si esteve longe de ser um espetáculo, mas um golaço de bicicleta de Rony acabou tornando aquele dia inesquecível, especialmente para os palmeirenses.
Qual é o nome do goleiro que fez gol de bicicleta?
John Wilquer fez golaço que classificou o Atlético-CE na Série D. Aos 52 minutos do segundo tempo de Potiguar x Atlético-CE, pela Série D, o goleiro John Wilquer ainda estava na área quando ouviu os companheiros gritarem: "Vai pra frente!".
Nem um outro movimento no futebol é tão espetacular quanto o gesto conhecido como o chute de bicicleta: quando o jogador chuta a bola no ar e de costas sobre sua própria cabeça. Muitos jogadores tentaram; alguns conseguiram mas poucos realizaram a bicicleta perfeita.
Quase duas décadas antes, porém, um chileno já garantira a paternidade do chute. Nascido na Espanha, onde viveu apenas até os 12 anos, Ramón Uzaga defendia o pequeno Talcahuano quando executou a manobra no estádio El Morro em uma partida válida pelo Campeonato Chileno.
Além do triunfo, o atacante taitiano Roonui Tinirauarii colocou toda a sua sorte em jogo e marcou um golaço de bicicleta após a bola desviar em um “montinho de areia artilheiro”, que mudou totalmente a trajetória da bola, e fez ela parar na rede adversária.
O camisa 10, que já havia marcado o primeiro do Galo, se aproveitou de um bate e rebate na área celeste e, de costas para o gol, emendou uma bicicleta. O goleiro Victor Lamounier chegou a tocar na bola, mas não impediu o gol atleticano.
Na corrida pela artilharia geral no duelo entre a dupla, quem leva a melhor é Cristiano Ronaldo. O português de 39 anos de idade, que hoje atua pelo Al Nassr, da Arábia Saudita, já marcou 900 vezes, contra 838 gols de Messi, atual atacante do Inter Miami.
Messi já chegou a 838 tentos* marcados em incríveis 1.069 jogos, média de 0,78 gols por partida. Cristiano Ronaldo, por sua vez, tem mais gols do que seu grande rival, mas com média inferior. Ao todo, o português balançou as redes 901 vezes* em 1.239 partidas, com média de 0,72 gols por jogo.