O lixamento manual mais adequado para remover imperfeições médias é feito com as lixas de grão 2500 e 3000. Para imperfeições moderadas e severas se utilizam sequencialmente as lixas de grão 1200, 1500 e 2000. Sempre borrife água limpa no local da irregularidade.
Inicie o processo lixando a superfície pintada com uma lixa de grão fino para criar uma aderência melhor para o verniz. O polimento técnico deve ser feito em seguida, se necessário, para corrigir imperfeições e assegurar um acabamento uniforme.
Qual é a granulação de lixa adequada para remover verniz antigo ou tinta grossa? Para remover verniz antigo ou camadas grossas de tinta, é recomendável usar uma lixa com granulação mais baixa, como 80 ou 100. Essa granulação é mais agressiva e ajuda a remover material de forma eficaz.
Aprenda a fazer o lixamento do verniz para polir seu carro - Dica 4 - Funilaria e Pintura Raiz 😉
Pode lixar depois de passar verniz?
As lixas são itens fundamentais em um acabamento perfeito. Muitas pessoas tem dúvida se devem ou não lixar verniz, mas é preciso sim que o material passe um um acabamento. Assim, entre uma demão e outra de verniz, e necessário que ele seja lixado.
As lixas de grão grosso, variando de 40 a 80, desempenham um papel essencial na preparação de superfícies automotivas ao lidar com desafios como verniz antigo, tintas descascadas e imperfeições profundas.
Nos dias muito frios é comum observar-se que o verniz se torna esbranquiçado na aplicação; além disso ele escorre com dificuldade e depois de seco apresenta-se quase sem brilho. Umidade do ar excessiva também pode atrapalhar bastante a qualidade do acabamento.
Para remover o verniz: após o uso, o verniz pode ser removido usando aguarrás, thinner, ou álcool 90 graus. Também é possível aquecer a placa novamente para derreter o verniz, retirar o excesso com estopa e finalizar com álcool 90 graus ou aguarrás.
Quando apenas a camada de verniz da pintura sofreu danos, é possível fazer o polimento para recuperar. O polimento se trata de um processo abrasivo para lixar a região danificada e então, com aplicação de massa de polir para abrir o brilho novamente.
Para deixar sua parede lisinha, pronta para receber os próximos passos da pintura, é preciso lixá-la, eliminando assim as imperfeições. Se a superfície estiver mais firme, sem muito excesso de reboco e tinturas quebradiças, você pode utilizar lixas 220 ou 240, que são mais finas.
Entre uma demão e outra de verniz deve-se lixar com lixa 220 para conseguir melhor acabamento. *Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz. Ambientes externos exigem de 4 a 5 demãos. Lembrando que entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento.
Está acontecendo com algumas pessoas usarem o verniz fosco para proteger seu desenho feito a lápis (grafite), porém, ao secar fica esbranquiçado, não precisa apavorar, basta passar o pincel para retirar a camada de pó branco, vejam.
Lixa Grão 400 a 600: Para polimento entre camadas de verniz, essa lixa de grão ultrafino é perfeita. Ela prepara a superfície para novas camadas, garantindo uma aderência perfeita do verniz sem causar riscos profundos.
Lixas de 320 a 400: recomendadas para pintura nova e repintura, sendo utilizadas entre demãos de acabamentos com látex semi-brilho e acetinado, além de serem ideais para acabamentos com esmalte sintético.
Lixa d' Água Grão 800 A Lixa de papel a prova d'água grão 800, utilizada para lixamento a úmido ou a seco. Apresenta alto rendimento quando a lixa permanece imersa na água por algumas horas antes do uso. Aplicação: Para lixamento a úmido ou a seco em Metal, Fibra de vidro, madeira.
Para iniciar o lixamento do primer, utilize uma lixa grão 320 e um taco para auxiliar no processo de nivelamento do primer; Nas próximas etapas o grão da lixa é definido conforme o tipo de tinta ou verniz.
Se aplicar muita tinta ela poderá escorrer, mas não se apavore pois se esperar secar bem ela nivelará conforme a evaporação do solvente. Até aí tem solução. para uma perfeita pintura, são necessárias cerca de 3 a 4 demãos de tinta.
Final 12 horas. Recomenda-se realizar o polimento após 24 horas de secagem. Estufa a 60°C: 30 minutos. Preparação da superfície: Desengraxar com Solução Desoleante 400 e secar com pano limpo.