Para áreas externas, como jardins e sacadas, a luz amarela é geralmente preferível. Ela cria uma atmosfera mais acolhedora e realça a beleza natural do ambiente. Além disso, a luz amarela é menos propensa a atrair insetos do que a luz branca, o que é uma vantagem significativa para áreas externas.
Algumas pessoas têm a impressão de que quanto mais branca a iluminação, mais potente é a lâmpada ou que ilumina mais que a lâmpada amarela. Mas isso não é verdade. Sob o prisma luminotécnico e quantidade de luz exposta no ambiente temos a mesma intensidade luminosa.
Uma luz mais amarelada, com uma cor mais quente, oferece maior conforto óptico e aconchego, enquanto uma luz mais branca, fria, traz mais estímulo. Nessa dualidade de tons, há uma escolha entre conforto e funcionalidade.
Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.
A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia. O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada – ou seja, o tipo dela.
Por oferecer uma iluminação mais quente, a lâmpada amarela torna os cômodos mais confortáveis e aconchegantes, fazendo com que a pessoa fique mais tranquila e relaxada. Por esse motivo, ela é mais indicada para as áreas de lazer em geral, como varanda, quarto e sala de estar.
Quais são as consequências de usar lâmpadas com cor ou característica alteradas? Se você usar uma lâmpada com cor ou característica alteradas, como uma lâmpada super branca mais potente ou com efeito estroboscópico, você pode ser multado pela fiscalização de trânsito.
Posso colocar lâmpada de LED ou super branca? Conforme a resolução do Contran número 970, de 2022, a substituição de lâmpadas originais de veículos por outras de potência ou tecnologia diferentes somente pode ocorrer se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do fabricante do veículo.
Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.
A luz branca, em geral, cansa os nossos olhos e não só aquela emitida pelos computadores, mas também a luz branca presente nos ambientes. Já foi provado que a luz amarela, mais alaranjada, não causa um estresse visual, mental e físico como a luz branca.
Para um quarto, lâmpadas com temperatura de cor entre 2700K e 3000K são ideais. Esses tons emitem uma luz suave e quente que cria um ambiente relaxante e acolhedor, promovendo um sono mais tranquilo.
Já a LUZ AMARELA é uma cor mais forte, mas ao mesmo tempo intimista, que viabiliza uma sensação de aconchego, relaxamento e descanso dos olhos, ideal para ser instalada em quartos e salas, cômodos geralmente utilizados para descansar.
De modo geral, a melhor luz para dormir é aquela de iluminação mais quente de até 3.000K. Para saber mais sobre essas especificidades é só continuar a leitura! Luz vermelha: uma das iluminações mais recomendadas na hora de dormir é a vermelha. Isso acontece porque essa cor emite a sensação de conforto.
A luz amarela estimula a produção de melatonina (hormônio do sono), e a luz branca pode estimular a produção de cortisol (hormônio do estresse). Por isso, é importante pensar na iluminação de cada ambiente da sua casa ou do seu trabalho.
Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Em termos de consumo de energia, não há uma diferença significativa entre as luzes branca e amarela quando se compara lâmpadas de mesma eficiência energética. O fator determinante é o tipo de lâmpada utilizada.
Sua tonalidade ajuda a aumentar a concentração e a produtividade dos moradores, sendo ideal para espaços que existem atenção e visibilidade. Ou seja, você pode utilizar a luz branca em ambientes como cozinhas, banheiros, lavanderias e áreas de estudo e escritórios.
Pode colocar luz branca e amarela no mesmo ambiente?
Mesmo sendo possível utilizar luzes brancas e amarelas no mesmo ambiente, é indicado haver um equilíbrio entre a iluminação central e os pontos focais, como as luminárias e os spots, por exemplo.
As lâmpadas de LED são mais eficientes e consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, mas podem emitir a mesma quantidade de luz ou até mais. Como você pode ver, uma lâmpada LED de 18 watts pode substituir uma lâmpada incandescente de 100 watts, pois ambas emitem cerca de 1600 lúmens.
Quando usar luz amarela? O ideal é utilizá-la em ambientes onde você e a sua família descansam, têm momentos de ócio e precisam de mais privacidade. Por exemplo, nos dormitórios, na sala de estar, na sala de TV e cinema, na varanda e no terraço.
As lâmpadas LED são a escolha moderna e eficiente para a iluminação residencial. Elas consomem menos energia, têm uma vida útil mais longa e oferecem uma variedade de opções de temperatura de cor. Garanta a escolha de lâmpadas LED de qualidade e de marcas confiáveis.
Ela deixa o nosso cérebro mais alerta e produtivo, portanto, iluminar o quarto apenas com luz branca pode não ajudar a ter um sono de qualidade. Já as lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, é relaxante e tranquila, perfeita para descansar.