De modo geral, a melhor luz para dormir é aquela de iluminação mais quente de até 3.000K. Para saber mais sobre essas especificidades é só continuar a leitura! Luz vermelha: uma das iluminações mais recomendadas na hora de dormir é a vermelha. Isso acontece porque essa cor emite a sensação de conforto.
Mas essa influência pode ser tanto positiva quanto negativa. Por isso, vale levar em consideração a cromoterapia na hora de escolher as cores para o seu quarto. Em linhas gerais, considera-se que azul, verde e amarelo claro são as melhores cores para ter uma noite de sono longa e tranquila.
Quando a luz azul aparece em excesso no dia a dia das pessoas pelo uso de aparelhos eletrônicos, o descanso pode ser afetado. A exposição a esse tipo de luz durante as horas de escuridão pode tornar mais difícil adormecer e até mesmo manter o sono.
Como esclarece o estudo da NIOSH, a luz vermelha é a que menos impacto exerce sobre o ciclo circadiano. Isso a torna indicada para dormir, afinal, como já mostramos aqui no blog da Maxflex, um sono de qualidade depende de um ciclo circadiano bem regulado.
A luz amarela estimula a produção de melatonina (hormônio do sono), e a luz branca pode estimular a produção de cortisol (hormônio do estresse). Por isso, é importante pensar na iluminação de cada ambiente da sua casa ou do seu trabalho.
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.
Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.
Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.
A exposição à luz durante a noite, especialmente à luz azul intensa emitida por eletrônicos como celular e televisão, pode interromper esse ritmo e dificultar o adormecer, inclusive por prejudicar a produção de melatonina.
Ela deixa o nosso cérebro mais alerta e produtivo, portanto, iluminar o quarto apenas com luz branca pode não ajudar a ter um sono de qualidade. Já as lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, é relaxante e tranquila, perfeita para descansar.
A luz é uma das grandes vilãs da hora de dormir. Essa rivalidade com o sono acontece porque o escuro é o gatilho para nosso corpo produzir a melatonina, o hormônio do sono. A luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos, é um exemplo.
A luz quente, que é aquela mais amarelada, nos ajuda a relaxar mais. Por isso, ela pode te deixar um pouco sonolento enquanto lê, atrapalhando na concentração. Porém, se você gosta de ler no fim da noite, principalmente antes de dormir, a luz quente, entre 3000K e 3500K, seria uma boa opção.
“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.
A luz quente é mais suave e menos agressiva, criando um ambiente mais calmo e relaxante que pode facilitar a preparação do corpo e da mente para o sono. Ambiente Relaxante: A luz quente cria uma atmosfera mais acolhedora e relaxante, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Qual é a temperatura da cor mais indicada para quarto? Por se tratar de um local de descanso, a luz amarela (2700K até 3500K) é a mais indicada para a maioria das luminárias do quarto, inclusive para a fonte de luz principal.
De modo geral, a melhor luz para dormir é aquela de iluminação mais quente de até 3.000K. Para saber mais sobre essas especificidades é só continuar a leitura! Luz vermelha: uma das iluminações mais recomendadas na hora de dormir é a vermelha. Isso acontece porque essa cor emite a sensação de conforto.
Como já mencionado, dormir com a luz acesa afeta negativamente o sono e, portanto, oferece os mesmos efeitos que a privação do sono. Esses efeitos incluem: Depressão: dormir com as luzes acesas está associado com o desenvolvimento de depressão, podendo também afetar o humor em geral e causar irritabilidade.
As de tonalidades frias, como azul e branco, de grande amplitude, típicas de telas de celular, computador e tablet, e que servem para manter o foco e atenção, são fortemente desaconselhadas para quem prefere dormir no claro. Elas alteram o relógio biológico, inibem a produção de melatonina e estão associadas à insônia.
No caso, a luz azul de lâmpadas e fitas de LED, por exemplo, são opções que tornam o quarto um ambiente mais relaxante e propício para noites bem dormidas. De acordo com a cromoterapia nas lâmpadas, o tom azul ajuda a aliviar casos de insônia e estresse.
Assim como no primeiro longa, as novas emoções também são representadas por diferentes cores, sendo a Ansiedade laranja, Inveja ciano, Tédio roxo, e Vergonha rosa.
Azul. Sem dúvida, essa é uma das cores mais relaxantes e com efeito tranquilizante. Na cromoterapia, o azul transmite paz, acalma, ajuda a combater o estresse e a insônia.
Para isso, é importante desligar ou parar de usar TV, tablet e celular pelos menos duas horas antes de dormir. - No momento do uso, deve-se manter as telas a uma distância segura, evitando ficar com o rosto muito perto, além de ajustar o contraste e a cor para reduzir sua intensidade.