A bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar na hora do check-in e pode levar consigo para dentro do avião sem pagar nada, independente da tarifa adquirida. Ela deve ser acomodada no bagageiro superior ou embaixo da poltrona em frente à sua, conforme a orientação da companhia aérea durante o embarque.
Normalmente, o passageiro pode levar uma bagagem de mão e uma mochila, sem custo extra. A mochila deve ser casual ou escolar, e caber debaixo da poltrona da aeronave. Porém, é importante checar com antecedência, já que algumas companhias aéreas podem permitir apenas um dos dois, a depender do valor das passagens.
Ou seja, se você não quer ter que se preocupar se sua mala vai caber ou se vai extrapolar o limite de peso para bagagens de mão, ela deve medir no máximo 45 cm de altura por 35 cm de largura e ter 20 cm de espessura. E deve pesar, no máximo, 8 kg.
Conforme as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), cada passageiro tem direito de levar com ele uma bagagem de mão com até 10 kg de maneira gratuita ainda.
REGRAS MALA DE MÃO 10KG (2024): DÚVIDAS, DICAS E ERROS QUE NÃO PODE COMETER | BAGAGEM DE MÃO
Como despachar a mala sem pagar?
Como despachar bagagem sem pagar diretamente por ela
Alcançar status nos programas de fidelidade. Os programas de fidelidade das companhias aéreas costumam oferecer benefícios para seus passageiros frequentes. ...
Alcançar status nas alianças aéreas. ...
Usar milhas. ...
Garantir passagens nas melhores categorias de cabine.
Cada bagagem despachada corresponde a um único volume de até 23 kg. Se esse peso for dividido em dois ou mais volumes, cada volume extra será cobrado como bagagem adicional.
Atualmente, tanto para voos domésticos como internacionais, é possível levar uma mala de até 10kg e mais uma bolsa menor, como mochila, por exemplo, para documentos, dinheiro e demais objetos de valor.
Agora as malas de mão, como bolsas e mochilas, você não tem obrigação de despachar, até porque elas cabem em baixo do assento a sua frente e podem ser colocados ali! Lembrando que a bagagem de mão deve ter no máximo 10kg, deve ter medidas máximas de acordo com a companhia e não pode ter produtos que afetem a segurança.
Além da bagagem despachada, o passageiro tem direito a levar consigo uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor, como dinheiro, aparelhos eletrônicos e remédios.
A mala de viagem pequena é mais compacta do que a média. Essa bagagem, geralmente, possui em torno de 60 cm x 37 cm. Já a de bordo, ela é ainda menor que a mala pequena, cabendo perfeitamente no compartimento de mala de mão do avião. Essa peça precisa ter, no máximo, até 55 cm x 35 cm x 25 cm.
Uma mochila pequena pode ser levada como um artigo pessoal, além de uma bagagem de mão. Nesse caso, a mochila e a bagagem de mão são coisas diferentes, que podem ser igualmente levadas a bordo sem custo em voos de grande parte das companhias aéreas. O passageiro, no entanto, também pode viajar com duas mochilas.
Uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.
Atualmente, bagagens de 23 quilos em voos nacionais e 32 quilos nos voos internacionais são cobradas à parte, com um valor adicional ao da passagem. Cada empresa estabelece o critério de cobrança e as dimensões das malas.
Muitas companhias permitem também que o viajante leve gratuitamente um item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho, uma mochila para notebook, entre outros. As medidas máximas, válidas para LATAM e VOEPASS devem ser: 45 cm X 35 cm X 20 cm.
Para ter direito ao benefício da 1ª bagagem gratuita em voos da GOL, é necessário apresentar o cartão de crédito GOL Smiles Infinite ou Platinum no balcão de check-in da GOL e solicitar a inclusão.
O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg?
Se a sua bagagem de mão exceder o peso máximo permitido, terá de ser despachada. A maioria das companhias aéreas não cobra uma taxa extra por excesso de peso, mas deve consultar as políticas internas. A taxa de despacho de bagagem varia entre 60 e 140 reais, dependendo da companhia aérea e da tarifa da sua passagem.
O peso máximo permitido pode variar de uma companhia aérea para outra e também depende da classe de serviço em que o passageiro está viajando. Normalmente, os limites de peso ficam na faixa de 7 kg a 10 kg. É importante observar que há itens que são proibidos na bagagem de mão, devido a preocupações de segurança.
Em geral, a regra é que os bilhetes mais baratos ou promocionais não ofereçam a bagagem, que deve ser comprada à parte, mas algumas companhias aéreas permitem que o passageiro despache uma ou até duas malas sem custo adicional, dependendo da classe da passagem.
Quando a mala possui um compartimento especial (bolsa de redinha com zíper), nele você pode colocar as peças de roupa íntima (de sete a nove calcinhas e de cinco a sete sutiãs).
Cada recipiente não pode exceder o volume de 100ml. Líquidos em frascos acima de 100ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios. - Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo.
Para quem precisa despachar malas, há outras formas conseguir o serviço sem custo, ainda que ele não esteja incluído na passagem: Programa de pontos – As companhias costumam oferecer bagagem grátis para membros de classe superior de seus programas de pontos.
O truque ganhou o apelido de #pillowhack do TikTok, já que se resume a um travesseiro feito com as roupas que não couberam na mala tradicional. O vídeo mostra que basta abrir uma fronha ou capa de almofada, retirar o travesseiro normal e encher com as peças que deseja levar.