Islândia, país no norte do continente europeu, é uma pequena nação insular com economia altamente desenvolvida. Islândia é um país insular europeu onde vivem 343 mil habitantes. Está localizado na região norte do continente, a noroeste da ilha da Grã-Bretanha e a sudeste da Groenlândia.
O mar do Norte é um mar do oceano Atlântico, situado entre as costas da Noruega e da Dinamarca ao leste, a costa das Ilhas Britânicas ao oeste e a Alemanha, Países Baixos, Bélgica e França ao sul e banha o principado não-reconhecido de Sealand.
O clima predominante na Islândia é o temperado oceânico, o que significa verões frescos e úmidos e invernos frios e nevados. As temperaturas médias anuais variam entre 0°C e 10°C. Durante os meses de verão, especialmente em julho e agosto, as temperaturas costumam ficar entre 10°C e 13°C.
Por estar às margens do Círculo Polar Ártico, a Islândia, assim como qualquer lugar de altas latitudes, tem dias longuíssimos no verão e noites intermináveis no inverno. Na ilha, em junho, o sol se põe após a meia-noite e nasce logo depois, às 3h. Por isso, é normal as pessoas ficarem de óculos escuros o tempo todo.
Ligado ao oceano Atlântico Norte pelos estreitos Kattegat (que separa a Dinamarca da Suécia) e Skagerrak (que separa a Noruega da Dinamarca), o mar Báltico banha a Noruega, a Suécia, a Finlândia, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Rússia, a Polónia, a Alemanha e a Dinamarca, ocupando uma área de 420 000 km2.
Seus principais produtos de exportação são alumínio e filés de peixe, os principais itens de importação são de carros, petróleo refinado e alumina. A economia da Islândia é modesta, dependente em grande parte da pesca e indústria relacionada, que respondem por quase 70% das exportações.
A principal característica da Islândia em termos geográficos é o seu extremo contraste entre vulcões e glaciares, o que lhe permitiu adquirir o apelido de "terra do Gelo e do Fogo".
O único país do mundo em que a população está totalmente livre de mosquitos é a Islândia. Apesar do clima extremamente frio, a Islândia, tem vegetação e temperaturas que podem sustentar a vida de seres humanos e de vários animais, inclusive de alguns insetos.
O país está precisamente localizado na Europa do Norte, em uma região geográfica conhecida como península da Escandinávia, banhada em sua maior parte pelo mar do Norte. O mar de Barents e o mar da Noruega também banham o litoral do país. O território norueguês faz fronteira com Rússia, Finlândia e Suécia.
A Dinamarca é delimitada a oeste pelo Mar do Norte, enquanto as ilhas de Zelandia, Fiónia e Lolland-Falster separam o Mar Báltico do Mar de Kattegat. As ilhas dinamarquesas se encontram em meio à rota marítima que liga o Mar Báltico aos principais oceanos do mundo.
A Economia da Suécia é caracterizada por se tratar de um país altamente orientado para a exportação, com uma atividade industrial baseada na produção de automóveis, sistemas de telecomunicações, produtos farmacêuticos, máquinas avançadas, equipamentos de precisão, produtos químicos, produtos florestais, artigos de aço ...
A Rússia é o maior país em extensão territorial do mundo, portanto, possui uma geografia diversificada. Ela está localizada entre a Ásia e a Europa. O território russo é banhado pelos oceanos Pacífico e Glacial Ártico. Além disso, a Rússia é banhada pelos mares Báltico, Negro e Cáspio.
Quais são os países banhados pelo Mar Mediterrâneo?
Na Europa, os países banhados pelo Mediterrâneo são Espanha, França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Hezergovina, Montenegro, Albânia, Grécia e Turquia. Na Ásia, Síria, Líbano, Israel e Palestina; e na África, Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.
Um deles é a “noite polar“, uma situação que ocorre quando o sol não sobe acima do horizonte nesta época do ano. Neste período, moradores e visitantes de regiões da Finlândia, Noruega, Suécia, Canadá e Groelândia se acostumam com o escuro, ou com a penumbra de um crepúsculo sem fim.
🌞 Na Islândia, isso é bem comum no verão. O sol não se põe, permanecendo acima (ou próximo) do horizonte por quase 24 horas por dia. 🌎Vivenciado no extremo norte do globo (acima do Círculo Polar Ártico) e no extremo sul (Antártica), o espetáculo natural ocorre devido à órbita elíptica da Terra.
Então, é verdade que na Finlândia não existe noite? Em certo sentido, sim, especialmente durante o verão nas regiões ao norte do Círculo Ártico. Mas o país também experimenta longas noites durante o inverno.