Qual melhor horário para comer farinha de linhaça?
“A linhaça pode ser consumida diariamente, não há um momento específico do dia, mas alguns estudos apontam para um melhor controle da glicemia quando o consumo ocorre antes da refeição principal. Além disso, é observado um maior benefício quando há consumo prolongado, por mais de 12 semanas”, esclarece o nutrólogo.
Nossa dica é adicioná-la no preparo de pães, bolos, biscoitos e tortas. Ela ainda fica uma delícia em iogurtes, frutas, bebidas, sopas e até mesmo saladas.
A nutricionista Talyta Machado, que atende em Brasília, explica que não há diferenças nutricionais significativas entre a linhaça dourada e a marrom. Segundo ela, não existe restrição quanto ao consumo diário da semente. “Pode consumir todos os dias, se a alimentação for saudável e variada.
Um dos cereais que podem te ajudar no combate a insônia é a linhaça. Por ser rica em vitamina B6, ela ajuda a converter o triptofano em serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro regulando a primeira fase do sono. Que tal uma tigela de iogurte natural com algumas colheres de linhaça antes de dormir!?
Para um jantar leve e saudável, um bom prato de saladas, temperado com azeite extravirgem e alguns farelos, como semente de linhaça ou de girassol, torna-se uma ótima opção noturna. As saladas são leves e os farelos são fontes de antioxidantes, que combatem radicais livres e mantêm o equilíbrio do organismo.
Não é da noite para o dia que você começa a sentir os efeitos positivos do óleo linhaça, isso porque a suplementação em cápsulas é um processo preventivo e não resolutivo. Por isso, ela vai funcionar dentro de alguns dias e de acordo com a miligramagem contida na cápsula e a absorção do seu organismo.
Por ser rica em ômega-3, do tipo ácido alfa linolênico (ALA), com ação anti-inflamatória e antioxidante, a farinha de linhaça ajuda a evitar que o colesterol se deposite na parede dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares, como AVC ou infarto.
Pelo menos 28% relataram diminuição de formação de gases. Rico em fibra, a linhaça ajuda na aceleração do trânsito intestinal. “A linhaça conta com fibras solúveis metabolizadas no cólon, que promovem o aumento do bolo fecal e melhora o funcionamento do intestino.
De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6.
A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. A maior vantagem da chia em relação à linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade.
Qual o melhor horário para tomar farinha de linhaça?
“A linhaça pode ser consumida diariamente, não há um momento específico do dia, mas alguns estudos apontam para um melhor controle da glicemia quando o consumo ocorre antes da refeição principal. Além disso, é observado um maior benefício quando há consumo prolongado, por mais de 12 semanas”, esclarece o nutrólogo.
Consumir um pouco de farinha de linhaça dissolvida em água antes das refeições pode também ajudar a regular os níveis de glicemia, impedindo variações bruscas no apetite que costumam o correr após o consumo de carboidratos de rápida absorção (pense naquela fome que costuma aparecer se você comer só um pedaço de pão ...
Qual a melhor farinha de linhaça dourada ou marrom?
Muita gente fica em dúvida de qual tipo de linhaça escolher: dourada ou a marrom. Nutricionalmente falando, as duas opções são bem parecidas, sendo que a linhaça dourada possui 29% de proteínas e 43% de óleos e a marrom apresenta 22% de proteínas e 44% óleos.
A farinha de linhaça dourada ou marrom pode ser adicionada à vitaminas, mingaus, sopas, panquecas, massas, pães, bolos, tortas, pizzas, biscoitos e aos muffins. Além disso, esse ingrediente é um ótimo substituto de ovo. Para isso, basta misturar uma colher com três colheres de sopa de água, formando uma pasta.
A Jasmine foi a primeira marca no país a oferecer a Farinha de Linhaça Dourada Estabilizada. Isso significa que todos os nutrientes e benefícios da Linhaça são garantidos pelo processo de estabilização, que evita a oxidação dos nutrientes, mesmo após a trituração dos grãos.
As fibras são outro nutriente em destaque na linhaça. A porção recomendada dessa semente é de 10 gramas por dia, aproximadamente de uma colher de sopa. Essa quantidade contém 3,35 gramas de fibras.
Quanto tempo a farinha de linhaça começa a fazer efeito?
A suplementação da dieta dos ratos com farinha de linhaça por um período de 35 dias promoveu redução significativa dos níveis de TG e no aumento significativo dos níveis de HDL-c em relação ao grupo controle, tanto no grupo LM (p<0,001) quanto no grupo LD (p<0,01) (Tabela 2).
“Essa semente é capaz de ajudar na regeneração dos fios danificados, fortificar e estimular o crescimento do cabelo e evitar problemas capilares, como caspa, queda de cabelo, quebra e pontas duplas.
A linhaça é uma semente que tem conservação maior depois de triturada. Para valorizar os fitoquímicos presentes, torna-se menos resistente fermentando muito facilmente. Por isso, guarde em geladeira.
Para obter todos esses benefícios, o ideal é comer, diariamente, duas colheres de sopa ou 20 g da semente. Essa porção pode ser dividida ao longo do dia, mas, para quem quer emagrecer, vale a pena incluir uma boa parte no café da manhã.
Além disso, a linhaça tem fibras solúveis, excelentes para o funcionamento do intestino e manutenção dos probióticos (bactérias boas) que protegem o órgão”. Os resultados do estudo realizado representam mais uma evidência de que o consumo de linhaça traz muitos benefícios à saúde, conforme a pesquisadora.
Dentre eles, destaque para magnésio, ferro, fósforo, zinco, ferro, potássio, manganês e vitaminas do complexo B. Ainda, a linhaça traz carboidratos, lignanas, ácidos fenólicos, hemicelulose, açúcares e gordura em sua composição. Assim, é um alimento extremamente rico para o organismo.