O Ministério das Comunicações é um órgão da administração federal direta que foi criado em junho de 2020, a partir do desmembramento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Com sede em Brasília, a Anatel realiza as atividades de fiscalização e mantém contato mais próximo com a sociedade por meio de Gerências Regionais e Unidades Operacionais em todas as capitais brasileiras.
Social Media é o cargo de todo profissional que fica responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades. Agendamentos de posts e relacionamento com o público são algumas das suas várias atribuições.
Agora é lei: Governo Federal garante acesso à internet para alunos da rede pública. O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta quinta-feira (26) a Lei 14.35/22, que institui o Internet Brasil.
Ministério da Justiça e Segurança Pública cria a Secretaria de Direitos Digitais. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou uma nova estrutura que ficará responsável por assuntos voltados à internet e tecnologia.
Entre os provedores de atuação nacional, temos entre os principais: Claro, Vivo, Oi e Tim. Já as empresas de atuação regional existem diversas, um bom exemplo é a Sempre Internet, fundada em 2020 através da fusão de 06 provedores com ampla experiência no mercado.
Institucional. O Ministério das Comunicações é um órgão da administração federal direta que foi criado em junho de 2020, a partir do desmembramento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
No Brasil, o órgão responsável para fazer a governança da internet foi criado em 1995 – isso mesmo, no governo FHC – e se chama Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br.
Qual o órgão que fiscaliza os provedores de internet?
A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações.
É responsabilidade dos governos e organizações internacionais que em parceria sustentam e monitoram a internet global para assegurar a veracidade dos sites ali contidos.
O Governo Federal atua nas redes sociais com o objetivo de promover acesso aos serviços e políticas públicas, bem como ampliar a transparência e a comunicação entre o Executivo e os cidadãos.