A queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina.
Os carros a diesel mais modernos emitem menos poluição do que os carros a gasolina igualmente novos, garante um novo estudo realizado por especialistas de seis países.
“O carro elétrico em si não polui nada, nem escapamento tem. Mas a energia que move esse carro é gerada por usinas termelétricas à base de carvão mineral, combustível altamente poluidor”, completou. Nesse sentido, Vargas conclui que o carro flex chega a ser 30% menos poluidor que o carro elétrico europeu.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
O etanol é conhecido como o combustível menos poluente que existe atualmente. Feito de matérias primas de vegetais como a cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa renovável e limpa, que confere mais potência ao motor dos veículos, assim como a vida útil do lubrificante, se comparado com a gasolina.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
Por possuir hidrocarbonetos mais densos do que a gasolina, além de metais pesados em sua composição, o diesel é considerado o combustível que polui mais.
Ouviu falar que etanol limpa o motor melhor que gasolina, mas ficou em dúvida? Acredite, é verdade, e neste artigo mostraremos como isso acontece e como este combustível pode contribuir para aumentar a vida útil de algumas peças do seu carro.
O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.
A emissão de alguns gases por combustíveis fósseis tem sido um dos grandes causadores do aumento do efeito estufa, sendo por isso mais vantajoso a utilização de biocombustíveis como o etanol. Em todo o ciclo do combustível o etanol lança menos C02 à atmosfera pelo fato dele ser extraído da cana-de-açúcar.
O primeiro da lista dos mais poluentes é o Chevrolet Corsa (gasolina motor 1.4), que recebeu nota 4,8. Na sequência vem o Peugeot 307 Sedan (álcool 1.6) com 5,2 e Citroën Xsara Picasso (álcool 1.6), Citroen C3 (álcool 1.4), Renault Scenic (álcool 1.6) e Chevrolet Montana (Gasolina 1.4) com 5,6.
Carros elétricos têm maior impacto ambiental na fase de fabricação, principalmente devido às baterias. Já os veículos a gasolina liberam gases nocivos ao longo de toda a vida útil.
Acelerar ou frear de forma brusca quando não existe necessidade também prejudica sua missão de tornar o carro menos poluente e faz com que o consumo de combustível seja maior. Além disso, não estique muito nas marchas. Isso faz com que o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes aumente.
Geralmente, os carros menos poluentes são considerados os veículos elétricos, aqueles que não necessitam de combustível para rodar. Nesse mesmo sentido, os carros híbridos vem em segundo lugar, pois podem alternar entre bateria e gasolina.
“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.
A relação de preço e rendimento do etanol pode variar dependendo de diversos fatores, como a região, a safra, o mercado internacional, entre outros. Geralmente, o etanol é mais barato em relação à gasolina, o que o torna uma opção mais econômica para abastecer veículos flex.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
Recomendado para uso via tanque de combustível. Aditivo para limpeza dos bicos injetores de gasolina, podendo ser utilizado em motores bicombustível, com tecnologia flex. É um produto recomendado para manter o sistema de alimentação de combustível limpo.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
É bom misturar gasolina e etanol? Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.
Isso ocorre porque o etanol é corrosivo e pode danificar algumas partes do motor, como as mangueiras e as vedações. Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes.
O etanol é produzido pela fermentação de açúcares, principalmente. Sua grande vantagem está no aspecto ambiental, pois sua matriz vegetal retira gás carbônico da atmosfera. Sua principal desvantagem está na dependência dos fatores climáticos para uma boa produção.
Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera. Não pare agora...
O diesel se torna o grande vilão no trânsito, pois os veículos movidos com este combustível (ônibus e caminhões), não são equipados com bons catalisadores.
Por ser mais robusto, os motores a diesel conseguem ter uma durabilidade maior em comparação com os movidos a gasolina. Como desvantagens, os carros a diesel costumam ser bem mais caros se comparados aos outros combustíveis. Além disso, o motor é mais pesado e mais barulhento.