Verificando o nível de óleo pela vareta A cor ideal do óleo é amarelo-esverdeado, se estiver muito escuro indica que está na hora de trocar. Quando realizar esse último passo você deverá notar na ponta da vareta a marcação do nível máximo e mínimo de óleo, o ideal é que ele esteja no meio dessas duas marcações.
Perto da ponta da vareta de nível há duas linhas. Entre elas há, às vezes, uma área com linhas entrecruzadas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva.
Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.
Se o nível estiver abaixo da marca mínima indicada na vareta, é necessário adicionar mais óleo para garantir o bom funcionamento e a longevidade do motor do veículo. Se tiver dúvidas ou não tiver a certeza de como o fazer, é aconselhável levar o carro a uma oficina de mecânica.
Por que andar com óleo abaixo do nível mínimo prejudica o carro? Quando isso acontece, o motor começa a ter pouca lubrificação, gerando desgaste mais rápido dos componentes. Outro problema é um possível superaquecimento, levando-o a fundir.
Como conferir o nível do óleo do motor? Tem algumas regrinhas!
Qual o mínimo de óleo no carro?
A vareta de óleo não fica posicionada no fundo do reservatório do motor (conhecido o carter) e sim na superfície do óleo. Com isso a vareta mede somente o último litro de óleo, ou seja, se seu motor possui 3,5 l o máximo da vareta é 3,5 l e o mínimo da vareta quer dizer que ainda tem 2,5 l no motor.
Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível. Pois, se não tem óleo, a pressão do sistema cai a zero. Mas, se o nível está correto e a luz do óleo se acendeu, existe então a possibilidade de um problema grave no sistema de lubrificação.
Há um consenso entre as engenharias das fábricas de que o razoável é baixar um litro cada cinco mil quilômetros. Mas à medida que a quilometragem aumenta, pode haver também um acréscimo nesse consumo de óleo, mas que não deve ser superior a um litro cada mil quilômetros.
A frequência recomendada para a troca de óleo do motor pode variar de acordo com o fabricante do veículo e o tipo de óleo usado. No entanto, como regra geral, a maioria dos fabricantes recomenda a troca de óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Frequência recomendada para verificar o óleo de motor. Você só precisa de um minuto para verificá-lo, uma vez por semana, o que pode evitar que o motor tenha problemas graves.
Primeiramente, cabe destacar que o nível de óleo do motor pode baixar um pouco entre os procedimentos de troca. Isso é perfeitamente normal, desde que a variação seja pequena.
Acendeu a luz mas tem óleo no cárter? Como essa luz indica problemas em todo o sistema de lubrificação no motor, ela não acende apenas caso falte óleo. Pode ocorrer dela acionar e a vareta indicar que o nível está normal. Isso pode ser sinal de que a bomba está entupida ou está com algum problema.
Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
O que acontece quando colocar óleo acima do nível?
Mas, é engano pensar que o nível muito alto, acima do limite máximo indicado na vareta, não é um problema. Esse óleo em excesso pode permitir que o eixo virabrequim esbarre no óleo em seu movimento de rotação. Isso provoca uma espuma, que pode danificar o motor, já que ela não lubrifica nada.
O excesso de óleo pode gerar resistência adicional nas peças móveis do motor, como na cambota e nos pistões, resultando num menor desempenho. Por vezes também se ouvem ruídos estranhos provenientes do motor, posto que o excesso de lubrificante causa uma pressão interna elevada, afetando as vedações e juntas do motor.
Não é recomendável completar, mas, sim, substituir o óleo e levar o carro a uma oficina para investigar o motivo de o nível ter caído tanto. Normalmente quando isso acontece é porque há algum defeito no veículo, que está consumindo óleo do motor além do necessário ou um vazamento.
Ao notar falhas na partida, barulhos incomuns no veículo ao ligar, desligar e no geral, bem como a perda de potência, maior consumo de gasolina ou outro combustível e falhas na partida são algumas das situações que pedem a troca de óleo o mais rápido possível.
Quando há falta de óleo no cárter, haverá pouca lubrificação das peças o que leva à aceleração do desgaste. Ou seja, elas podem parar de funcionar e precisar serem trocadas. Com o motor, o problema pode ser ainda pior. A falta de óleo pode levar ao superaquecimento do motor que acaba se fundindo.
Quanto ele pode baixar na vareta? Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros.
A primeira razão é o consumo por evaporação, devido ao fato de o lubrificante trabalhar aquecido. Outra fonte do consumo é por diluição de combustível não queimado, o qual diminui sua viscosidade, permitindo que uma pequena parcela passe para a câmara de combustão e seja queimada.
Confira debaixo do carro se tem uma pocinha de óleo. Mas, se você procurou o óleo vazando ou gotejando e não achou, se tudo estiver sequinho, o óleo pode estar abaixando porque ele está queimando junto com a gasolina. E esse óleo queimado sai pelo escapamento.
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
A luz de óleo acende no painel para indicar que está faltando lubrificação no motor. Esse fato pode estar relacionado ao nível baixo do lubrificante no cárter. Não foi óleo para a bomba e, consequentemente, não lubrificou as outras partes do motor. É melhor torcer para que o problema seja esse.
A luz do óleo é uma das mais perigosas luzes do painel do carro. Ela indica falhas no sistema de lubrificação do motor. Se o motor funcionar sem ser lubrificado, ele vai fundir. Por isso, leve o carro até uma oficina quando este aviso aparecer no painel.