Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
São vários toques que falam de suas conquistas, seus feitos, suas mulheres e seu poder e domínio como Orixá. Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.
O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina. Conheça melhor a história deste Orixá!
Mãe Lindete de Oyá nos contou que Iansã é um deusa guerreira, destemida e obstinada. Ela, em alguns momentos, age intensa como uma búfala, em outros, delicada como uma borboleta.
A palavra enxu em tupi-guarani significa literalmente "abelha negra", também sendo conhecida na literatura as rupitelas desta palavra exu, eixu, eichu, enxu, enchú, inchú, eixuí, eichuí, enxuí, inxú, inxuí e cabaxuí.
Quando se veem as primeiras Bíblias traduzidas para o iorubá ou fon-ewe, Exu ou Legba é traduzido como “evil”, o mal (em inglês), o diabo. Mesmo o Alcorão traduzido para o iorubá o coloca como ash-Shaitan, o demônio.
Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
É a Iemanjá mais velha da terra de Ebadô, não há iniciados no Brasil. Oloxá é também considerada esposa/irmã de Olocum. Seus mensageiros são os crocodilos.
Exu Pantera Negra ficou também conhecido por ter o poder de curar doenças que eram dadas como incuráveis e mortais. Como se isso não fosse suficiente ele era ainda conhecido por enriquecer aqueles que a ele recorrem e fazem uma bela oferenda!
As pombagiras adotaram esse animal, mascote do orixá Exú, para elas. E dizem as lendas que quando querem passear pelo plano terreno se transformam em gatos pretos que perambulam pela rua durante a madrugada, procurando almas.
Exu Marabô - serventia direta de Oxóssi. Exu Caveira - serventia direta de Obaluaê. Exu gira-mundo - serventia direta de Xangô. Exu Pomba gira(são várias mas regidas por Yemanjá e cruzada com outros orixás) - serventia direta de Yemanja.
O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.
Uma curiosidade é que, segundo a mitologia egípcia, deuses e deusas tinham o poder de se transformar em diferentes animais. Apenas uma divindade, a deusa Bastet, que representava fertilidade, domesticidade, música, dança e prazer, tinha o poder de se tornar um gato.
Exu Olóbé é representado pela nlá òbe (grande faca). Dia: segunda-feira, bom para planejamentos. Oferenda: Mia ìyèfun àkùko epo - farofa de farinha de mandioca com carne de galo no dendê.