Para além da função muscular, a creatina tem se mostrado uma excelente aliada do cérebro. Estudos recentes indicam que a creatina tem potencial para otimizar a cognição, proteger contra doenças neurodegenerativas e potencialmente melhorar a capacidade mental em várias frentes.
Como pudemos ver, a creatina é um nutriente extremamente importante para a função e saúde cerebral, impactando de forma positiva diversos aspectos que vão desde a melhora da função cognitiva e do estado de humor à possíveis tratamentos adjuvantes para doenças neurodegenerativas.
Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito no cérebro?
Quanto tempo demora para fazer efeito? Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.
Qual a função da creatina nas atividades cerebrais?
"Em resumo, essa suplementação pode ajudar no aprimoramento da memória, proporcionar uma maior capacidade de retenção e mais resistência à fadiga mental. Além disso, a creatina pode aumentar o Q.I e melhorar a cognição geral e de idosos.
Quem tem problema neurológico pode tomar creatina?
RESULTADOS: O uso suplementar de creatina pode ser benéfico nas terapias de diversas doenças, tais como as doenças neurodegenerativas, doença de Parkinson, doença de Huntington e lesão cerebral traumática.
EFEITO DA CREATINA NA SAÚDE E EM DOENÇAS - SEU CORPO PRECISA DISSO? | DR BRUNO G. CHAGAS
Quais as doenças que a creatina previne?
Previne doenças crônicas
Além de melhorar a performance nos exercícios, a creatina também melhora a saúde como um todo! Tem vários estudos que mostram que a Creatina, se for usada direitinho, pode ajudar a diminuir o risco de doenças tipo a diabetes, o Alzheimer e o Parkinson, que são doenças crônicas.
Estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), como é o caso da cafeína, têm o poder de retardar o cansaço e interferir na qualidade do sono. Entretanto, a creatina não atua no estímulo de energia à nível de SNC, sua atuação ocorre diretamente no tecido muscular e, portanto, não há interferência no sono.
O nome Creapure é devido a uma patente alemã, que garante 100% da pureza e alta qualidade da creatina no produto. Com este selo no rótulo, já sabemos que essa creatina é de melhor qualidade, uma vez que sua absorção é maior; portanto, podemos considerar uma das melhores opções de creatina.
Qual o melhor horário para tomar creatina para o cérebro?
Diferente da suplementação voltada para o desempenho físico, quando se visa a saúde cerebral, não há um momento "ideal" para tomar a creatina. Ela pode ser consumida a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos.
“Algumas pesquisas indicam um possível aumento no risco de arritmias cardíacas, enquanto outras não encontram evidências significativas”, aponta a cardiologista. Ainda de acordo com a Dra. Luciana, a creatina é um dos suplementos mais estudados e as evidências atuais sugerem que, em geral, é seguro para ser prescrito.
Quais são os efeitos colaterais da creatina? Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
Quais são as pessoas que não podem tomar creatina?
Contraindicações da creatina
Os principais riscos no uso de creatina são relacionados à sobrecarga das funções dos rins. Por isso, ela pode ser contraindicada para pacientes com problemas ou comprometimentos renais pré-existentes.
Se com o uso correto, essa proteína consegue aumentar a energia muscular, para os fios, a substância restaura a fibra capilar e deixa as madeixas mais resistentes. A creatina tem ação parecida com a queratina, e recupera a massa dos fios, evitando a quebra, queda e ressecamentos graves.
O consumo de creatina, em especial em grandes quantidades, pode gerar desconforto gastrointestinal - como náuseas e diarreia -, além de inchaço, cãibras e desidratação. Além disso, existe a possibilidade de sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
Sendo assim, a creatina beneficia a saúde da pele ao melhorar o fornecimento de energia celular e proteger contra danos causados pelo ambiente. Isso ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro e mantém a pele saudável e resistente aos sinais de envelhecimento.
Os benefícios da creatina se estendem muito além de maximizar os resultados na academia. Ela pode ajudar as mulheres a afastar a depressão, se sentirem mais enérgicas, se tornarem mais produtivas e evitarem doenças crônicas.
Melhora do desempenho nos treinos de musculação, aumento de força e recuperação muscular. Outro tópico observado foi o ganho de massa considerável. Seu horário preferido para tomar creatina é no famoso pré-treino ou antes de dormir.
Portanto, sim, é possível tomar creatina sem treinar dependendo do seu objetivo. “É necessário, no entanto, que um profissional avalie a real necessidade e a dosagem correta”, alerta a profissional. Afinal, não indica-se ingerir o suplemento sem necessidade ou em excesso.
Ela cita que alguns estudos apontam que o consumo de creatina resulta em melhoras significantes nos testes de inteligência e no desempenho da memória de trabalho. Isso porque, além de o cérebro usar a molécula para a energia, a substância apresenta efeitos anti-inflamatórios fortes.
A atividade física intensa acarreta na ativação de nosso sistema nervoso central, o qual fica alerta até mesmo após a atividade. Dessa forma, suplementos como creatina e Whey Protein causam danos indiretos ao sono, pois potencializam o treino do atleta.
Tomar creatina antes de dormir pode atrapalhar o sono devido ao seu potencial efeito estimulante e ao aumento da atividade metabólica. Por isso, evite tomar creatina antes de ir para a cama.
Quais os benefícios da creatina para quem não faz exercícios?
“A creatina ajuda na hidratação das células do nosso corpo. Essa hidratação extra pode colaborar muito para o desenvolvimento dos músculos e o seu crescimento.
Isso porque a substância utilizada em suplementos nutricionais apresenta valor calórico mínimo, tendo efeito associado ao aumento de massa muscular. “A creatina auxilia no emagrecimento, mas o que faz emagrecer ou engordar é a dieta”, explica o personal trainer Rafael Castro.