A área original do bioma no Brasil é 1,1 milhão de quilômetros quadrados, mas também há uma pequena porção na Argentina e no Paraguai. — As florestas da Mata Atlântica foram as mais devastadas do país e hoje o bioma conta com apenas 12% de florestas bem preservadas e maduras, em relação à cobertura florestal original.
A Mata Atlântica é considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo. Contudo, 90% de sua extensão original está destruída, tornando-a o bioma brasileiro mais ameaçado.
O Cerrado superou a Amazônia como o bioma mais devastado do Brasil, representando 61% do desmatamento total em 2023. E a diminuição do desmatamento é uma das principais ações para proteger esses e outros biomas brasileiros das mudanças climáticas.
Mata Atlântica é o bioma mais devastado do país 23/01/2024 - 16:07. A Agência Senado publicou, na sexta-feira (12/01), matéria a respeito da devastação da Mata Atlântica, bioma brasileiro com os piores índices de conversão da cobertura vegetal original e perda de biodiversidade.
BIOMAS BRASILEIROS - Parte 1 | GEOGRAFIA | Mapa Mental | Quer Que Desenhe
Qual o bioma brasileiro mais prejudicado?
A área original do bioma no Brasil é 1,1 milhão de quilômetros quadrados, mas também há uma pequena porção na Argentina e no Paraguai. — As florestas da Mata Atlântica foram as mais devastadas do país e hoje o bioma conta com apenas 12% de florestas bem preservadas e maduras, em relação à cobertura florestal original.
Estudo realizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade) mostra que o Pantanal é o bioma brasileiro com maior índice de espécies preservadas. De todas as espécies que integram a fauna pantaneira, 93,7% são consideradas “menos preocupantes” de sofrerem processo de extinção.
Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga tem valor econômico e biológico para o País. A Caatinga é frequentemente associada à seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país.
O bioma brasileiro que passou por um grande processo de fragmentação foi a Mata Atlântica. A Mata Atlântica localiza-se ao longo das serras do Mar e da Mantiqueira, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Abrange cerca de 15% do território brasileiro, estando presente em 17 estados.
Qual é o bioma mais ameaçado de extinção no Brasil?
A flora terrestre da Mata Atlântica se manteve com 43% das espécies ameaçadas nos dois períodos, liderando a lista de bioma-ambiente com mais risco. Já a fauna terrestre do Sistema Costeiro-Marinho tinha 37% e passou ao segundo lugar com 38% das espécies ameaçadas em 2022.
Apesar de sua importância, a Caatinga possui 46% de sua área desmatada, o terceiro bioma mais degradado do Brasil, atrás da Mata Atlântica e do Cerrado. No que se refere à complexidade socioambiental, esse bioma está na região semiárida mais povoada do mundo e detém a população mais pobre do Brasil.
O bioma mais ameaçado pelo desmatamento é a Amazônia.
Essa taxa de desmatamento, divulgada recentemente, representa um aumento de cerca de 20%, em relação à taxa de desmatamento estimada pelo Prodes 2020, que foi de 10.851 km².
Em 2020, dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) revelaram que a Amazônia e o Cerrado foram os biomas mais afetados pela perda de vegetação natural.
A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. De fato, é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país.
Exclusivamente brasileiro, o bioma Caatinga é o principal ecossistema/bioma da região nordeste. A caatinga é o bioma menos conhecido do país, já que se realizaram poucas coletas no mesmo.
Qual foi o bioma brasileiro mais afetado pela tragédia?
O rompimento da Barragem de Fundão, da Mineradora Samarco, que matou 19 pessoas e causou a maior tragédia ambiental da história do país, em novembro do ano passado, em Mariana, Região Central de Minas, também contribuiu para colocar o estado como o maior destruidor da mata atlântica do país.
O bioma Mata Atlântica é composto por diferentes formações de plantas e ecossistemas, destacando-se por sua grande biodiversidade, incluindo, espécies endêmicas (que ocorrem apenas nessa região). O bioma ocupa 15% do território nacional, estendendo-se por 17 estados brasileiros e parte da Argentina e do Paraguai.
O bioma é exclusivo do Brasil e os dados mais atuais indicam uma grande riqueza de ambientes e espécie: a Caatinga abriga 4.963 espécies de plantas, sendo que, deste total, 827 espécies (17% do total de espécies que se encontram no bioma) são conhecidos o estado de conservação.
Em relação às áreas naturais protegidas no Brasil o Pampa é o bioma que menor tem representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), representando apenas 0,4% da área continental brasileira protegida por unidades de conservação.
O total havia sido de 2.069.695 hectares no ano anterior. Maiores biomas do país, a Amazônia e o Cerrado somam mais de 85% da área desmatada em 2023. Pela primeira vez na série histórica, iniciada há cinco anos pelo MapBiomas, houve uma inversão e o Cerrado tornou-se o bioma com maior área desmatada.
Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.