🤔 As fitas costumam desfiar depois que cortamos com a tesoura, para que isso não aconteça, usamos o isqueiro para selar as pontas delas. 🔥 Além disso, também usamos para marcá-las.
Não obstante, os tecidos que não se desfiam são os tecidos de malha. Este tipo de tecido caracteriza-se por ser flexível e, ao contrário dos tecidos planos, que são rígidos e não elásticos, apresentam uma estrutura de fibras entrelaçadas que se mantêm no sítio.
O Cetim Mademoiselle é um tecido com baixa gramatura, brilho intenso acetinado, toque macio e delicado, não amassa, é resistente ao esgarçamento e ao desbotamento, permitindo uma transpiração moderada.
Cetim ou acetinado: existe diferença? A resposta é sim! Na verdade, o termo cetim se refere ao tecido, enquanto acetinado é uma característica dos tecidos lustrosos. Isso significa que o cetim é um tecido acetinado, mas nem todo tecido acetinado é considerado cetim.
Dentre os tipos disponíveis, é possível encontrar o cetim crepe, que é mais leve e fino,um tipo de cetim mais resistente utilizado para calçados e, por fim, o cetim duchesse, que é mais grosso e estruturado, geralmente utilizado em vestidos de noiva e outras roupas formais.
O Cetim Charmousse é um tecido fino, leve, bastante acetinado; é também conhecido como cetim sem elastano. Por isso, não possui elasticidade, além de ter um toque seco e liso; essas características o tornam o tecido ideal para forração de peças mais estruturadas.
As roupas de cetim costumam ter um caimento muito bonito que pode ser leve ou pode ser pesado. Este é um tecido que pode ter várias gramaturas, por isso pode ser mais fluido e com movimento ou mais encorpado. A gramatura do tecido vai influenciar diretamente no caimento da roupa.
O tecido cetim bucol é uma variação famosa do cetim e é muito parecido com o cetim italiano. A diferença está na gramatura, ou seja, na espessura do tecido. O cetim bucol é um pouco menos encorpado que o cetim italiano. Embora seja mais leve, as características de caimento permanecem.
Cetim Duchese: cetim pesado, utilizado nas produções para vestidos de noiva e peças da alta costura, diferente dos demais, possui a cor mais sólida e tem menos brilho. Cetim Toque de Seda: proporciona um toque leve e sofisticado, além disso, possui elasticidade, que proporciona conforto com caimento delicado.
Lã Vicuña. Vamos começar pelo mais caro e raro tecido dessa lista. Esse tipo especial de lã é conhecido como a “fibra de deus”. Ela vem das ovelhas vicuñas, na região central dos Andes no Peru e só pode ser extraída uma vez a cada três anos.
As malhas de poliéster com revestimento vinílico como a Phifertex® é perfeita para isso: durável, bonita e fácil de lavar. Como é um tecido que não desfia, ela funciona muito bem em projetos rápidos e fáceis sem costura, basta cortar e pronto!
Poliéster. O poliéster é uma das fibras mais comuns e está presente em várias peças. Quando o assunto é a facilidade para secar e não amassar, as roupas 100% poliéster são incríveis. Além disso, é um material super-resistente e ótimo para roupas de frio, já que não permite a saída do calor do corpo.
Nesse caso você poderá utilizar dois produtos para evitar esse desfiamento. A nossa termolina leitosa ( Adoro da marca acrílex) ou a nossa queridíssima cola PVA extra da tekbond.
Tem dois jeitos de usar a fita de cetim: dá pra colar ou costurar na peça que você tá fazendo, sabe? Pra colar, passe cola de silicone transparente ou cola branca. Agora, se a peça vai molhar, daí o ideal é costurar com agulha e linha porque fica mais resistente!
Não pode molhar ou lavar, pois a impressão pode ser danificada. Ao manusear a fita é preciso ter cuidado para não esfregar ou ter atrito, pois pode danificar.
Também conhecido como cetim comum com elastano, é um tecido leve, macio, com bom caimento e por possuir elastano em sua composição, ele também tem uma elasticidade.
O cetim Charmeuse é conhecido por sua textura suave e sedosa, que desliza suavemente sobre a pele e cria um efeito brilhante e elegante. Este tecido é perfeito para a confecção de vestidos de festa, saias, blusas e roupas de cama luxuosas, proporcionando um toque de glamour e sofisticação a qualquer ambiente.
Tanto o cetim quanto a seda possuem um toque suave e auxiliam na rotina de cuidados com a pele, principalmente para pessoas com a pele sensível ou propensas a irritações. Contudo, por ser um tecido natural e com propriedades comprovadas, a seda ainda acaba sendo uma opção com mais benefícios.
Cetim bucol é um tecido ideal para vestidos de festa e vestidos de noiva no corte evasê e godê com bastante volume. Além disso, pode ser usado para vestidos infantis com saias bem rodadas. Possui um caimento estruturado. Sua textura é lisa e possui um brilho acetinado.
O Tecido Cetim com Lycra é uma combinação de dois materiais distintos, o cetim e o lycra (também conhecido como elastano). Essa junção resulta em um tecido versátil, que combina as características luxuosas do cetim com a elasticidade e flexibilidade do lycra.
O Cetim de Seda Pura Liso é um dos tecidos mais nobres em Seda. Feito a partir da fibra natural da Seda, é extremamente delicado. Levíssimo, possui bastante caimento e sua aparência é bastante acetinada. É ideal para a confecção de peças esvoaçantes e com movimento.