Pavimento (do latim pavimentu), também chamado calçamento ou, em linguagem popular, chão, designa em arquitectura, no caso de ambientes internos, a base horizontal de uma determinada construção (ou as diferentes bases de cada andar de um edifício), ou ainda, as calçadas e faixas de rodagem dos pavimentos externos.
-Conforme Manual de Pavimentação (IPR, 2006), caracteriza-se por uma base cimentada por algum aglutinante com propriedades cimentícias como por exemplo, por uma camada de solo cimento revestida por uma camada asfáltica.
Portanto, tudo que está abaixo do térreo é subsolo (enterrado ou aflorado), e no caso de um térreo no nível da rua, havendo pavimento de garagem acima, estes serão denominados como 1º pavimento, 2º pavimento e assim por diante.
PAVIMENTO - Conjunto de áreas cobertas ou descobertas em uma edificação, situadas entre o plano de um piso e o teto imediatamente superior, admitindo-se um desnível máximo de 1,50m.
A função do pavimento é melhorar as condições de tráfego para que essas operações sejam mais viáveis, confortáveis e seguras. Assim, ele também contribui com a menor ocorrência de acidentes e a redução de custos para realização de movimentações.
Videoaula 01 - Conceito de Pavimento - Materiais de Construção Rodoviária
O que são os pavimentos?
A pavimentação significa a construção e revestimento de superfícies, como estradas, ruas, calçadas, pátios, estacionamentos e áreas industriais. Essa construção é feita com materiais adequados para permitir o tráfego de veículos e pedestres.
Os tipos de pavimentos são divididos da seguinte forma: flexível, semirrígido e rígido. Os pavimentos flexíveis e semirrígidos possuem revestimento a base de materiais betuminosos e os pavimentos rígidos são obtidos com a utilização de concreto.
Pavimento (do latim pavimentu), também chamado calçamento ou, em linguagem popular, chão, designa em arquitectura, no caso de ambientes internos, a base horizontal de uma determinada construção (ou as diferentes bases de cada andar de um edifício), ou ainda, as calçadas e faixas de rodagem dos pavimentos externos.
De acordo com o DNIT (2006), define como pavimento como uma superestrutura composta por camadas de espessuras finitas assentes sobre o subleito ou semi-espaço infinito.
Geralmente, pavimento é a denominação de um espaço horizontal de uma edificação, situado em um mesmo piso. Resumidamente, pavimento é o conjunto de dependências de um edifício, construídas em um mesmo nível (sinônimo de andar).
O ANDAR TÉRREO é o ambiente criado entre esse pavimento e o pavimento ou cobertura imediatamente acima. Portanto, pode-se dizer: "Meu apartamento é no SEGUNDO PAVIMENTO, ou seja, no PRIMEIRO ANDAR." .
O número de pavimentos é uma medida utilizada para descrever a quantidade de andares ou pisos de um edifício. É um fator importante na arquitetura e na construção civil, pois determina a altura e a capacidade do prédio.
Ele se refere à quantidade de andares ou pisos que compõem um edifício ou uma estrutura. Essa medida é importante tanto para a definição do projeto arquitetônico quanto para a análise de viabilidade e custos da construção.
O asfalto é composto por cinco camadas: sub-leito, sub-base, base, camada de regularização, que pode ou não existir, e revestimento. A espessura de cada uma depende de fatores que devem ser avaliados no planejamento, como propriedades do solo, topografia, drenagem e análise de tráfego do local.
A análise mecanística de pavimentos consiste em calcular as respostas estruturais (tensões, deformações e deslocamentos) do pavimento devido as cargas do tráfego e verificar o número de solicitações que levam à sua falha estrutural.
pavimento e o nível superior de sua cobertura. Ou seja, o andar é o ambiente criado pela edificação para a utilização a que se pretende. PAVIMENTO: plano de piso. Portanto, pavimento é o elemento construtivo de suporte às atividades e utilizações a que o edifício se destina.
O asfalto é o material mais utilizado na pavimentação de vias de tráfego, principalmente devido às suas características de flexibilidade e facilidade de execução. Neste tipo de pavimento, diferentemente do pavimento rígido, as cargas são distribuídas nas camadas subjacentes e são suportadas pela fundação.
O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura. A pavimentação apresenta base horizontal composta pela sobreposição de camadas, elevando a durabilidade e contribuindo para o tráfego de veículos e pedestres.
O andar no nível do solo ou da rua é chamado de "térreo" (ou seja, não precisa de número; o andar abaixo é chamado de "porão" e o andar acima é chamado de "primeiro") em muitas regiões.
O primeiro piso abaixo da cota de soleira é designado Piso -1. Na linguagem comum, designa-se por andar cada um dos pisos de um edifício acima do piso térreo (rés do chão). O termo "andar" (tal como o termo "rés-do-chão") não deve ser utilizado nos documentos técnicos.
Uma casa térrea é aquela que tem somente um andar, isto é, está diretamente no chão. Esse é um estilo mais tradicional e clássico, já que todos os cômodos ficam mais acessíveis. Por outro lado, é um imóvel que tende a ocupar um espaço de terreno maior por não ser verticalizada.
O pavimento técnico, também conhecido por pavimento sobrelevado, é um tipo de chão constituído por módulos suportados por uma estrutura metálica que permite uma montagem em altura, a qual varia entre seis centímetros a mais de um metro.
Qual o tipo de pavimento mais utilizado no Brasil?
No Brasil, o pavimento flexível ainda é mais utilizado do que o pavimento rígido. “Sabe-se que o pavimento de concreto teve seu momento de destaque na década de 50, e após esse período, a produção de cimento foi direcionada a indústria da construção civil.