Modelos de passarela devem seguir as seguintes medidas: estatura acima de 1,74 m, perímetro de cintura até 60 cm, de quadril até 90 cm e massa corporal próxima de 20 kg do que o proposto para tal estatura (exemplo: modelo de estatura 1,80m e massa corporal de 60 kg).
Mas é preciso atenção às exigências: o padrão de altura é de 1,60 a 1,90 m, a média de manequins é do 46 ao 52 e é preciso ter um corpo proporcional (cintura fina, quadris e seios fartos). Cuidados com a pele são igualmente fundamentais, bem como dieta e saúde em dia.
Geralmente, exige-se que o modelo de passarela tenha um corpo magro e não tão forte, mas isso é algo que varia de acordo com o tema do desfile (para desfilar peças da temporada de verão, opta-se por homens um pouco mais musculosos). Também é comum que o modelo fotográfico possua um rosto “quadrado”.
Enquanto algumas já sofreram com quilos a mais, a maioria das entrevistadas no SPFW disse que o peso não oscila muito. Na passarela, ter menos de 1,75 m não permite entrada e pesar 60 kg pode causar desespero.
O necessário é ter um corpo bem proporcionado e traços que imprimam personalidade. E QUANTO À ALTURA? O mercado de moda absorve modelos a partir de 1,70m. Para desfiles, há uma exigência maior, a partir de 1,75m para modelos femininas e de 1,80m para modelos masculinos.
O MODELO DE CORPO PERFEITO - PAULO MUZY | Cortes do Inteligência Ltda.
É preciso ser magra para ser modelo?
Ser magra, não é fator de sucesso. A modelo precisa ter disciplina, responsabilidade, proatividade, comprometimento e força de vontade. Os desafios serão diversos, e para isso a modelo precisa de equilíbrio emocional para enfrentar as constantes viagens e trabalhos de longas horas.
As medidas giram em torno de 95/96 centímetros de tórax, 64 de cintura e 90 de quadril, uma das característica para o modelo fashion masculino é não ter as coxas grossas ou musculosas, além de ter o corpo definido. Essas são as medidas mais procuradas em um modelo fashion.
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 9360/17, que exige atestado médico para o exercício profissional de modelos fotográficos ou de desfiles com índice de massa corporal (IMC) menor que 17. No atestado, o médico deverá informar que a modelo goza de boa saúde.
O padrão de beleza que vem das passarelas, cinema e televisão é de uma mulher cada vez mais magra. No início da década, a medida ideal para as modelos era 1,80 m de altura e 60 kg. Atualmente, o peso caiu para 55 kg.
Porque as roupas ficam mais bonitas nos corpos altos e magérrimos. Pelo menos é nisso que acreditam os estilistas e a maioria das clientes das suas lojas. Você já notou que toda mulher sonha em ser mais alta e mais magra?
O exercício melhora a parte estética, pois faz com que os músculos trabalhem e ajuda a modelar o corpo. A musculação tem o poder de eliminar gordura e aumentar a massa muscular, ou seja, além de saudável, você fica mais bonita. Além disso, ela melhora a postura, pois os músculos se tornam mais resistentes.
Modelos precisam saber de diversos assuntos como: moda, quem são os clientes, como cuidar do corpo, como cuidar do psicológico, como se alimentar bem, como se vestir com estilo, como se apresentar corretamente em um teste, maquiagem, conhecimentos gerais, além de muito domínio em questões técnicas como fotografar e ...
Além da presença de palco e expressão corporal, ter uma boa postura profissional e comprometimento com horários e compromissos são fundamentais. A disposição para aprender continuamente e se adaptar às mudanças do mercado também é essencial para quem deseja construir uma carreira de sucesso no mundo da moda.
Engana-se quem acha que um rostinho bonito é o suficiente para engrenar em uma carreira de modelos. Há muitos mitos que cercam o universo da moda e, sem dúvida, esse é um deles. São muitas as exigências para quem deseja ser modelo, seja fotográfico, de passarela, de eventos ou de qualquer outro segmento.
Modelos de passarela devem seguir as seguintes medidas: estatura acima de 1,74 m, perímetro de cintura até 60 cm, de quadril até 90 cm e massa corporal próxima de 20 kg do que o proposto para tal estatura (exemplo: modelo de estatura 1,80m e massa corporal de 60 kg).
Cabe destacar que a maioria delas é NATURALMENTE magra. Basta observar modelos que já se aposentaram das passarelas, como Gisele Bündchen, pra perceber que ela continua magra. Diferente, por exemplo, da ex ginasta Daiane dos Santos que era magra e musculosa e depois de se afastar do esporte engordou.
“A modelo deve ter cerca de 20 quilos a menos que a sua altura”, diz Alê Gomes, booker da agência L'equipe. Ou seja, se você tem 1,60 metro, deve, para ter chance em passarelas e campanhas publicitárias, pesar 40 quilos.
IMC menor que 18. A pessoa desnutrida é considerada uma pessoa magra. No cálculo do IMC o resultado é inferior a 18 e chegando a 14. Por exemplo: uma pessoa com 1,70 de altura e peso de 50 kg tem um calculo de IMC de 17,30 e é considerada desnutrida.
Homens e mulheres cujas coxas têm circunferência superior a 60 cm têm menor risco de desenvolver doenças cardíacas, aponta um estudo do Hospital da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, com 3.000 pessoas.
De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados, do Reino Unido, a medida ideal da cintura de uma pessoa deve ser a metade da sua altura, ou seja: se você mede 1,80 m (180 cm), deve ter 90 cm de circunferência abdominal.
A medida (realizada na altura do umbigo) recomendada para mulheres, é abaixo de 88cm, ou idealmente abaixo de 80 cm. Valores acima de 88 cm são um sinal forte da presença de gordura visceral. Uma má notícia, a lipoaspiração da gordura do abdômen não elimina a gordura visceral que está entre os órgãos.