Uma dúvida recorrente na língua portuguesa é sobre como expressar concordância ou apoio a algo já mencionado, especialmente em documentos ou textos formais. A forma correta para expressar essa ação é "assino embaixo".
O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.
A palavra “embaixo” pertence à classe gramatical dos advérbios de lugar e exprime a ideia de uma coisa que está em posição inferior a outra. Quando ela vem seguida de uma preposição, forma-se uma locução adverbial, como no exemplo: embaixo da cama.
Assim, “debaixo” é um advérbio e significa o mesmo que “embaixo”. Já “de baixo” pode ser uma locução adjetiva, quando qualifica um substantivo; ainda, o termo “baixo”, contido nessa expressão, também pode funcionar como advérbio.
Embaixo é um advérbio de lugar. Ele deve ser utilizado sempre que quisermos transmitir uma ideia de posição de inferioridade, ou seja, abaixo, debaixo, inferiormente.
Vale destacar que, embora a grafia correta de “embaixo” seja unida, a locução adverbial “em cima” deve ser escrita de forma a separar “em” e “cima”. Por fim, caso ainda esteja com dúvidas sobre o assunto, acesse o link com um vídeo explicativo.
A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém. Portanto, são conceitos diferentes.
Escrito com a grafia separada, o termo em cima se refere ao antônimo de embaixo. Trata-se de uma locução adverbial de lugar, que tem como significado alguma coisa que se encontra em posição elevada em relação à outra, na parte superior ou sobre.
Este é um advérbio de lugar, usado para localizar algo espacialmente. É sinônimo de “debaixo” e antônimo (contrário) de “em cima”. Portanto o macete é simples: quer dizer que algo está “debaixo” de outra coisa, use “embaixo” junto!
Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos.
Quando alguém quer pedir para assinar algum documento, por exemplo, ou fazer uso da expressão em alguma situação, é escrita a frase “assino embaixo”, junta, porque nesse sentido a palavra é um advérbio, no qual indica o local onde será feita a assinatura.
Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.
Em síntese, as locuções são por baixo de e debaixo de. Se utilizar a primeira em situações de potencial movimento e a segunda em situações mais estáticas, poderá produzir frases adequadas.
A expressão “em baixo”, escrita com duas palavras separadas, é composta pela preposição “em” e pelo adjetivo “baixo”. O que acontece é que a palavra “baixo” refere-se a um termo que vem depois dela, geralmente um substantivo. Veja alguns exemplos: Ele não gosta de se arriscar, faz apostas em baixo risco.
Assim, o advérbio “abaixo” significa “em direção ao lugar mais baixo de”, “em direção ao solo” e “em lugar mais baixo”. Como interjeição, a palavra “abaixo” é usada em sinal de protesto. Já “a baixo” é uma expressão formada pela preposição “a” mais o adjetivo “baixo”, e também pode ser utilizada como locução adverbial.
Quando o sujeito estiver no singular, também utilizaremos o verbo no singular. Confira os exemplos abaixo: “Segue abaixo a foto solicitada.” “Segue abaixo a lista de convidados.”
“Debaixo" é um advérbio de lugar. Esta palavra está associada à posição de inferioridade, ou seja, indica a posição de alguém ou algo que está abaixo de algo ou alguém. “Debaixo” é uma palavra composta através da justaposição. Isto é, quando duas palavras se unem para formar outra: de + baixo = debaixo.
Qual a diferença? Obrigado. Segundo o Dicionário da Porto Editora, baixar significa «pôr baixo ou em baixo; fazer descer; arriar; apear; abater; diminuir; inclinar; fazer pender». O mesmo dicionário considera abaixar «tornar mais baixo; fazer descer; baixar; submeter; humilhar».