É possível consumir o figo maduro cru, ou verde em compotas, para enriquecer saladas de folhas verdes, assadas para serem servidas com carnes, em forma de purê ou geleia, ou desidratadas ou liofilizadas (a liofilização ou criodessecação é um processo de desidratação em que o produto é congelado sob vácuo e o gelo ...
Foi uma figueira que Jesus amaldiçoou porque não dava frutos em Mateus 7:19. Os figos fazem parte da base alimentar do Oriente Médio, são deliciosos e usados em tortas e banquetes. Também são usados como remédio desde a antiguidade como vemos em 2Re 20:7.
O cultivo da figueira no Brasil baseia-se praticamente na plantação de uma única variedade, Roxo de Valinhos, com maior expressão econômica nos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, em regiões bem delimitadas (figura 1).
A palavra coquinho pode referir-se a: o diminutivo de coco; Coquinho - outro nome do jerivá (Syagrus romanzoffiana); Coquinho - outro coqueiro (Syagrus microphylla);
As origens do fruto são tão remotas que ele é citado até mesmo na Bíblia, quando Adão foi expulso do Paraíso e usou as folhas da planta para se cobrir. Os principais produtores mundiais de figo são o Egito, a Turquia e outros países localizados no Mediterrâneo.
O figo é rico em nutrientes importantes, como as vitaminas C e as do complexo B, além de minerais essenciais para a manutenção da saúde da pele. A fruta também tem carotenoides e polifenois com efeitos protetores contra o envelhecimento precoce.