Davi viveu cerca de mil anos antes de Jesus. David lamenta a morte de seu filho favorito: " Ó meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Eu teria morrido em teu lugar, ó Absalão, meu filho, meu filho! " até que Joabe o convence a se recuperar da extravagância de sua dor e cumprir seu dever para com seu povo.
Outro filho de Davi, chamado Amnom, apaixonou-se por ela. Ele estava tão apaixonado, que até ficou doente. Amnom pensava que era impossível possuir a sua meia-irmã; ela era virgem e por isso não tinha o direito de se encontrar com nenhum homem.
Sendo o terceiro filho de Davi, era o único filho com Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur, nascido em 1 000 a.C.. Absalão era admirado por sua beleza, sem defeito, notável por sua longa cabeleira.
QUEM FOI ABSALÃO NA BÍBLIA: O FILHO TRAIDOR DO REI DAVI
Qual filho de Davi abusou da irmã?
Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar.
Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento.
Abisague é uma jovem sunamita mencionada na Bíblia. De grande beleza, foi companheira do rei Davi na sua velhice. Quando o rei já não se aquecia, por mais que se o cobrisse, devido ao adiantado de sua idade, seus servos mandaram buscar em todo Israel uma jovem virgem para servi-lo e aquecê-lo, deitando-se em seu peito.
E, assim, uma das consequências do pecado do monarca se cumpre. Absalão violenta as concubinas de Davi dentro de uma tenda exposta ao povo na frente do palácio de Jerusalém.
Jônatas amou Davi como à sua própria alma. A palavra usada aqui é אַהֲבָה, de אָהֵב. Esta palavra é normalmente associada em traduções com a palavra amor e, pode estar ligada tanto ao amor como afeição, quanto como atração, ou como um cuidado amoroso entre amigos, ou ainda como um amante mesmo.
Apesar de abatido, Davi continuava a amar Absalão e após cerca de três anos de “negociações” entre ele (Absalão) e Joabe (um servo de confiança do rei Davi, lider dos soldados), houve uma reaproximação entre pai e filho.
2Samuel 3:2-39 NTLH. Os filhos de Davi que nasceram na cidade de Hebrom são estes: o primeiro foi Amnom, filho de Ainoã, da cidade de Jezreel. O segundo foi Quileabe, filho de Abigail, viúva de Nabal, da cidade de Carmelo. O terceiro foi Absalão, filho de Maacá, que era filha de Talmai, rei de Gesur.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Jônatas e Davi se preocupavam profundamente um com o outro de uma forma que era indiscutivelmente mais forte e íntima do que uma amizade platônica. Os estudiosos destacam, por exemplo, que, ao conhecer Davi, o narrador descreve Jônatas como sentindo algo que só pode ser definido como “amor à primeira vista”.
Esposa de Davi (Petrônio Gontijo) em Reis morreu de forma misteriosa ao ser atacada fora dos muros de Jerusalém. Ao deixar Jerusalém, Hagite (Vannessa Gerbelli) foi atacada de forma misteriosa nos arredores da cidade.
Rei de Hebrom lamenta a morte da esposa com um grito de dor e sofrimento. Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido. “Não faz isso comigo, meu amor”, diz o rei em meio às lágrimas de dor e sofrimento.
A emocionante trajetória de Bateseba na série Reis chegou ao fim na nona temporada, A Sucessão. A esposa de Davi (Petrônio Gontijo) morreu após ser atacada por Rezom (Nando Rodrigues) no palácio.
Bate-Seba, Betsabé ou Batseba, Betseba (em hebraico: בת שבע, Batsheva ou Batseba) foi, de acordo com a narrativa bíblica, rainha consorte de Israel como uma das esposas do rei Davi. Era filha de Eliã ou Amiel, e esposa de Urias, o guerreiro hitita a serviço do rei hebreu.