O primeiro livro de Crônicas acrescenta que Jeroboão reinou durante cerca de duas décadas e passou o trono ao seu filho Nabade. Ele, porém, não ficou sequer dois anos à frente de Israel. O rapaz foi brutalmente assassinado, colocando fim à sua dinastia.
Saiba mais sobre nós. Jeroboão é ferido e depois curado por um profeta de Judá — O profeta transmite sua mensagem, é desviado do caminho por um profeta de Betel e é morto por um leão por sua desobediência — Jeroboão continua a adoração falsa em Israel.
O pecado de Jeroboão consistiu na cisão do reino e do culto oficial deslocado de Jerusalém para os dois santuários de Betel e Dan. Além disso Jeroboão estabeleceu sacerdotes dentre o povo que não eram da família de Levi (1Rs 12,31; 13,33-34).
Jeroboão (Vitor Novello) vai deixar o Reino de Israel jurado de morte após se aliar a Rezom (Nando Rodrigues). Ele, no entanto, ainda vai voltar para atormentar o filho de Davi (Petrônio Gontijo) --para usurpar o trono na novela bíblica da Record.
JEROBOÃO: O PRIMEIRO REI DE ISRAEL APÓS A DIVISÃO DO REINO
Qual foi o último rei da linhagem de Davi?
Então, pelos próximos 400 anos, eles foram governados por juízes, de Josué a Samuel. Depois disso, vieram 400 anos de governo dos reis de Israel e Judá, de Saul e Davi a Josias, o último rei reto da linhagem davídica.
Por toda a vida tentou em vão conquistar o Reino de Judá. O filho de Jeroboão, Nabade assumiu o trono, mas dois anos depois foi assassinado e Baasa se tornou o novo rei que exterminou todos os membros da família de Jeroboão, como predito pelo profeta Aías.
O primeiro livro de Crônicas acrescenta que Jeroboão reinou durante cerca de duas décadas e passou o trono ao seu filho Nabade. Ele, porém, não ficou sequer dois anos à frente de Israel. O rapaz foi brutalmente assassinado, colocando fim à sua dinastia.
Ele tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres perverteram-lhe o coração. Sendo já velho, suas mulheres perverteram-lhe o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não foi perfeito para com Jeová, seu Deus, como o fora o coração de Davi, seu pai.
Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás, e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra. E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse ele: Entra, mulher de Jeroboão!
Durante o reinado de Salomão, Jeroboão se rebelou contra ele, aconselhado pelo profeta Aías que lhe comunicou haver sido escolhido por Deus para reinar sobre dez das doze tribos de Israel, tirando o poder de Salomão, como castigo por este ter adorado outros deuses. (I Reis 11:29-38).
No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.
Em I Reis 11, lemos que o profeta Aías disse a um homem chamado Jeroboão, da tribo de Efraim, que trabalhava para Salomão, que Jeroboão seria rei sobre dez das tribos de Israel.
Ela não é nomeada no texto massorético, mas de acordo com a Septuaginta, ela era uma princesa egípcia chamada Ano. A Septuaginta afirma que ela era a irmã mais velha de Thekemina, esposa de Sisaque I, faraó do Egito, e foi dada a Jeroboão como esposa pelo próprio faraó.
E por isso, qualquer tipo de comparação de Salomão com aqueles que o sucederam seria simplificar demais e desconsiderar o contexto histórico que acompanha cada personagem [1]. Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910).
Dessa forma houve uma divisão: Roboão reinaria sobre duas tribos, a de Judá e a de Benjamim, que passou a chamar-se “Reino de Judá”. E Jeroboão assumiu as dez tribos que passou a ter mais de um nome “Tribo de Israel”, “Tribo de Efraim”, “Reino das dez tribos” e até mesmo “Reino de Samaria”.
Ele construirá dois bezerros de ouro para impedir que o povo vá até Jerusalém, no reino vizinho de Judá, para fazer os seus sacrifícios. O monarca será punido com um castigo pior do que a morte no folhetim da Record.
Assim que você entrar na cidade, o seu filho vai morrer. Todo o povo de Israel vai chorar por ele e vai sepultá-lo. O seu filho vai ser a única pessoa da família de Jeroboão que será sepultada porque ele foi o único de quem o SENHOR, o Deus de Israel, se agradou.
Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo. O povo se revoltou e se dividiu no reino do norte, Israel, e no reino do sul, Judá. Jeroboão, o rei do reino do norte, introduziu a idolatria e outras práticas iníquas no meio de seu povo.
Por causa do pecado de Salomão, eu castigarei os descendentes de Davi, mas isso não será para sempre.” Por causa disso, Salomão tentou matar Jeroboão, mas ele fugiu para o Egito. Jeroboão ficou com Sisaque, rei do Egito, e morou lá até a morte de Salomão.
O sonho de uma monarquia unida, formada pelas doze tribos, durou poucos anos. Praticamente, com a morte de Salomão começou o cisma político-religioso, causando a divisão em dois reinos o do norte (Israel) e o do sul (Judá).