30 E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias. 31 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.
Roboão vai ser o único herdeiro ao trono, mas acabará perdendo o poder após uma revolta comandada por Jeroboão (Vitor Novello). Ele vai juntar dez das 12 tribos para tirá-lo do palácio –dividindo a nação entre Reino de Israel e Reino de Judá.
Mulher de Roboão cai em desgraça com Deus. Maacá (Juliana Xavier) vai ser uma das responsáveis por afastar Roboão (Henrique Camargo) ainda mais de Deus nos próximos capítulos da novela Reis.
QUEM FOI ROBOÃO NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO REI ROBOÃO, FILHO DE SALOMÃO
Qual esposa de Davi foi enforcada?
Rei de Hebrom lamenta a morte da esposa com um grito de dor e sofrimento. Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido. “Não faz isso comigo, meu amor”, diz o rei em meio às lágrimas de dor e sofrimento.
Maalate (Luana Camaleão/Bianka Fernandes) perderá o prestígio dentro do reino nos próximos capítulos da novela Reis. Ela será "estrangulada" pela principal rival, Maacá (Juliana Xavier/Juliana Knust) --a qual dará um filho homem, Abias, para Roboão (Henrique Camargo/Heitor Martinez).
Decepcionada com o nobre, que a trocou por Abisague (Barbara França), ela fugiu para o Egito com o filho deles --Roboão (Henrique Camargo). O sofrimento, porém, está apenas começando na novela bíblica da Record.
O tempo passa e os filhos de Roboão se tornam adultos. No entanto, o rei convida apenas três deles para uma festa no barco: Selomite, o caçula, Jeús, o primogênito, e Abias. “E a preferência não passará despercebida pelos demais”, diz a rainha.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
Jeroboão teve problemas na convivência com Salomão, inclusive provocou uma revolta contra o reinado dele, foi derrotado e por isso fugiu para o Egito. Uma década depois que Salomão morreu, ele retornou para sua terra.
A Bíblia ainda cita uma mulher de Suném como o grande amor de Salomão, convencionando a chamá-la de Sulamita. A personagem de Barbara Reis também traz elementos desta figura, que foi a preferida entre as mais de 300 esposas e 700 concubinas do rei.
Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo. O povo se revoltou e se dividiu no reino do norte, Israel, e no reino do sul, Judá. Jeroboão, o rei do reino do norte, introduziu a idolatria e outras práticas iníquas no meio de seu povo.
Naamá (Ingrid Conte) vai pagar caro pelo próprio orgulho nos últimos capítulos de Reis. Ela, que se exilou no Egito para se vingar de Salomão (Guilherme Dellorto), vai ver Roboão (Henrique Camargo) sofrer com suas escolhas. O herdeiro do trono crescerá longe da palavra de Deus e se tornará um homem de caráter duvidoso.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
No último episódio da nona fase da trama, A Sucessão, o público acompanhou o sofrimento de Abisague durante o parto. A israelita não conseguiu dar à luz por causa da posição em que o bebê estava e desmaiou devido às fortes dores. Momentos antes, Naamá desejou que a amiga morresse.
Na estreia de Reis — A Decadência, o público acompanhou e sofreu com o desfecho de Abisague (Barbara França). Após uma briga com Naamá (Ingrid Conte), a jovem entrou em trabalho de parto e não resistiu. Agora, os fãs da série vão descobrir como esta morte vai impactar a amonita e Salomão (Guilherme Dellorto).
Após uma tentativa frustrada de fugir, Naamá retorna a Jerusalém. Então, a mãe de Roboão faz as malas e decide deixar a cidade. Salomão implora para a amada ficar, mas ela deixa claro que não aceita o relacionamento dele com Abisague.
Israel no Brasil | Naama Levy (19), ativista pela paz, foi violentamente sequestrada pelo grupo terrorista #Hamas em 7/10. Naama, há algum tempo, participava… Instagram.
31 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.
(2 crônicas 11:20) Maaca era casada com Roboão,que tinha dezoito mulheres e sessenta concubinas, mas amava mais a Maaca do que todas as outras esposas.