Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em educação, trabalho e vida sentimental. Seu "elevado senso de autoestima", dizem, lhes garante uma grande autoconfiança.
Segundo estudo da Queen's University Belfast, da Irlanda, publicado no dia 29, pessoas com traços narcisistas tendem a ser mais estáveis mentalmente, apresentando menores níveis de estresse e baixa vulnerabilidade à depressão.
Autoestima (aparência) e insegurança; Dependência de afeto e amor do outro (para manter o sentido de si mesmo) e, ao mesmo tempo, não se preocupa com a necessidade do outro; Sensação de direito e exigência de admiração constante e excessiva; Exagero em conquistas e talentos.
Sendo assim, são pessoas que superestimam suas capacidades e exageram suas realizações. Os narcisistas, geralmente, compensam a dor e a frustração desenvolvendo vícios e compulsões. Esse movimento ocorre porque querem que o sentimento de euforia aplaque o mal estar.
Ele normalmente tem a ver com a autoestima. Sendo assim, um narcisismo exagerado faz com que a pessoa tenha uma estima desproporcional por si mesma e, um narcisismo mais baixo, cria a necessidade de aprovação e de agradar o próximo para se sentir bem consigo mesmo.
Ser sempre o centro das atenções é a marca registrada de uma pessoa narcisista. Visto isso, o foco deve ser ela o tempo inteiro e, além disso, querem ser admirados a todo o instante também.
Embora seja possível para um narcisista desenvolver sentimentos de amor por outra pessoa, eles lutam para manter relacionamentos duradouros devido à sua falta de empatia e tendência ao egoísmo.
Os filhos de pais narcisistas tendem a ser muito dependentes emocionalmente e fisicamente para determinadas situações. a superproteção dos pais ensina os filhos a depender deles para tudo, seja para tomar uma decisão, ir ao mercado, sair de casa ou fazer coisas básicas como escolher o que vestir ou não.
O transtorno de personalidade narcisista causa problemas em muitas áreas da vida, como relacionamentos, trabalho, escola ou assuntos financeiros. Pessoas narcisistas podem ser geralmente infelizes e desapontadas quando não recebem favores especiais ou admiração que acreditam que merecem.
O narcisista gosta de receber validação a todo instante. Quando ele fala, ele tem que ser ouvido a qualquer custo. E quando ele realiza uma tarefa, ele quer todo e qualquer louro. Ele precisa sentir o mundo o coloca num pedestal.
Ter uma sensação exagerada e infundada da sua própria importância e talentos (grandiosidade). Ter preocupação com fantasias de realizações ilimitadas, influência, poder, inteligência, beleza ou amor perfeito. Ter convicção de ser especial e única e que deve relacionar-se apenas com pessoas do mais alto calibre.
Narcisistas planejam o curso de suas vidas, especialmente a velhice, ao longo de toda a sua existência. No entanto, durante essa jornada, eles acabam prejudicando e afastando muitas pessoas, e, naturalmente, as vítimas começam a despertar, se afastar e buscar proteção.
Os narcisistas grandiosos costumam ser extrovertidos, dominantes e arrogantes. Também têm autoestima elevada, são confiantes e geralmente são felizes. Por outro lado, os vulneráveis são inseguros, tímidos e com baixa autoestima. Geralmente, são ansiosos, mais sensíveis às críticas e podem ter depressão.
Os pais narcisistas criticam e cobram demais seus filhos, os enxergam como uma extensão de si mesmos e, portanto, interpretam a independência e a individualidade dos filhos como ameaça. Assim, tendem a boicotar a vida dos filhos para que estejam sempre a sua sombra.
Para o narcisista pedir desculpa significa simplesmente calar a boca e fingir que nada aconteceu. Sabe por que? Porque ele fica extremamente desconfortável com a crítica. Então ele pede desculpa só que nada vai mudar, porque o problema não foi resolvido de fato.
Como um narcisista trata a sua familia? Qualquer tratamento do narcisista, seja com quem for, não importa, sempre será com manipulação, colocando em prática o ciclo da manipulação, visando sempre suas expectativas e desejos. Ninguém importa para eles, nem mãe, nem filhos, nem ninguém: não amam, não conseguem amar.
Ele não consegue ser verdadeiramente feliz porque não consegue amar nada nem ninguém. Só consegue amar o poder que sente humilhando os outros. O único prazer do narcisista é se exibir e subjulgar seus semelhantes.