O macarrão integral tem as mesmas calorias que o tradicional. O lado bom é que, pelo fato de possuir fibras, contribui para a saciedade. Além disso, a ingestão diária de fibras ajuda a reduzir os riscos de câncer de mama e de próstata, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Macarrão de grãos ou leguminosas: Existem alternativas de macarrão feito com outros grãos, como trigo sarraceno, quinoa, espelta, cevada, entre outros. Esses tipos de macarrão podem oferecer uma variedade de nutrientes adicionais e opções sem glúten.
O macarrão integral é uma ótima opção para que busca uma alimentação mais nutritiva. Rico em fibras, vitaminas, minerais e muito saboroso, é uma opção cada vez mais buscada nos supermercados.
Para você ter uma ideia, o macarrão integral possui vitaminas B1, B6 e E, e também minerais como selênio, magnésio, zinco, cálcio, fósforo e potássio. Isso significa que ao consumi-lo você ajudará o seu corpo a fortalecer, por exemplo, ossos e dentes.
Miojo ou Macarrão Instantâneo? Verdades e Mentiras.
Como saber se o macarrão é 100% integral?
Entre vários pontos, a norma da Anvisa diz que os produtos apenas poderão ser classificados como integrais quando contiverem, no mínimo, 30% de ingredientes integrais na composição do produto como um todo e a quantidade desses ingredientes integrais for superior à quantidade dos ingredientes refinados.
Qual a diferença entre o macarrão integral e o macarrão normal?
A massa integral, em contrapartida, é feita de trigo integral e outros nutrientes, e seu material passa por menos procedimentos de refinamento, o que faz com que seus valores nutricionais sejam maiores que os da massa convencional.
Em comparação com as massas secas tradicionais —em geral de trigo comum (mais barato)—, as de grano duro, obtidas a partir de uma espécie de trigo chamada Triticum durum, apresentam qualidade superior e são mais saudáveis.
Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia. Lembre-se apenas de combinar o escolhido com quantidades adequadas de outros nutrientes — e, se possível, contar com a ajuda de um profissional.
O que engorda mais, arroz ou macarrão? Cada 100 g de macarrão branco ou integral cozido tem cerca de 159 calorias. Enquanto 100g de arroz tem entre 123 e 124 calorias.
Para quem quer perder peso ou tem algum tipo de intolerância, as melhores opções são os vegetais (de abobrinha, cenoura, pupunha) ou as massas de arroz e milho. Já para quem se preocupa com o valor nutricional, o macarrão integral é uma ótima escolha.
"Comer um macarrão bem preparado de duas a três vezes por semana não faz mal. Basta que o prato seja balanceado com outros tipos de alimento", conclui. Quanto mais jovem a pessoa é, melhor a digestão da massa.
Já o macarrão instantâneo integral é livre de gorduras trans e possui menos sódio do que as versões convencionais, o que o torna uma opção mais saudável.
Por isso, se o seu objetivo na dieta é o controle de peso, o mais indicado são as massas sem recheio, como penne, fusilli e talharim, com molho de tomate caseiro. Além disso, evite acrescentar uma porção de queijo para não aumentar o valor calórico.
Segundo um estudo publicado na Science Direct, as pessoas de dieta demonstraram perder mais peso quando sua dieta inclui macarrão regularmente. A análise também permitiu descobrir que macarrão é melhor para os níveis de glicose no sangue pós-refeição do que pão ou batata.
"Em uma quantidade de 100 gramas de arroz branco cozido tipo 1 temos 128 calorias, 2,5 g de proteína, 0,2 g de lipídios e 28,1 g de carboidratos. Já em 100 gramas de macarrão cru temos, 371 calorias, 10 g de proteína, 77,9 g de carboidrato e 1,3 g de lipídios", comenta.
A nutricionista Juliette Carvalho lembra que é possível substituir o arroz por outras fontes de energia e nutrientes: milho, batata doce, batata inglesa e mandioquinha são ótimas opções. Alguns cereis, como aveia e soja, podem ser boas alternativas para alcançar uma consistência parecida com a do arroz.
No entanto, existem opções mais saudáveis e nutritivas de macarrão, como o integral e o sem glúten, que podem ser incorporadas a uma dieta equilibrada.
O macarrão spaghetti integral da Vitao é uma opção saudável e saborosa para suas refeições. Feito com trigo integral de alta qualidade, esse macarrão preserva todos os nutrientes naturais do grão, incluindo fibras, vitaminas e minerais.
O que difere o macarrão comum do integral é a sua forma de preparo na fábrica. O comum é feito a partir da farinha de trigo, que passa pelo processo de refinamento. Já a massa integral é feita com trigo em sua forma integral e, por isso, preserva características importantes desse cereal.
A sêmola ou semolina é a farinha de trigo parcialmente moída e purificada e, além de ser perfeita para a produção de algumas massas, como o macarrão, ela ainda oferece diversos benefícios para a saúde.
Se busca uma experiência mais refinada, a massa com ovos pode ser a escolha ideal. Para um toque saudável e rústico, opte pela integral. E se busca pela forma e firmeza, escolha a sêmola. Lembre-se, a beleza da massa está na diversidade e na versatilidade.