Ela protege o corpo contra inúmeras coisas: a perda excessiva de água, atritos e patógenos e trabalha como um termorregulador. A pele também tem a função de controlar o fluxo sanguíneo do organismo, fazendo com que não haja coágulos ou transtornos com o sangue.
Considerado a maior glândula do corpo humano e segundo maior órgão, perdendo apenas para a pele, o fígado exerce diversas funções essenciais para o funcionamento do organismo e merece bastante cuidado.
Você sabe qual é o maior órgão do corpo humano? Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial.
Apesar de a maioria das pessoas achar estranho quando se fala da pele como um órgão, é exatamente esta a função que ela desempenha. Isto porque a pele é uma estrutura orgânica formada por células que compõem os tecidos que, por sua vez, formam os órgãos que são dotados de funções específicas.
Qual é o maior órgão do corpo humano? | Anatomia e etc.
Qual é o menor órgão do corpo humano?
Do tamanho de uma ervilha, o menor órgão é a glândula pineal, que tem entre 5 e 8 milímetros. Ela é responsável por liberar o hormônio que nos deixa com sono durante a noite.
O coração é, sem dúvida, um dos órgãos vitais mais conhecidos, porém, além dele, podemos citar o cérebro, os rins, o fígado e os pulmões. Já como exemplo de órgãos não vitais temos o baço, os órgãos reprodutores e a vesícula biliar.
Cérebro. O terceiro maior órgão é o cérebro, que pesa em média 1,2 quilo e tem em torno de 86 bilhões de neurônios, conectados por mais de 10 mil conexões sinápticas.
De acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o homem médio pesa 88,7 kg e a mulher média pesa 76,4kg. Isso significa que um homem de peso médio produz cerca de 1 quilo de cocô e uma mulher de peso médio produz cerca de 400 gramas de cocô por dia, contidas no intestino grosso.
Considerado a maior glândula do corpo humano, o fígado executa funções fundamentais para o organismo. O fígado é considerado a maior glândula do corpo humano. Tem coloração vermelho-escuro e pode ser dividido em dois lobos, sendo o direito bem maior que o esquerdo.
Se a lesão for tão grave que o fígado não consiga se regenerar, a pessoa pode precisar de um novo órgão, ou seja, de um transplante. Você aprenderá que, devido a sua capacidade de “regeneração”, o fígado pode ser doado enquanto o doador ainda está vivo.
Embora alguns, como o coração e o cérebro, sejam completamente vitais, existem outros que não são totalmente fundamentais e sem os quais podemos viver sem. Alguns exemplos são o apêndice, as amígdalas e a vesícula.
Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.
Qual parte do corpo humano não cresce desde o nascimento?
As orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, ao contrário das que existem no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce. Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da gestação.
A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.