A dermatologista Camila Simon explica que o bronzeamento artificial é mais prejudicial porque ele tem concentração de radiação UVA duas a três vezes maior que a luz solar ( bronzeamento natural). “15 minutos na câmara de bronzeamento pode equivaler a 3 horas de sol”, comenta Camila.
Isso depende muito da pele de cada pessoa, mas normalmente o bronzeamento artificial dura aproximadamente de 30 até 60 dias na pele. Vale lembrar que, tudo irá depender de seus hábitos, estilo de vida e alimentação. Quem consome betacaroteno como parte do cotidiano tem maior facilidade de fixar o bronzeado na pele.
Agora no verão muita gente sonha em ficar com a pele bronzeada, mas, ou por falta de tempo ou de oportunidade, não consegue arrumar uns minutinhos para se esticar no sol e aproveitar o bronzeado. Por isso, o bronzeamento artificial na máquina é uma excelente alternativa!
Invista e capriche no uso dos hidratantes todos os dias com ativos como pantenol, aloe vera, camomila e manteigas, como a de karité. A hidratação mantém o bronzeado por mais tempo, pois ajuda a pele a não descamar ou ressecar e a fixar a cor dourada. Lembre-se: uma pele bem hidratada sofre menos com a agressão do sol.
A dermatologista Camila Simon explica que o bronzeamento artificial é mais prejudicial porque ele tem concentração de radiação UVA duas a três vezes maior que a luz solar ( bronzeamento natural). “15 minutos na câmara de bronzeamento pode equivaler a 3 horas de sol”, comenta Camila.
Tal como acontece com fumar, o hábito de bronzear-se é extremamente prejudicial porque os danos são cumulativos. Cada vez que você entra em uma cabine de bronzeamento, os danos aumentam, criando mais mutações no DNA e aumentando o risco de câncer de pele.
Além disso, com o bronzeamento artificial, você evita vermelhidão, queimaduras e aspecto descascado da nossa pele. Não podemos esquecer que a exposição excessiva aos raios solares, sem proteção, também pode causar algumas doenças, como câncer de pele.
No caso do bronzeamento a jato, o produto é pulverizado na pele pelo profissional; Ficar entre 6 a 8 horas com o produto na pele, de acordo com a orientação do fabricante do produto e/ ou do profissional que realizou o bronzeamento; Tomar banho para retirar o excesso de produto bronzeador.
Os “autobronzeadores” ou “jet bronzers” são produtos à base de hidroxiacetona, substância que reage com a pele e estimula a fabricação de um pigmento, a melanoidina. Essa reação não faz mal, e a cor aparece uma hora após a aplicação e dura até sete dias.
Evite banhos muito quentes: Lembre-se que, a sua pele sofreu um processo natural que ativa a melanina para que possa ficar bronzeada. Evitar se expor ao sol após o bronzeamento artificial: é ideal evitar a exposição solar por, no mínimo, 48 horas após o bronzeamento artificial.
Quantas vezes por semana posso fazer bronzeamento artificial?
O bronzeamento a jato, também conhecido como bronzeamento com spray, é uma ótima opção para ter a pele bronzeada de forma natural, sem ficar exposto ao sol, podendo ser realizado quantas vezes a pessoa achar necessário, pois não possui contraindicações e nem risco para a saúde.
Como proteger o rosto na máquina de bronzeamento artificial?
A principal delas é a proteção solar diária – não deixe de aplicar protetor solar para manter a saúde da sua pele. Lembre-se de que o sol e o calor podem desidratar a pele, por isso é crucial investir em hidratação. Use cremes hidratantes regularmente e mantenha-se bem hidratado, ingerindo bastante água.
Qual a diferença do bronze natural para o artificial?
A diferença entre bronzeamento natural e bronzeamento artificial está nos métodos pelos quais a pele adquire um tom mais escuro. O bronzeamento natural ocorre de forma gradual e lenta, por meio da exposição ao sol, estimulando a produção de vitamina D no organismo.
Quanto tempo depois do bronze de máquina pode tomar banho?
Depois do tempo estipulado pelo profissional, a cliente não pode tomar banho pelo período de 1 hora, pois nesse período ainda existe um processo de autobronzeamento.
O bronzeamento artificial é muito mais “potente” do que o natural, por isso, a durabilidade também é maior. Nossa pele é renovada em média a cada 21 dias, mas, tomando todos os cuidados citados acima e dependendo do seu tipo de pele, o seu bronzeado pode durar ainda mais.
Além do resultado estético o bronzeamento artificial estimula a absorção de vitamina D, espanta a depressão, diminui fungos e bactérias, e traz muitos outros benefícios, como: -Melhora na autoestima. -Camuflagem natural de estrias, vasinhos, celulite e outras “imperfeições” da pele.
Se o bronzeado vem dos raios UV – seja do sol ou artificial –, nunca será saudável, por mais lentamente que seja obtido. Como mencionamos anteriormente, o tom bronzeado é consequência de danos às células da pele, com consequente risco de fotoenvelhecimento e câncer de pele13,15.
Mito 2: “O bronzeamento artificial é mais seguro do que o bronzeamento artificial.” Alguns aficionados por bronzeamento artificial dizem que, como as máquinas de bronzeamento usam principalmente Luz UVA, bronzear-se dessa forma é mais seguro do que ficar ao sol. Não é verdade.
O que os dermatologistas falam sobre o bronzeamento artificial?
Nesse sentido, vale ressaltar que a exposição ao bronzeamento artificial, apenas uma vez na vida, aumenta cerca de 20% de chance de desenvolver o melanoma, o mais temido dos cânceres de pele. O risco aumenta para 59% quando usado antes de 35 anos.