Qual o melhor clareamento, consultório ou caseiro?
O clareamento em consultório apresenta inicialmente um resultado mais rápido, porém o resultado a longo prazo do clareamento caseiro é mais estável. Sendo hoje em dia comum se associar as duas técnicas. Cada paciente deve ser avaliado individualmente para junto com o dentista decidirem a melhor técnica.
Qual o melhor clareamento caseiro ou de consultório?
Uma das vantagens do clareamento caseiro é a praticidade e o baixo custo em relação ao clareamento de consultório. Além disso, o clareamento caseiro pode ser feito em casa, sem a necessidade de frequentar o consultório do dentista, o que pode ser uma vantagem para quem tem uma rotina muito corrida.
Entre os tipos de clareamento dental, o clareamento dental caseiro é o mais eficiente e seguro aos dentes. Utiliza os mesmos géis clareadores das técnicas a laser, led ou convencional, porém aplicados pelo próprio paciente por moldeiras flexíveis e transparentes.
O método mais efetivo, no entanto, é o da conjugação de clareamento feito em consultório com o complemento do tratamento realizado em casa, sempre observando as orientações dadas pelo profissional.
Para quem quer resultados visíveis rapidamente, o clareamento a laser é o mais indicado. Isso porque os dentes ficam mais brancos já na primeira sessão. Quanto ao clareamento caseiro, os resultados demoram um pouco e são gradativos.
Podemos destacar que o clareamento caseiro pode ter uma durabilidade maior, pois o dente fica mais tempo em contato com o gel clareador. Diferente do clareamento de consultório, onde o gel fica em contato somente alguns minutos durante as sessões.
- Consultório: No clareamento de consultório, o dentista também utiliza um gel clareador, mas com concentrações mais elevadas do que os usados no tratamento caseiro. O profissional utiliza uma barreira que protege a gengiva e faz a aplicação do gel, que permanece em contato com os dentes por mais ou menos 50 minutos.
Muita gente tem essa dúvida na internet: - Fiz clareamento e os dentes continuam amarelos. É o seu caso? De fato, isso é mais comum do que se imagina. E tem a ver com os tipos de clareamento disponíveis no mercado, bem como com a condição mesma dos seus dentes.
Esse procedimento é mais seguro para os dentes, mas o tempo das sessões é mais longo — afinal, é aplicado o gel clareador e não são usadas fontes de luz (LED ou laser). Essa técnica é mais simples e feita com mais recorrência que as outras, além de ser realizada na própria clínica.
O clareamento não é capaz de enfraquecer os dentes. O que acontece é que, dependendo da concentração do produto, alguns podem alterar a superfície do esmalte dentário em um nível microscópico, mas isso não quer dizer que o dente ficará mais fraco.
Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia. Os tratamentos feitos em consultório exigem pelo menos 2 sessões de cerca de 1h30 a 2 horas e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED, Laser ou associação dos dois).
Quantas seringas são necessárias para clarear os dentes?
Em média são utilizadas 3 a 4 seringas para clareamento somente com moldeiras. Na técnica combinada é feita uma sessão no consultório e depois, utilização de 2 seringas com moldeiras como complemento.
A técnica caseira até pode ser utilizada para clarear dentes escurecidos por tratamento de canal problemático. Entretanto, a sua indicação dá-se como procedimento complementar à técnica para clareamento dentário interno, que possui procedimentos e agentes clareadores específicos para o problema.
De maneira geral, a sensibilidade e a dor duram cerca de duas semanas. Se o incômodo ultrapassar esse período ou ficar insuportável, a ponto de impossibilitar tarefas do dia a dia, como comer e falar, o paciente deve procurar o dentista responsável pelo clareamento.
Vale lembrar que quando os dentes uma vez clareados escurecem, nunca mais voltam a sua cor original. O clareamento atinge de 2 a 3 tons a menos que os dentes atuais, nenhum clareamento garante 100% dos dentes brancos. Mesmo assim é notável a grande diferença no resultado final e a satisfação dos pacientes.
O clareamento a laser é o mais indicado, por causa da segurança e da instantaneidade do resultado, devido à alta concentração do agente clareador. Já na primeira sessão o paciente consegue observar os resultados.
Quanto tempo dura o efeito do clareamento de consultório?
Quando se exagera, o dente apenas desidrata e pode ficar prejudicado", fala Higashi. O resultado de um clareamento dentário, seja o feito no consultório ou em casa, sob a supervisão do dentista, costuma durar em média dois anos.
Qual a diferença entre branqueamento e clareamento?
O clareamento pode ser feito em casa ou no consultório e consiste na remoção dos pigmentos do esmalte e da dentina dos dentes. Já o branqueamento dental altera a estrutura dos dentes por meio de próteses dentárias ou recursos de estética, como as lentes de contato e facetas de cerâmica.
Qual o melhor clareamento dental caseiro ou laser?
O clareamento feito no consultório utiliza um gel com concentração maior de peróxido de hidrogênio que o usado no clareamento caseiro. A grande vantagem é que este tipo de clareamento dá resultados mais rápidos, sendo necessárias de uma a três sessões, dependendo do grau de amarelamento dos dentes.
Preço Médio: O clareamento dental a laser custa em média entre R$500 a R$1500 por sessão. Descrição: Esse método envolve o uso de um laser para ativar o gel clareador, potencializando o processo. É um procedimento em consultório que geralmente oferece resultados rápidos.