A escolha entre piso vinílico e laminado vai depender de alguns fatores-chave: Ambiente: se você precisa de um piso para áreas úmidas, como cozinha ou banheiro, o vinílico é a melhor opção pela resistência à umidade. Já para salas e quartos, o laminado pode proporcionar uma estética mais natural e acolhedora.
O piso laminado pode ser combinado com vários estilos decorativos e é amplamente utilizado em ambientes internos e externos cobertos. Por outro lado, o vinílico tem uma resistência acústica melhor, sendo mais indicado para quem tem pets ou crianças, principalmente, por ser um produto hipoalergênico.
Entre os pontos negativos desse revestimento está a impossibilidade de ser utilizado em todo o imóvel. Como não é indicado para espaços com umidade, pode ficar mofado se instalado em áreas úmidas. Além disso, o piso vinílico acaba marcando facilmente, sobretudo com o uso de salto.
A resposta é sim, o piso vinílico pode ser molhado, desde que a secagem seja feita imediatamente após a limpeza. Não é recomendado deixar água acumulada sobre o piso, pois isso pode danificar sua estrutura e reduzir sua vida útil.
O piso de vinílico é resistente e tem durabilidade média de 15 anos. Entretanto, para garantir a resistência do material, você precisa escolher o tipo certo de revestimento de acordo com a intensidade de movimentação no ambiente.
Não é à toa que esse tipo de revestimento é o queridinho dos arquitetos e designers de interiores. Lembrando, não utilize produtos de limpeza além do detergente neutro e esqueça palhas de aço, escovas, saponáceos e solventes, pois além de riscar o piso, podem desbotar a superfície do revestimento.
Os modelos clicados jamais podem ser lavados, pois a água escorreria pelas juntas e ficaria acumulada no contrapiso. Para evitar que surjam riscos na superfície do seu revestimento, evite arrastar móveis sobre o piso e sempre proteja os pés do mobiliário com feltro.
Isso ocorre devido às variações do clima e do tempo, que formam um cenário agressivo às propriedades do vinílico, que podem desbotar com o passar do tempo. Por isso, não é recomendado a instalação deste revestimento em áreas externas como quintais, jardins e bordas de piscina.
Considerando que o preço do metro quadrado do piso vinílico é em média R$ 33,00, você pode colocar na conta mais uns R$ 35,00 por hora de trabalho do profissional que fará o serviço. Custo apenas do material. Custo da mão de obra.
Qual sai mais barato, piso vinílico ou porcelanato?
O piso vinílico costuma ser mais acessível do que o porcelanato. Além de ser mais barato, sua instalação é menos custosa e o tempo de obra é significativamente reduzido.
Ambientes com muita umidade, como banheiros, não são locais recomendados para a instalação de piso vinílico. Este revestimento não possui grande durabilidade ao estar em contato frequente com a água ou se o ambiente ficar úmido por bastante tempo. Se isso acontecer, tem a possibilidade do piso descolar.
Isso ocorre porque os pisos vinílicos geralmente são feitos de plástico, que é derivado de fontes não renováveis. Além disso, a produção de pisos vinílicos pode liberar poluentes e gases de efeito estufa.
Uma das desvantagens do piso laminado é que sua resistência à água é pouca. Sendo assim, para fazer a manutenção desse tipo de piso, use um pano úmido e, em seguida, um pano seco, para evitar que a água se acumule no piso. Outro ponto negativo é que ele não pode ficar em contato direto com o Sol.
Em termos de preço, o revestimento piso vinílico clicado é superior, mas, o que não significa descarta-lo, pois basta ponderar a interessante relação custo x benefício. Como não há nenhum outro gasto com argamassa, colas, grandes procedimentos para limpeza pós obra, e acima e tudo pouquíssimas chances de perdas.
O piso vinílico é um dos melhores pisos para apartamento, pois ele é fácil de ser aplicado. Esse modelo tem aplicação bem rápida, garante conforto acústico aos ambientes e tem diferentes propostas, como pisos que imitam madeira.
Se você quer reformar a sua cozinha e tem medo da obra ser muito demorada, então o vinílico é a escolha certa. Diferente de outros tipos de piso, a instalação do piso de vinil é rápida, simples e limpa. Além disso, é possível fazer a sua aplicação em cima de outros revestimentos, como a cerâmica ou porcelanato.
Se você se pergunta se pode colocar piso vinílico em cima de cerâmica, a resposta é sim! Mas certifique-se de que a superfície esteja nivelada. Se houver desníveis, utilize uma massa niveladora antes da instalação.
Qual a diferença do piso vinílico para o laminado?
O piso laminado tem uma tecnologia de instalação em click – ou seja, por encaixe – em ambiente com contrapiso que conte com até 3mm de distância. O piso vinílico, por sua vez, precisa de uma superfície totalmente nivelada para que a sua colocação seja bem feita.
Quanto tempo depois de colocar o piso vinílico pode pisar?
A partir de 6 horas você já pode pisar e caminhar sobre o piso vinílico. Já o tempo para colocar móveis e mudar mobílias pesadas de lugar é de 24 a 48 horas.
O piso vinílico dura em média 15 anos. Mas, para determinar a durabilidade existem alguns fatores que devem ser considerados. Por exemplo, se a movimentação for intensa no ambiente, mais do que o recomendado, é possível que as peças estraguem antes desse período.
Ao longo do tempo, se for molhado constantemente, ele poderá sofrer danos e até mofar embaixo. Por isso, o recomendado é usar um pano úmido e secar em seguida. Além disso, devem ser evitados usar escovas e vassouras que podem riscar o piso. Com esses cuidados você irá preservar o seu piso vinílico por muito mais tempo.
Quando se diz que o revestimento é resistente à água, quer dizer que é sobre pouca quantidade e que será limpo dentro de um curto período de tempo. Mas se o local ficar molhado por muito tempo e com muita umidade, pode acontecer do piso descolar.
O piso vinílico é um dos que melhor retêm a temperatura de um ambiente. Como é feito em material mais quente do que o porcelanato e a madeira, sua temperatura é agradável até mesmo ao toque da pele, e você pode andar descalço sobre ele sem problemas.
Dê atenção à preparação do piso (ou contrapiso) para a instalação. Uma grande vantagem de optar pelo uso do piso vinílico em um projeto é que ele pode ser instalado tanto em cima do contrapiso quanto de algum piso já existente.