O Método Clínico de Jean Piaget Os estudos de Jean Piaget e sua psicologia genética baseiam-se em observações detalhadas de experiências e diálogos com crianças. A peça- chave do método utilizado por ele é a entrevista clínica, também conhecida como Método Clínico ou crítico.
O que é o construtivismo? De forma objetiva, o construtivismo diz respeito a metodologia de ensino baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento é adquirido através da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.
Qual é o principal método de investigação utilizado por Piaget em seus estudos?
Ao intitular sua teoria como Epistemologia Genética, isto é, o estudo da forma como o conhecimento é adquirido, Piaget descreveu que o conhecimento surge a partir da construção do sujeito interagindo espontaneamente com o meio.
Contudo, Piaget apropriou-se do termo para identificar seu método que consistia, inicialmente, em realizar conversas abertas com as crianças para, posteriormente, incluir uma situação problema que elas tinham que resolver e explicar o motivo de suas respostas.
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Piaget foi um dos pesquisadores que estudou o desenvolvimento da criança, do ponto de vista do pensamento, da linguagem, do surgimento do raciocínio lógico matemático, das relações espaço tempo e do juízo moral.
Piaget trabalhou o desenvolvimento humano definindo-os como; - Esquema; - Assimilação; - Acomodação; - Equilibração; . A adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. A outra tendência é a organização.
Segundo Piaget, o desenvolvimento se dá em quatro períodos: sensório-motor (até 2 anos), pré-operatório (de 3 a 7 anos), operatório concreto (de 8 a 11 anos) e operatório formal (a partir de 12 anos).
Quais são os três tipos de conhecimento de Piaget?
Os estudos de Piaget, como também os de seus seguidores, demonstraram que nem todos os conhecimentos são da mesma natureza. Portanto, de acordo com o referencial piagetiano, há três tipos de conhecimento: o físico, o lógico-matemático e o social.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
O método construtivista na educação é uma teoria que orienta as propostas educacionais nos seus variados âmbitos, funcionando como um fio condutor da organização dos espaços pedagógicos, das práticas e das atividades desenvolvidas nesses espaços.
Por meio dos materiais didáticos do Sistema Piaget, os estudantes aprendem a analisar informações de forma objetiva, a questionar preconceitos e a formar opiniões fundamentadas, preparando-se assim para um pensamento independente.
Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento. Palavras-chave: aprendizagem, construção do conhecimento, teoria piagetiana.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
Para Piaget, o desenvolvimento do indivíduo, em termos cognitivos sempre passa por equilíbrios e desequilíbrios, com mínima interferência externa, tanto orgânica como ambiental. Por exemplo, a inteligência seria uma assimilação, pois esta incorporaria dados da experiência no indivíduo.
Segundo o próprio Piaget (1926/1982), trata-se de um método misto, uma vez que resume elementos da observação, da experimentação e de testes ou questionários abertos: [...] consiste sempre em conversar livremente com o sujeito, em vez de limitá-lo às questões fixas e padronizadas.
A estrutura da inteligência muda com a idade, e estas mudanças evolutivas constituem o principal objeto de estudo de Piaget. O conhecimento da estrutura possibilitará a previsão do que se pode esperar de uma criança em um determinado momento.
Segundo Piaget, o conhecimento não nasce no sujeito, nem no objeto, mas sim na “interação entre sujeito-objeto”, sendo assim, a aprendizagem deve ocorrer em todos os ambientes que a criança frequenta, sendo intermediado e incentivado por educadores e familiares.
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
Como a teoria de Piaget pode ser aplicada em sala de aula?
Através da teoria piagetiana, o professor pode saber quando ensinar determinado conteúdo e de que forma deve ser ensinado, pois através dos estágios estudados, é possível Page 11 visualizar o desenvolvimento dos sujeitos e o que lhe é possível aprender em determinado estágio.