Fisiopatologia dos moscas volantes A tração mecânica estimula a retina, a qual envia um sinal que é percebido pelo cérebro e interpretado como luz. A separação completa do vítreo leva a um aumento das moscas volantes, o que pode durar vários anos.
Entre as causas mais comuns para o desenvolvimento das moscas volantes está a idade. O envelhecimento natural pode causar alterações na estrutura do vítreo, levando ao seu descolamento e à consequente intervenção de agentes estranhos. A segunda causa mais frequente para essas manchas na visão é a alta miopia.
Primeiramente o médico administra colírios para dilatar as pupilas e anestesiar os olhos do paciente. Então usa o laser, que se parece com uma lâmpada, para destruir as Moscas Volantes.
Na verdade, as moscas volantes são proteínas que se formam quando ocorre essa separação. Em determinados casos, além da separação do vítreo com a retina pode acontecer a ruptura retiniana. Ou seja, o paciente além de ver moscas volantes enxerga flashes. Além de incomodar bastante, requer que uma atenção maior.
Quanto tempo leva para as moscas volantes desaparecerem?
As moscas volantes podem sumir em meses ou até semanas. Nos casos em que ela não desaparece, se elas não causarem incômodo na visão, o tratamento é somente observar.
O surgimento das moscas volantes pode ser causado pelo envelhecimento, visto que podem ocorrer alterações no humor vítreo com o avançar da idade. Contudo, o problema também pode acometer quem tem miopia ou alguma inflamação ocular, passou pela cirurgia de catarata ou sofreu traumatismo no olho.
Também é cinsiderado tratamento experimental, porém com menor probabilidade de complicações do que as anterior, apesar de que pode dar alguns sintomas como visão embaçada e fotofobia, devido à pequena dilatação da pupila que este colírio causa.
A maioria são causadas por pequenas manchas de uma proteína chamada colágeno, como podem ser parte do vítreo descolado, células de sangue flutuando no vítreo ou inflamação intraocular. As moscas volantes são perigosas? As moscas volantes podem ser irritantes, mas por si só não são perigosas.
Nestes casos, movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, pode ajudar a afastar as moscas volantes do campo de visão e assim diminuir o desconforto. O que preocupa no aparecimento das moscas volantes é a possibilidade de ocorrer uma rasgadura da retina.
Moscas Volantes podem provocar cegueira? As moscas volantes em si não costumam provocar a cegueira, mas se o seu aparecimento estiver relacionado a um descolamento de retina, sim. Em casos de descolamento de retina é essencial que o paciente se dirija o mais rápido possível a um atendimento médico.
Esse tipo de condição se torna preocupante quando o surgimento das manchas são mais frequentes e o paciente chega a ficar incomodado com a situação. Para determinar a complexidade dos casos de moscas volantes, são realizados alguns exames oftalmológicos, como exame de fundo de olho e mapeamento da retina.
Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico.
A vitrectomia é uma cirurgia em que o oftalmologista remove o vítreo do olho através de uma pequena incisão, substituindo-o por uma solução que mantém a forma do olho. O seu corpo cria naturalmente um novo vítreo que irá substituir gradualmente esta solução.
Para amenizar, vale movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, isso vai ajudar afastar as moscas do campo de visão. O que causa preocupação no aparecimento de moscas volantes, é a possibilidade de ter ocorrido uma rasgadura na retina.
Pessoas sem sinais de alerta que começaram a perceber alguns flashes luminosos e moscas volantes devem procurar um médico quando for possível, embora seja improvável que uma demora de alguns dias ou mais seja prejudicial.
A separação completa do vítreo leva a um aumento das moscas volantes, o que pode durar vários anos. No entanto, a tração sobre a retina pode criar um buraco (rasgadura na retina), e se há o escape do líquido atrás do rasgo, a retina pode descolar.
Elas aparecem porque temos, dentro do olho, um gel natural que se chama vítreo. Quando esse gel deixa de ser homogêneo por algum motivo, isso é percebido como opacidade na visão. Isso pode ocorrer por idade, após cirurgia oftalmológica ou ainda por alterações oculares como alta miopia, inflamações ou infecções.
Em um procedimento chamado vitrectomia, um oftalmologista drena o fluido vítreo do olho e limpa a câmara vítrea. Depois que a câmara estiver limpa, o oftalmologista substituirá o vítreo por uma solução salina.
O aumento súbito de Moscas Volantes na visão, principalmente se acompanhado de outros sintomas como dor ocular, presença de flashes ou raios de luz, ou ainda a perda de visão pode indicar situações potencialmente graves como um Descolamento de Retina.
O médico explica que não existe um tratamento eficaz contra as moscas volantes. “Não existe colírio para eliminar as condensações vítreas. Em alguns casos, quando estas são muito densas, é possível reduzi-las com laser”, comenta.
Mesmo se você já possui moscas-volantes durante anos, você deve agendar um exame oftalmológico com um especialista em retina, principalmente se você notar um aumento repentino no tamanho ou quantidade das moscas-volantes, ou de um súbito aparecimento de flashes de luz.
A ecografia ocular também permite a avaliação das moscas volantes que se localizam no fundo do olho, no vítreo, que é uma gelatina transparente que fica na frente da retina. As moscas volantes são aqueles pontinhos pretos que se mexem de um lado para o outro na visão.
Tais como os fármacos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno. Seu uso descontrolado pode causar visão desfocada ou visão dupla. Uma parcela menor de analgésicos também faz com que a pupila se estreite, resultando na dificuldade para enxergar no escuro.
O que são aquelas coisas estranhas que você vê flutuando no olho?
Isso significa que se algum objeto externo entrar no vítreo (sangue ou outras células, por exemplo), ele irá ficar por lá. E quando esses pequenos pedaços de detritos oculares tampam a passagem da luz pelo olho, eles podem lançar sombras na retina. Essas são as sombras que percebemos como as moscas volantes.
Moscas volantes são pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha, móveis, que se encontram presente no campo de visão. Elas são percebidas durante a leitura ou ao fixar a visão em um local específico. Em geral, não representam um problema ocular grave.