A sua natureza pecaminosa a impedia de ter um relacionamento próximo de um Deus completamente santo. Por isso, apenas um homem sem pecado com uma natureza divina poderia ser o sacrifício perfeito para romper o véu que separava o homem de Deus.
Jesus quer apenas comunicar o que viu de Deus. Por isso, no mundo, ele não faz a própria vontade, mas realiza as obras de Deuss, e ele foi fiel à sua missão. E a missão que o Pai atribuiu a Jesus é a missão de salvar: a missão de retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz.
A sua missão no mundo é dar testemunho do amor de Deus pelos homens – um amor eterno, inquebrável, gratuito e absolutamente único. O amor de Deus se manifestou na morte de seu Filho, que entregou a vida por nós também por amor.
Quem sabe Jesus veio até a terra para fazer algo mais que salvar nossos pecados e pagar nosssa dívidas. Alguém tinha que vir à terra e derrotar Satanás. Alguém tinha que viver sua vida inteira sem pecar. Jesus se ofereceu como voluntário.
Jesus em Sua sabedoria quis se tornar humano para se aproximar de nós. Jesus Cristo assumiu a natureza humana para purificá-la do pecado original, tomando a carne derivada de Adão para curá-la.
Jesus ainda passa por nós. Ele nos chama para perto de si para nos perguntar: “O que queres que eu te faça?”. Nós podemos responder como Bartimeu: “Senhor, que eu creia!”. E Ele nos ajudar a enxergar a luz da fé e da esperança.
Israel foi chamado para receber as bênçãos de Deus e cumprir uma missão especial entre as nações da terra, porém, fracassou pela desobediência. Deus ainda deseja que os gentios sejam levados à luz. A salvação por meio de Cristo é o cumprimento divino da promessa dada a Abraão de abençoar todas as famílias da terra.
Deus enviou Jesus Cristo, Seu Filho Unigênito na carne, para dar Sua vida por cada um de nós. Fez isso porque nos ama e elaborou um plano para que todos nós voltemos a habitar com Ele.
Ele morreu para satisfazer a justiça de Deus e aplacar a sua ira. Nós merecemos ser castigados pelo nosso pecado, mas Jesus aceitou ser castigado em nosso lugar.
Ele nunca pecou, nem enganou ninguém. Não revidou quando foi insultado, nem ameaçou se vingar quando sofreu, mas deixou seu caso nas mãos de Deus, que sempre julga com justiça.
O ponto de partida é que os seres humanos, devido ao pecado original, são escravos de Satanás, do pecado, da morte. Por isso, a paixão e morte de Cristo serviu para libertar a humanidade da escravidão de Satanás, da corrupção e da morte que são as consequências do pecado.
O que vai acontecer com a Terra depois da vinda de Jesus?
Purificará a Terra. Quando Jesus voltar, virá em poder e grande glória. Nessa ocasião, os iníquos serão destruídos. Todas as coisas corruptas serão queimadas, e a Terra será purificada pelo fogo (ver D&C 101:24–25).
Ele teria atuado como profeta na Palestina, pregando de região em região e realizando milagres. Sua atuação teria incomodado autoridades judaicas e romanas, e ele foi condenado à morte via crucificação.
Sua missão foi a Expiação. Essa missão era exclusivamente Sua. Nascido de mãe mortal e Pai imortal, Ele era o único que poderia voluntariamente dar a vida e depois retomá-la (ver João 10:14–18). As gloriosas consequências de Sua Expiação são infinitas e eternas.
Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).
Jesus ressuscitou e está vivo. Por isso, Ele segue atuando e o mesmo que fez com Tomé, dois mil anos atrás e com os outros discípulos, Ele está fazendo ainda com todos seus seguidores e aqueles que decidimos apostar nossa vida Nele.
Todos se desviaram do caminho e, contudo, cada um foi por um caminho diferente. Cristo Jesus veio ao mundo para salvar tanto a pecadores “respeitáveis” como a pecadores “vergonhosos”. Veio ao mundo para salvar tanto a pecadores orgulhosos, como a pecadores desesperados.
Qual foi o principal objetivo da vinda de Jesus ao mundo?
Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a humanidade da morte eterna, por causa de seus pecados. Explicação: Após o pecado cometido por Adão e Eva, o ser humano estava propício à morte eterna por consequência das suas falhas.
Na teoria judaica, com seu enfoque rigorosamente monoteísta, Deus não pode se materializar em nenhuma forma. A crença em um Messias divino que é a encarnação de Deus contraria o preceito judaico da absoluta soberania e unicidade de Deus.
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
Deus tudo criou para o homem (cf. Gs 12,1; 24,3; 39,1), mas o homem foi criado, para servir e amar a Deus e para oferecer-lhe toda a criação: «Quem é, pois, o ser que vai vir à existência cercado de tal consideração?
Fomos criados para glorificar a Deus sempre! O livro de Gênesis afirma que o homem é um ser criado à imagem e semelhança de Deus. O homem é, portanto, uma criatura. Há uma diferença abismal entre Deus (Criador) e o homem (criatura), que ela jamais poderá ser apagada.