DESCUBRA A CIDADE PERDIDA DOS INCAS: MACHU PICCHU. Rodeado de mistérios, este é talvez o patrimônio histórico da humanidade mais impressionante que existe: Machu Picchu, a “cidade perdida do Império Inca”, no Peru.
Após Machu Picchu ter sido abandonada pelos incas, o local permaneceu esquecido durante séculos. Acredita-se que os moradores locais sempre souberam da existência das ruínas de Machu Picchu, mas esse local só foi redescoberto para os pesquisadores ocidentais no começo do século XX.
Além da construção, há também teorias sobre o desaparecimento do povo de Machu Picchu. A mais aceita é que o povo daqui abandonou o lugar devido a uma nova doença trazida pelos espanhóis durante a colonização ou também possivelmente por conta de uma ordem para deixar o local.
Machu Picchu: A Cidade Inca Perdida - As 7 Maravilhas do Mundo Moderno - Foca na História
Qual é o nome da cidade perdida dos incas?
Rodeado de mistérios, este é talvez o patrimônio histórico da humanidade mais impressionante que existe: Machu Picchu, a “cidade perdida do Império Inca”, no Peru.
Quatro cidades sob domínio inca serão estudadas morfologicamente: Cusco, Machu Pichu, Chan Chan e Pachacamac. As duas primeiras são cidades construídas pelos incas e as últimas duas, cidades conquistadas.
Muitas partes da construção simplesmente resistiram ao teste do tempo, mas a vegetação que cresce em suas paredes e a erosão natural aceleraram a deterioração das paredes e causaram enormes estragos nessa incrível obra arquitetônica.
Além da capital Lima, um dos lugares que potencializam esse poderoso conjunto é Cusco, cidade nos Andes peruanos que desempenha papel importantíssimo na história: foi a capital e o coração do antigo Império Inca, em que hoje abriga muitos símbolos arqueológicos que formam a identidade do país.
A cidade foi toda construída em granito, tendo sido abandonada no século XVI, muito provavelmente por conta da presença espanhola no Império Inca. A cidade permaneceu esquecida, sendo redescoberta em 1911. Atualmente é um importante centro de turismo e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A cidadela de Machu Picchu é um conjunto de ruínas históricas das habitações urbanas e estruturas rurais de uma civilização pré-colombiana, os incas, que foi relatada por diversos exploradores no processo de desbravamento do vale do rio Urubamba, no interior peruano.
Com a chegada dos espanhóis no século XVI, os habitantes de Machu Picchu abandonaram a cidadela inca. Seus terraços deixaram de produzir alimentos e se perderam na vegetação selvagem. Após sua descoberta em 1911 (pelo explorador americano Hiram Bingham), os terraços foram recuperados, mas para visitas turísticas.
A cidade de Machu Picchu foi construída no século XV e foi uma das mais importantes da civilização inca. Machu Picchu foi, ao lado de Cuzco, um dos dois mais importantes centros urbanos da antiga civilização inca.
A história de Machu Picchu começa no século XV quando o imperador Inca Pachacútec mandou construir uma cidade toda de pedra no alto da montanha. Alguns historiadores acreditam que devido a forte religiosidade, própria do povo Inca, sua localização tinha como intuito uma proximidade com os deuses.
No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.
Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.
No ano de 1532 o espanhol Francisco Pizarro, juntamente com a ajuda de suas tropas, mudou a história do império Inca, saqueando grande parte das riquezas e destruindo templos e edifícios por completo. Porém, mesmo com toda a destruição causada Machu Picchu permaneceu completamente oculta por mais de 200 anos.
Existem muitas hipóteses sobre por que a cidade inca de Machu Picchu foi abandonada. Uma das teorias indica que Machu Picchu foi devastado por uma doença do velho mundo com a invasão espanhola. Outra das teorias sugere que Machu Picchu foi despovoado após o levante de Manco Inca e os rebeldes incas de Vilcabamba.
Os incas seguiam uma religião politeísta, muito voltada para a natureza e suas nuances. Como parte de seus ritos sagrados, esse povo prestava sacrifícios humanos aos deuses, de forma que o sangue era um símbolo máximo de força e oferenda.
O prato comum dos Andes era o chuño, ou farinha de batata desidratada. Adicionava-se água, pimentão ou pimenta, e sal para então servir. Eles também preparavam o locro com carne seca ou cozida, com muito pimentão, pimenta, batatas e feijão. Eles comiam ainda grandes quantidades de frutas, como a pêra picada ou o tarwi.
A civilização inca surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do início do século XIII. Seu último reduto foi conquistado pelos espanhóis em 1572. Extensão máxima da civilização inca na América do Sul.