A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
Caracterizada pela dificuldade de comunicação, a afasia é uma condição que ocorre após um dano cerebral. Trata-se de uma alteração que afeta algumas funções do indivíduo essenciais no dia a dia, como a capacidade de falar, escrever, ler e compreender.
As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.
Qual é o nome da doença que a pessoa não consegue falar?
“Afasia não é uma doença, é um sintoma que se traduz como uma dificuldade de linguagem. Pode ser uma dificuldade na emissão da fala ou da compreensão. No primeiro caso é chamada afasia motora e o indivíduo escuta, mas não consegue falar.
A afasia afeta a capacidade de comunicação dos indivíduos. Uma pessoa com afasia pode ter dificuldade de se expressar verbalmente, de ler e também de escrever. A afasia ocorre após um dano cerebral, sendo o AVC a causa mais comum desse problema.
A sua duração depende, entre outras coisas, do tempo de recuperação da afasia. Devido a esta condição, a maneira pela qual o afásico entende o mundo ou a maneira de se expressar sofre uma mudança.
Apraxia é um subtipo de transtorno motor de fala. É uma dificuldade em realizar voluntariamente os movimentos necessários à produção dos sons da fala ou seqüência de sons e sílabas, devido alteração no planejamento e ou programação dos parâmetros de movimentos necessários à fala.
Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.
A Apraxia de fala Infantil pode ser uma possível causa no atraso de fala, o distúrbio motor afeta a habilidade na precisão dos movimentos que são necessários ao ato de falar. Entre 5% a 10% das crianças em idade pré-escolar têm alguma dificuldade de se comunicar.
A dislalia, ou transtorno específico de articulação da fala, ocorre quando a aquisição dos sons da fala pela criança está atrasada ou desviada, levando à má articulação e dificuldade para que os outros a entendam e, também, por omissões ou distorções da fala.
O atraso na fala pode ter causas bastante variadas. Desde falhas na audição e até mesmo problemas de neurodesenvolvimento, como por exemplo o autismo, ou ainda distúrbios de linguagem ou a chamada apraxia da fala.
A disartria é uma dificuldade de articular as palavras: a pessoa fala “embolado” / “enrolado”. Ela sabe o que quer falar, mas não consegue falar de maneira clara. Muitas vezes esse sintoma vem acompanhado de outros, como boca torta ou fraqueza de um dos lados do corpo.
A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
A área de Wernicke está localizada no hemisfério esquerdo do cérebro e é a responsável por controlar a linguagem e a comunicação. Essa lesão pode ser desencadeada devido a um acidente vascular cerebral (AVC), a um tumor cerebral ou a um trauma, por exemplo.
“Quando (a afasia) é por lesão, por AVC, a gente reabilita o paciente com estimulação do processamento da linguagem. Dizer que tem cura ou que a pessoa volta a se comunicar como antes, isso vai depender muito de cada caso, da extensão dessa lesão e da gravidade do quadro.
Afasia: condição que acomete Bruce Willis pode ser diagnosticada através dos exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. As afasias são condições que alteram a capacidade dos pacientes de se comunicar de forma adequada.
– Na fala: dificuldade para falar e/ou compreender as mensagens ouvidas; – Também é comum: dificuldade para escrever e/ ou ler e entender o que foi lido; – O paciente pode apresentar dificuldades de fazer gestos ou representar as ideias de outra forma.
Além de AVCs, doenças degenerativas, doenças metabólicas, traumatismos, tumores, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência podem levar à afasia.
As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao ...
Dentre as possíveis causas desse atraso no desenvolvimento da fala, estão a dificuldade de audição ou falta de estímulos adequados – e aqui estão incluídas as crianças que ficam muito tempo ligadas nos eletrônicos. O quadro também está associado a limitações cognitivas e autismo.
A dispraxia verbal do desenvolvimento (DVD), também conhecida como apraxia de fala na infância (AFI) e apraxia de fala infantil, é uma distúrbio da fala no qual um indivíduo tem problemas para pronunciar sons, sílabas e palavras. A condição não se deve a fraqueza muscular ou paralisia.