Narcisismo, ou também chamado por seu nome completo e técnico de Transtorno de Personalidade Narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo. Isso quer dizer que o narcisista pensa, sente, percebe-se e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.
Pessoas narcisistas são apaixonadas por si mesmas. Para os especialistas, muitos líderes possuem alguma característica ou traço narcisista. Mais fique atento, os melhores líderes são aqueles que aprenderam a reter seus egos e a moderar os efeitos negativos do narcisismo.
Narcisismo: conheça as características desse transtorno de personalidade - Blog Saúde. Na mitologia grega, Narciso era um jovem caçador muito bonito. Um dia, ao se debruçar sobre um lago e ver a sua aparência pela primeira vez, ele ficou apaixonado pela própria imagem.
A pessoa com transtorno de personalidade narcisista superestima suas próprias habilidades e exagera suas realizações (uma característica denominada grandiosidade). Ela acredita que é superior aos outros, original ou especial.
Narcisistas, especialmente aqueles com Transtorno de Personalidade Narcisista, podem manipular, mentir e usar outros para atingir seus objetivos, sem qualquer remorso ou consideração pelos sentimentos e bem-estar alheios.
Na psicologia, chamamos isso de apego e nem sempre ele é construído de forma positiva. Frequentemente, esse amar demais pode ser desencadeado por transtornos psíquicos tratáveis, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada e o Transtorno da Personalidade Borderline.
Narcisismo, ou também chamado por seu nome completo e técnico de Transtorno de Personalidade Narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo. Isso quer dizer que o narcisista pensa, sente, percebe-se e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.
Quais são os sinais de uma pessoa que tem amor próprio?
Amor-próprio é o apreço nutrido por si mesmo. É a aceitação das qualidades, defeitos, conquistas, fracassos, escolhas e experiências de vida em sua plenitude. Quem se ama compreende que é imperfeito e pode errar, além de estar disposto a melhorar sem interferência do orgulho.
Amar demais pode lhe deixar cego para atitudes inadequadas, ciúmes doentio, humilhações, possessividade e comportamentos aproveitadores. O seu julgamento é influenciado pelo amor excessivo, portanto, tudo o que o parceiro faz é interpretado como algo bom mesmo quando causa sofrimento.
Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos.
Em última análise, os narcisistas veem o amor como algo que lhes é devido e geralmente agem com um senso de direito em seus relacionamentos. Seu amor depende da admiração incondicional de seu parceiro, muitas vezes levando a dinâmicas tóxicas e unilaterais.
Embora a pessoa narcisista pareça ter confiança e autoestima elevada, ela pode estar sempre à espera de repreensões. Não suporta críticas, mas, por temer recebê-las, passa muito tempo pensando na possível reprovação que receberá de terceiros. Deste modo, responde mal a comentários inócuos.
Pessoas narcisistas podem ser geralmente infelizes e desapontadas quando não recebem favores especiais ou admiração que acreditam que merecem. Eles podem achar seus relacionamentos insatisfatórios, e outros podem não gostar de estar perto deles.