A prevenção da doença de Marek baseia-se em medidas rigorosas de higiene e limpeza (biossegurança) bem como na vacinação, o mais cedo possível (centro de incubação, D1, in-ovo ou sub-cutânea). São utilizados 3 tipos de vacinas: HVT na forma liofilizada: Vírus multiplicado em cultura celular, extraído e liofilizado.
Para o controle da doença de Marek, a Zoetis tem duas soluções – POULVAC OVOLINE HVT e POULVAC OVOLINE CVI HVT, ambas vacinas vivas indicadas para a vacinação de aves de 1 dia de idade, no incubatório, ou embriões entre 18 e 19 dias de incubação.
Recomenda-se aplicar a vacina não menos de três semanas antes do início da postura. Administração: aplicação intramuscular ou subcutânea. Dose de 0,25 ml por ave. altamente imunogênica).
Os sinais clínicos mais frequentes incluem o surgimento de tumores de origem linfóide na pele, sistema nervoso, íris e órgãos internos, mas também se observa paralisia transitória (notadamente das pernas) e outros sintomas neurológicos.
Não existe tratamento contra o vírus da Doença de Marek. A vacinação de pintos de um dia de vida é o principal meio de prevenção. Tem sido demonstrado que a vacina para a Doença de Marek apenas previne o surgimento dos tumores e da paralisia. Porém, não previne que as aves se tornem infectadas com o vírus.
MODO DE USAR A aplicação da vacina viva contra a Doença de Newcastle - NEW-VACIN pode ser feita por INSTILAÇÃO nasal ou ocular, com auxílio de um conta gotas ou por via ORAL na água de bebida. Pela via nasal/ ocular, para qualquer idade, instilar uma gota (0,03 mL) numa narina ou no olho.
Vacina vetorizada para galinha gera imunidade celular e humoral. Alguns tipos de vacina viva para galinhas disponíveis no mercado utilizam um vírus como vetor, são as chamadas vacinas vetorizadas.
– Garantir um ambiente com temperatura de acordo com a idade dos frangos e umidade adequados; – Seguir um programa de limpeza e desinfecção rigoroso da cama, galpão e equipamentos; – Providenciar alimentação nutritiva e balanceada de acordo com a fase produtiva das aves.
No Brasil, de acordo com a legislação vigente, a vacinação é obrigatória contra a doença de Marek nos estabelecimentos incubatórios de reprodução antes da expedição das aves de um dia, com títulos mínimos preconizados de 1500 PFUs/dose, em 0,2 ml de diluente (via subcutânea) ou 0,05 ml (via in ovo).
A vacina contra a doença de Marek é aplicada no incubatório, sendo esta vacinação realizada por via in ovo (normalmente aos 18 dias de incubação), ou logo após o nascimento pela via subcutânea.
A vacinação em spray é o método preferido para administrar vacinas respiratórias, como por exemplo, para Doença de Newcastle (DN) ou Bronquite Infecciosa (BI), especialmente quando for a primeira vacinação das aves.
Como não há tratamento, os pintinhos são vacinados por via subcutânea no primeiro dia de vida ou in ovo nos embriões de 17-19 dias (1,2,4). Doença Infecciosa da Bursa, também conhecida como doença de Gumboro, é altamente contagiosa e tem altas taxas de mortalidade em aves.
️A Doença de Marek é uma doença linfo-proliferativa de aves causada pelo GaHV-2. ️Considerada a enfermidade de maior impacto na avicultura de subsistência, a doença de Marek apresenta seus sinais clínicos na forma clássica ou aguda, sendo a última de maior virulência.
Ele é causado pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.As aves que ingerem a toxina existente na matéria orgânica em decomposição apresentam um quadro de paralisia flácida e morte repentina.
Qual o melhor remédio para evitar doenças em galinhas?
Baycox é indicado no tratamento e prevenção da coccidiose em aves. É um excelente produto para evitar a morte de suas aves pela coccidiose, doença muito comum em galinhas, frangos de corte, frangas de reposição e perus. Com Baycox, você garante que suas aves se mantenham saudáveis e com ótimos resultados de produção.
Como identificar se as aves têm doenças pelas fezes?
O exame coproparasitológico (também conhecido como parasitológico de fezes ou exame de fezes) irá nos permitir identificar agentes causadores de verminoses e protozoários que estão acometendo os animais. Outro ponto importante, está na avaliação da saúde da ave a partir da inspeção completa das excretas das aves.
Qual a doença que paralisa as pernas das galinhas?
A doença de Marek possui três formas de apresentação, a clássica, a aguda e a paralisia temporária. Nas manifestações da forma clássica, comumente ocorrem paralisias unilaterais (ou assimétricas) das patas e/ou asas, geradas pela infiltração dos linfócitos T nos nervos.
O Herpesvírus de Pacheco ou também conhecida como Doença de Pacheco, é uma infecção que afeta todas as espécies de psitacídeos (animais de “bico torto” – calopsitas, araras, papagaios, maritacas, periquitos entre outras), independente de sexo e idade, sendo altamente infeccioso e fatal, causando alterações no fígado, ...